Pular para o conteúdo

O que é Bixby: conheça a assistente virtual Samsung

  • por
bixby

Você sabia que a Samsung possui uma assistente virtual chamada Bixby? Se não, e é um usuário da fabricante, está aqui um ótimo momento pra entender todas as funcionalidades que a ferramenta oferece.

Isso, porque descobrir todas as suas funções pode ser um processo demorado, pois são, de fato, muitas. Mas, nós fizemos uma seleção daquilo que é realmente interessante e útil, pra te ajudar a simplificar o entendimento.

Conheça, então, a Bixby, assistente virtual da Samsung!

Leia mais: Como ganhar dinheiro com as redes sociais

O que é Bixby?

Bixby é a assistente virtual da Samsung. Assim como outras assistentes, como a do Google, surge com a promessa de facilitar a vida do usuário. E, de fato, parece que ela dá um passo largo nesse sentido.

Para facilitar o seu acesso, alguns modelos como Galaxy S8, Galaxy S9 e Galaxy S10 têm, inclusive, um botão dedicado na lateral do aparelho abaixo do de volume. Basta clicar nele para ser atendido pela assistente.

Por exemplo, se você quiser realizar uma chamada telefônica para um contato da sua lista telefônica, basta solicitá-la com Ligar para Fulano que você será prontamente atendido. Por outro lado, se quiser acessar uma imagem, basta dizer Abra minha Galeria. E por aí vai.

Porém, as ações não ficam restritas a comandos do próprio aparelho. Se você for daqueles que já possuem uma casa inteligente, com objetos integrados à internet, tais aparelhos podem ser comandados pela central da Bixby. Ah, os avanços da Internet das Coisas!

Um fato legal é que a assistente possui inteligência artificial, então, caso você esqueça como se procede um comando específico, pode chutar, que a IA tenta contornar esse problema, avaliando a partir da sua experiência aquilo que poderia ser a instrução.

A Samsung acertou muito nessa inovação, que garante integração entre gadgets e objetos além de ampliar o conceito de ‘acessibilidade’ funcional a seus usuários. Se você ainda não conhece a Bixby, de fato você está perdendo tempo de utilizar essa poderosa ferramenta da gigante sul-coreana.

 

Ferramentas e como usá-las

A verdade é que, apesar de Bixby ser o nome da assistente, ele é a centralização de um conjunto de ferramentas disponibilizadas pela Samsung em variados frontes de ação. Isso, pois recursos específicos sob esse grande guarda-chuva chamado Bixby. Confira:

 

Bixby Hello

O Hello é a ferramenta que fica disponibilizada na tela inicial do smartphone. Teoricamente, o conteúdo que aparece por ali é ajustado a partir da sua experiência, o que faz com que seja relevante para você.

A partir dele, podem ser acessadas informações como a previsão do tempo na sua localidade, a sua agenda diária, últimos lançamentos do YouTube e, impressione-se, o preço do Uber desde onde você está até seu destino provável, sua casa.
.

Bixby Voice

O Voice é o assistente virtual que atua no comando de voz, assim como você já deve estar acostumado em outros aparelhos, sobretudo na linha Echo, da Amazon.
Com o Voice ativo, é possível, simplesmente, perguntar como está o trânsito até o Centro que você saberá a resposta.

  • Aqui, o processo é simplíssimo: basta segurar o botão dedicado ou dizer Oi, Bixby! Na sequência, então, é só dizer o que quer.
    . 

Bixby Vision

Essa é uma das ferramentas mais legais apresentadas na assistente. Com ela você pode usar a câmera do seu celular para reconhecer um cenário, por exemplo. Se no fundo estiver a torre Eiffel, ela te proporcionará todas as informações que um turista merece, além de te informar os melhores lugares pra fazer uma boquinha por perto.

Além disso, o Vision pode te dizer, por exemplo, onde encontrar um objeto para comprar, como uma garrafa de vinho específica; ou pode traduzir uma placa numa língua desconhecida, e em tempo real.

  • Para usar a função, basta abrir a câmera do celular e clicar no ícone de olho. Depois, é só selecionar o modo de entrada, texto, imagem, local, código QR ou vinho. E, sim, tem vinho!
    .

Bixby vision

 

Bixby Lembrete

Essa função tem relevância pra quem é muito atarefado ao longo do dia. Você pode alimentar algumas informações das quais precisa se lembrar e a função Lembrete pode te salvar.

Por exemplo, se configurada, ela pode, assim que você chegar à sua casa, te dar um toque de que você precisa regar as plantas num determinado dia.

  • Para usá-la, basta acessar a assistente e dizer: Bixby, me lembre de regar as plantas na quinta, quando eu chegar em (a) casa.

 

Samsung Galaxy S8 mostrando o exemplo da funcionalidade Lembrete

 

Como configurar o botão Bixby

Se o seu celular roda com o sistema operacional Android 9 Pie ou Android 10, é possível fazer a configuração diretamente pelo aparelho sem a ajuda de softwares de terceiros.

Vale lembrar, porém, que o botão dedicado à Bixby não está presente em qualquer celular Samsung, ainda que muitos tenham a funcionalidade sem o botão.

Assim, esse tutorial vale para os Samsung Galaxy S8, S8 Plus, Note 8, S9 Plus, Note 9, S10, S10e, e S10 Plus. O Note 10 não chega com o botão ao usuário.

Para configurar o aparelho, siga o passo a passo:

  1. Acesse Configurações e selecione Recursos avançados;
  2. Entre em Tecla Bixby;
  3. Selecione o modo de entrada:
    1. Clique único no botão dedicado;
    2. Duplo clique no botão dedicado.

Se você selecionar Duplo clique, o clique único pode ser dirigido à abertura de outro aplicativo qualquer.

Para isso, basta selecionar a entrada Usar pressionamento único abaixo de Pressionar duas vezes (selecionado) e selecionar Abrir aplicativo. Então, é só selecionar aquele que você deseja abrir com um clique só.

 

A conclusão a que chegamos é a de que a Bixby é uma ferramenta realmente poderosa de auxílio ao usuário nessa desenfreada evolução por que estamos passando.

Com inteligência artificial digna de assustar quem não é adepto das últimas soluções tecnológicas, a Bixby tem tudo para agradar inclusive aos nativos digitais.

 

Leia mais: Claro Up: o plano que garante um smartphone novo

Se você quer saber mais sobre smartphones e as últimas novidades em tecnologia, então não deixe de conferir nosso blog. Isso, pois aqui você encontra tudo sobre as últimas tendências do mercado tecnológico, sobre smartphones, games, internet e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *