Brasil Banda Larga: teste a velocidade da sua internet!

Você já ouviu falar no Brasil Banda Larga? Trata-se de um aplicativo desenvolvido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que permite ao usuário de um pacote de internet testar a velocidade da sua própria conexão gratuitamente. Isso é importante para saber se a operadora está entregando a internet que você contratou, por exemplo.

A testagem da velocidade da internet é bastante simples. Inclusive, há vários aplicativos dedicados a medir a conexão da rede. No entanto, o diferencial do Brasil Banda Larga é o fato de ser credenciado pela Anatel, justamente a agência oficial que regula esse serviço no país.

Neste artigo você vai entender como funciona o Brasil Banda Larga e quais as informações que ele disponibiliza aos clientes das operadoras. Além disso, ao final do artigo você confere qual a internet mais rápida do Brasil. Tem dúvida que TIM e Claro estão no páreo?

Confira!

Leia também: Claro Gaming oferece ultravelocidades e ping otimizado

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Brasil Banda Larga: como funciona?

Você sabia que a Anatel estabelece limites mínimos de velocidade que as operadoras devem garantir aos seus clientes, seja de banda larga fixa ou móvel? Desde novembro de 2014, uma resolução da agência define que a média mensal de velocidade de internet deve ser de pelo menos 80% da velocidade contratada pelo usuário.

Na contratação de um plano de 20 MBps, por exemplo, a média do mês precisa atingir no mínimo 16 Mbps. Para dar mais autonomia aos clientes, a Anatel, por meio da Entidade Aferidora de Qualidade (EAQ) no Brasil, desenvolveu e disponibiliza o aplicativo Brasil Banda Larga.

A Entidade Aferidora de Qualidade é um órgão criado pela Resolução n. 572/2011 da Anatel com o objetivo de identificar quão bem prestados são os serviços das operadoras, estabelecendo indicadores de qualidade para as redes de telecomunicações.

O aplicativo Brasil Banda Larga é parte desse esforço, garantindo que qualquer pessoa possa verificar a qualquer hora as informações sobre o pacote que contratou.

Como fazer o download

Para começar, faça o download e instalação do software. O aplicativo pode ser encontrado e instalado gratuitamente através da Google Play Store (Android) ou da App Store (iOS). Inicie a aplicação e você verá os termos de uso do programa. Leia e toque em “aceitar”.

Na página inicial está o velocímetro. Para testar a velocidade da sua internet basta tocar em “Iniciar teste”. Você pode testar tanto a velocidade da sua banda larga fixa, mantendo o celular conectado na rede sem fio, quanto a velocidade do seu plano de internet do celular, deixando o aparelho conectado apenas aos dados móveis.

Ao todo, após medir a capacidade de download e upload, o teste dura menos de 1 minuto. Você verá ao final uma série de informações na tela.

São elas:

Velocidade de download

Diz respeito a quão rápido a transmissão de dados ocorre, medindo na direção do servidor para o terminal (relativo a atividades como baixar uma música, um aplicativo ou uma imagem da internet).

É medida em Mbps, ou Megapits por segundo. A referência pode ser encontrada no seu contrato de prestação de serviço com a sua operadora ou através do site da empresa.

Velocidade de upload

Mede também a transmissão de dados mas no sentido inverso: do terminal para o servidor. Diz respeito a ações como carregar uma foto para publicação em redes sociais, por exemplo.

Tanto na medição da velocidade de download quanto da velocidade de download, quanto maior for o resultado, melhor.

Latência

É contabilizada em milissegundos e mede quanto tempo é necessário para que o conteúdo chegue do servidor ao seu dispositivo. Quanto menor o resultado aqui, melhor.

Uma latência baixa significa, por exemplo, melhor desempenho na hora de rodar jogos online.

Leia também: Internet lenta? Conheça o teste de velocidade da Algar

Perda de pacote

A transmissão de dados entre o servidor e o terminal é feita através de pacotes. A perda de pacote mede, literalmente, a porcentagem de perdas desses pacotes ao longo do caminho percorrido. Sendo assim, quanto menor o resultado, melhor.

Jitter

Quanto ao jitter, você também busca um menor valor para um melhor resultado. Isso porque essa taxa mede a variação da latência em milissegundos.

Mais informações

Ao tocar na tela de informações, o quadro irá se expandir e você verá mais dados complementares ao teste. São eles: modelo do seu celular, versão do sistema operacional, fabricante do seu aparelho, nome da sua rede de internet, operadora responsável pela prestação de serviços, potência do sinal, região do servidor e região do teste.

Além disso, no menu inferior você encontrará outras três abas: Histórico, Resumo e Ajustes. Todos os testes que você realizar com o aplicativo do Brasil Banda Larga ficaram registrados na aba “Histórico”, divididos entre “Wifi”, “Móvel” e “Todos”.

O histórico pode ser muito útil para efeitos comparativos da prestação de serviço ao longo de um tempo, deixando mais claro uma eventual redução na qualidade do serviço, por exemplo.

Em “Resumo” você encontrará um compilado de todas as informações acimas com o pico dos melhores resultados já obtidos pelo teste na sua rede, assim como a média de cada um dos critérios ao longo das medições realizadas.

Por fim, a aba “Ajustes” permite que você limpe o seu histórico e estabeleça um limite mensal de dados móveis que o aplicativo do Brasil Banda Larga poderá utilizar para fazer os testes.

Leia também: Velocidade da internet: como saber qual o melhor plano para casa?

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Claro: a conexão mais rápida do Brasil

Para você ter uma ideia, já que estamos falando de velocidade, a Claro foi eleita a internet mais rápida do Brasil em 2019, de acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Ookla, criadora do Speedtest, um medidor de velocidade de conexão que opera de forma semelhante ao Brasil Banda Larga da Anatel.

O resultado obtido pela Ookla foi calculado seguindo as medições feitas pelos próprios usuários da ferramenta durante o ano. Ao todo, 4,1 milhões de testes em aparelhos de telefonia móvel e 63,3 milhões de medições em redes de banda larga foram utilizados para compor o levantamento.

A Claro lidera com a melhor velocidade tanto para redes móveis quanto na banda larga fixa. A operadora atingiu uma velocidade média de 31,77 Mbps nas aferições de velocidade de redes de celular e 49,49 Mbps nos testes de internet fixa.

Para comparação, a média de velocidade de todas as operadoras brasileiras atingiu 21,55 Mbps e 33,56 Mbps respectivamente. Abaixo você confere o ranking completo da Ookla:

Velocidade em redes móveis

  1. Claro: 31,77 Mbps
  2. Vivo: 21,55 Mbps
  3. TIM: 15,09 Mbps
  4. Oi: 14,02 Mbps
  5. Nextel: 8,62 Mbps

Velocidade de banda larga fixa

  1. Claro: 49,49 Mbps
  2. Vivo: 45,50 Mbps
  3. TIM: 42,55 Mbps
  4. Oi: 16,67 Mbps

Além disso, a Anatel realiza anualmente um levantamento de qualidade dos serviços de internet fixa e móvel, telefonia fixa e móvel e TV por assinatura. A Pesquisa de Satisfação da Anatel é dividida em três indicadores: percepção do usuário, atendimento e rede.

São estabelecidas metas concretas para que as operadoras atinjam o padrão de qualidade buscado pela agência. A média de cumprimento de metas no indicador “Rede” (onde estão inclusas as análises de velocidade de download, upload e latência) foi de 89,9% no ano de 2019. A taxa representa uma melhora em relação ao ano de 2018, quando o cumprimento das metas para “Rede” atingiu 84%.

Quando analisamos a porcentagem de cumprimento das medas de “Rede” por operadora, a Claro também é destaque como prestadora líder em qualidade.

Veja no ranking da Anatel:

  1. Claro – 90,7 %
  2. Sky – 80,9 %
  3. Vivo – 79%
  4. Oi – 70,6%
  5. TIM – 41,3%

Ficou interessado? Clique aqui e confira todos os planos da Claro.

Para mais artigos sobre internet e tecnologia acesse o blog do Compara Plano e fique de olho em nossas publicações diárias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat