Pular para o conteúdo

Calcular pedágio com Waze: Saiba como fazer

calcular pedágio com Waze

Aplicativos de viagem e GPS estão cada vez mais inteligentes, e a prova disso é que agora é possível calcular pedágio com Waze. O famoso aplicativo que já faz parte da vida e da rotina de muitos motoristas mundo afora incorporou uma nova funcionalidade muito interessante para quem adora fazer road trips ou que trabalha com transporte.

A nova função de calcular pedágio com Waze empolgou os usuários e vem conquistando novos todos os dias para o aplicativo. Caso você não saiba como usar a função ainda, separamos tudo que você precisa saber sobre ela e como usá-la. Confira!

Leia mais: Como economizar: apps e dicas para reduzir despesas diárias

Um pouco sobre o Waze

Se você ama o Google Maps e, por isso, nunca nem chegou perto do Waze, saiba que o aplicativo foi desenvolvido pela Waze Mobile e que é a principal concorrente da solução da Google. O aplicativo está disponível para Android e iOS e com ele é possível saber quais estradas estão congestionadas, onde estão acontecendo paradas obrigatórias da polícia e outras informações relevantes à estrada.

O Waze é atualizado com frequência e conta com a ajuda da comunidade de motoristas que relatam a situação da estrada no app. Além disso, o Waze mostra sempre a melhor rota em tempo real, ideal para quem não pode perder tempo com filas intermináveis.

Se você é iniciante, então pode começar pelo nosso Tutorial Waze para aprender a usar todas as funcionalidades do aplicativo.

Como calcular pedágio com Waze

Calcular pedágio com Waze já era algo que os usuários estavam esperando. A novidade foi muito bem recebida já que ajuda os milhões de usuários a programarem seus gastos nas estradas. A nova função também conta com a colaboração de usuários que relatam o valor e a localização exata do pedágio. Confira o passo a passo abaixo para descobrir como usar a função:

  1. Com o Waze devidamente instalado no seu dispositivo, passe pela tela de primeiros passos, crie sua conta e acesse a interface principal do aplicativo.
  2. Na barra de busca, procure pelo local a que deseja ir. Ao clicar em “ir” o Waze automaticamente mostrará abaixo do endereço o valor total a ser pago com pedágios ao longo do caminho.

A nova função de calcular pedágio com Waze funciona de forma muito similar à de mostrar o valor da gasolina nos postos espalhados pelo país. Por serem funções que dependem da contribuição dos motoristas, o Waze deixa claro que os valores podem sofrer alterações inesperadas.

Como apontar um trecho com pedágio no Waze

Para que se possa calcular pedágio com Waze, é necessário que os locais com pedágio sejam devidamente identificados no mapa. Para fazer isso, o Waze também conta com a ajuda da comunidade de motoristas.

Segundo o Wazeopedia, site com as diretrizes de como cadastrar e sinalizar ruas, acontecimentos e afins no aplicativo, deve-se seguir os seguintes padrões ao encontrar um pedágio:

“Estradas com pedágios devem ser criadas marcando a caixa “Trecho com pedágio” somente no segmento onde se encontra a cabine de pedágio, não em toda a estrada. Marque segmentos como “Trecho com pedágio” somente se:

  • Há uma cabine de pedágio, transmissor automático ou outro dispositivo de cobrança, dentro ou nas extremidades daquele único segmento (não marque toda a via, apenas um segmento).
  • Não há outra maneira de passar pelo segmento sem pagar uma taxa (não marque segmentos como saídas ou retornos). Marque apenas o segmento onde tem a praça de pedágio.”

Em casos em que o pedágio pode vir a ser gratuito, para casos específicos, o Waze recomenda que siga-se a seguinte instrução:

“Em alguns pedágios, há condições especiais que isentam de cobrança veículos que cumpram determinados requisitos, por exemplo aqueles que sejam do tipo motocicletas. Adicionando essa gratuidade ao mapa, a rota passa a ser uma alternativa aos usuários desse tipo de veículo que estejam com a opção “Evitar Pedágios” ativa em seu aplicativo.

Para marcar um pedágio como gratuito para determinado tipo de veículo, no segmento que for pedagiado, adicione uma restrição informando que o pedágio é gratuito, informando o tipo de condição que deve ser cumprida para que a gratuidade seja oferecida.”

Leia mais: Apps de carona: conheça todos e economize combustível

Como criar tags 

Para criar tags que ajudam a calcular pedágio com Waze, siga os seguintes passos:

  1. Vá em configurações;
  2. Procure por “Passes de pedágio”;
  3. Serão apresentadas as tags mais comuns, como o nome das empresas que oferecem serviços de passe rápido;
  4. No ícone de “+” você pode adicionar uma nova tag.

As tags de passes de pedágio ajudam o calcular pedágio com Waze, já que se descontará automaticamente o valor do pedágio do serviço de passe que o usuário possuir.

Em casos em que o pedágio aceita esse tipo de serviço, a Wazeopedia também possui recomendações para que os usuários façam o cadastro correto no aplicativo. São elas:

“O pagamento de pedágio também pode ser feito eletronicamente. Para cálculo correto de tempo de viagem (HEC) dos usuários de pedágio eletrônico, adicione restrição ao segmento, informando ser permitida apenas a circulação com pedágio eletrônico. Lembre-se de adicionar uma restrição para cada operadora de pedágio eletrônico que funcione na praça de pedágio que estiver editando.”

IMPORTANTE 1: Por enquanto a restrição aplica-se apenas em “todo o segmento”, e não somente em alguma(s) faixa(s) dele. Assim, só adicione a restrição de pedágio eletrônico em segmentos em que apenas passem veículos com pedágio eletrônico. Não crie um novo segmento se não houver uma separação física entre a praça de pedágio eletrônico e a praça de pedágio comum.

IMPORTANTE 2: Não adicione restrição de pedágio eletrônico a estacionamentos ou postos de gasolina nem renomeie ou force instruções de voz nas praças. A restrição serve apenas para cálculo de tempo de trajeto (HEC) mais preciso para os tráfegos com ou sem pedágio eletrônico.”

Outras funções interessantes do Waze

Calcular pedágio com Waze é realmente empolgante, mas existem outras funcionalidades do aplicativo tão interessantes quanto. Uma delas por exemplo é o Waze Carpool. Com ele, é possível organizar caronas e dividir o valor da gasolina com o motorista.

Outra função interessante mas que fica esquecida pelos usuários é a integração com o Spotify. Ao configurar os dois aplicativos, o Spotify continuará funcionando em sincronia com o Waze, dando espaço para a voz do GPS quando necessário.

Outra função importante do Waze é o alerta de velocidade, que informa o limite para cada rua em que o usuário está trafegando e sinalizando quando se está acima dela. Para ativá-la, basta ir em “configurações”, procurar por “velocímetro” e então “mostrar velocímetro”.

Aplicativos similares

Se você gostou da função de calcular pedágio com Waze, mas não está muito familiarizado com o app, selecionamos algumas opções que podem substituir o aplicativo.

Google Maps

O Google Maps é uma das poucas soluções que consegue substituir o Waze com excelência. Suas ferramentas batem de frente com a app, apesar de não estarem integradas de forma tão fluída e não possuírem a leveza que o Waze tem.

Da mesma forma que é possível calcular pedágio com Waze, também é possível fazê-lo com o Google Maps.

Ao pesquisar “pedágios” no campo de busca, o Google Maps mostrará todos os pedágios cadastrados em sua database bem como o seu valor. O serviço é relativamente novo, porém está crescendo com rapidez.

WikiRota para iOS

Para quem está buscando um aplicativo diferente para descobrir rotas, o WikiRota, exclusivo para iOS e desenvolvido por um brasileiro, tem mostrado bons resultados.

O app criado por Tiago Nunes conta com 21 rotas traçadas, que calculam o preço do combustível e dos pedágios. O cálculo pode ser feito para qualquer tipo de categoria, então basta selecionar o tipo de veículo.

Leia mais: Aprenda como ganhar dinheiro com as redes sociais

Aplicativos de GPS estão cada vez mais confiáveis e necessários quando o assunto é viagem. Novos recursos são inseridos todos os dias em aplicativos como Waze, Google Maps e afins por isso é importante acompanhar as noticiais no mundo da tecnologia. Você pode acompanhá-las aqui mesmo, no blog Compara Plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *