Pular para o conteúdo

Veja quais são os benefícios de apagar contas nas redes sociais

Você já pensou nos benefícios de apagar contas nas redes sociais?

Em 2018, o escritor Jaron Lanier, músico, cientista da computação e um dos precursores da tecnologia de realidade virtual, lançou o livro ‘10 Argumentos Para Você Deletar Agora Suas Redes Sociais’.

Em cada capítulo do livro, o autor aborda uma razão específica para essa mudança de hábito. Ele explora vários tópicos em capítulos intitulados, por exemplo, como ‘As redes sociais minam a verdade’, ‘As redes sociais transformam o que você diz em algo sem sentido’ e ‘As redes sociais deixam você infeliz’, entre outros.

Os assuntos são abordados de maneira complexa e crítica, e ele procura apontar a influência das redes sociais em nossas vidas, além de explicar como elas são desenhadas para manipular nosso comportamento, principalmente em relação ao consumo.

Uma frase conhecida de Jaron Lanier é “evito as redes sociais pelo mesmo motivo que evito as drogas”. Ele também faz um paralelo do vício em redes sociais com o vício em açúcar. Esse tipo de vício, ele chama de ‘mass addiction’ ou vício de massa, que são vícios por produtos que não são proibidos ou são incentivados, exclusivamente, por interesses comerciais.

Leia mais: Cidades inteligentes: veja como elas vão mudar o mundo!

Detox digital

Além das razões explicadas detalhadamente no livro de Jaron Lanier, não é de hoje que encontramos artigos na internet sobre como fazer um ‘detox digital’.

As dicas incluem determinar horários de uso e evitar as redes sociais na hora das refeições. Mais que isso, quem relata a experiencia de reduzir o acesso às redes sociais sugere criar hábitos como evitar conferir as redes quando se está em uma atividade social, desativar notificações e gerenciar o tempo de uso.

Para isso, o Instagram, por exemplo, já oferece a opção de gerenciamento de tempo no menu Atividades. O recurso permite programar o tempo máximo de acesso, e o usuário recebe um aviso do próprio Instagram quando atinge as horas ou minutos programados.

Para um panorama mais geral, os smartphones também já contam com aplicativos com medidores de tempo.

São aplicativos que informam o tempo dedicado tanto às redes sociais quanto aos aplicativos de produtividade ou outras atividades.

Outra opção são os próprios aplicativos de produtividade: as lojas de apps disponibilizam uma variedade deles com opções de configurações em que é possível silenciar o celular temporariamente, uma ação que pode ajudar a controlar o acesso às redes sociais.

Quais os benefícios de apagar contas nas redes sociais?

Se você concorda que controlar o tempo de uso das redes sociais não é suficiente para melhorar sua qualidade de vida, você pode apagar as contas em redes sociais temporariamente ou permanentemente.

Em geral, todas as redes oferecem essas opções. Dessa forma, você pode optar por sair temporariamente e manter suas informações armazenadas para reativá-las mais tarde. Ou você pode apagar a conta permanentemente e optar por deletar todos os conteúdos que já publicou.

Os depoimentos de pessoas que já passaram por esta experiência apontam que os benefícios de sair permanentemente ou temporariamente das redes sociais são:

 

Mais calma e menos estresse

Muitos dos depoimentos de quem deixou a redes sociais falam que a vida ficou mais calma, mais leve e menos estressante. O contato constante com notícias, imagens e a ideia de vidas perfeitas é considerado por muitos estudos no assunto uma forma de pressão. No fim, pode interferir na qualidade da saúde mental das pessoas.

A principal diferença das mídias sociais para as outras mídias é que elas estão constantemente presentes. Nelas, podemos visualizar os conteúdos a qualquer momento, em qualquer lugar, desde que tenhamos uma conexão disponível.

Diferentemente, em televisão, rádio ou jornal, um programa tem um tempo determinado. Depois desse tempo, ele é encerrado.

Nas redes sociais estamos o tempo todo em contato com uma diversidade de conteúdos que sufoca.

Diferente das outras mídias, no caso das redes sociais levamos a informação para todos os lugares aonde vamos e temos tudo à nossa disposição o tempo todo. Essa disponibilidade de conteúdos faz com que nós sejamos os responsáveis por escolher o que vamos ver. E por determinar quando e onde vamos acessar tais conteúdos, ressalve-se.

Dessa forma, se não soubermos administrar o tempo que dedicamos às redes sociais, acabamos acessando-as a qualquer momento, minando nossa mente com excesso de informações.

Esse comportamento pode causar ansiedade e estresse.

 

Evitar excesso de informações.

Evitar o excesso de informações também é um benefício de apagar as contas nas redes sociais. Ao desconectarmo-nos delas, evitamos entrar contato com o excesso de informações que as redes despejam em nossas mentes a cada visita.

Mesmo que seja possível fazer configurações para definir o que preferimos ver, quando acessamos nossas contas somos expostos a uma enorme sequência de conteúdos. Há também anúncios, lembre-se. E acabamos consumindo tudo sem a opção de escolher o que queremos ver.

Esse excesso de informações causa distrações que dificultam o foco em nossas tarefas diárias.

Mesmo utilizando ferramentas disponíveis para salvar o que nos interessa ou evitar o que não queremos ver, sempre que estamos na rede social estamos expostos a esta diversidade informações.

Essa superexposição pode causar cansaço mental, o que também pode atrapalhar a qualidade de outras atividades diárias.

Leia mais: Novas redes sociais: saiba quais são as tendências!

Mais tempo para conviver e dedicar-se ao que estamos fazendo

Se temos contas em redes sociais e estamos conectados a elas, além de consumir informações postadas por empresas, amigos e familiares, toda vez que acessamos as redes, temos a possibilidade de realizar postagens sobre nossas vidas.

Ao fazer isso, dedicamos um tempo que muitas vezes seria dedicado ao momento que estamos vivendo. Isto é, usamos uma parte do tempo da experiência real para deixarmos de admirar uma cena. De saborear uma refeição. De estudar, ler, conversar, trocar afetos. Tudo para nos dedicarmos a registrar a cena e compartilhá-la nas redes.

Ainda que isso possa estender o convívio para outras pessoas, há uma perda do tempo dedicado ao convívio ou à experiência que está sendo vivida.

Dedicar-se àquilo que estamos vivendo fora das redes sociais pode ser um dos benefícios de apagar contas nas redes sociais. E ele é imenso!

Devo apagar contas nas redes sociais?

As redes sociais são mídias muito recentes em nossa cultura. Elas estão em nossas vidas há pouco tempo se comparadas a outras mídias impressas, de rádio ou televisão. Ainda estamos aprendendo a viver e a conviver com elas.

Enquanto os mais velhos foram apresentados às redes sociais em momentos mais avançados da vida, os mais jovens já tiveram-nas disponíveis assim que atingiram a idade mínima para ter acesso ao mundo digital. Em todos os casos, as redes são dinâmicas, e estamos constantemente aprendendo a como interagir.

Se você é um usuário atento e criterioso, você já percebe que as redes sociais usam suas informações, publicações, curtidas, sua rede de amigos para devolver informações semelhantes em forma de anúncio. Você já aprendeu que não precisa postar tudo nem falar sobre tudo o tempo todo.

Se você já sabe levar uma vida saudável mesmo quando conectado, talvez você encontre mais benefícios em manter do que em apagar as contas nas redes sociais.

 

Conclusão

O que faz esses espaços, as redes sociais, serem de fato sociais é justamente a possibilidade de interação, e cabe a cada um aprender a administrar suas interações, assim como aprendemos a administrar as demais interações sociais.

O universo virtual tem a vantagem de paradas temporária ou permanente, então sempre podemos fazer isso para desfrutar dos benefícios de apagar as contas nas redes sociais.

Mas, para quem gosta de usar suas redes sociais e percebe como isso pode impactar a saúde mental, a concentração, o convívio e as demais experiências de vida, talvez apenas se afastar um pouco já gere bons resultados.

Assim como qualquer outra mídia quando criada, redes sociais fazem parte da nossa cultura, portanto o melhor é saber como usá-las.

Leia mais: Internet das Coisas: você sabe o que é?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia ou curiosidades, então acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *