Bateria de celular inchada: saiba o que fazer e como prevenir

bateria de celular inchada

Muitas pessoas já perceberam a bateria de celular inchada. Seja por conta da diferença na estética do celular – que pode ser notada visualmente – ou por estar prejudicando as funções do aparelho.

Entretanto, além do aparelho estar inchado na parte da bateria e dificultar a sua usabilidade, esse problema pode apresentar riscos fatais também para o seu usuário no dia a dia, caso venha a explodir.

Para saber todos os detalhes sobre esse problema e como resolver, continue a leitura e veja a matéria que o Compara Plano elaborou especialmente para você.

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ! 

Saiba mais: Como economizar bateria do celular: confira 10 dicas infalíveis

Como identificar o inchaço na bateria

Existem diversos indicativos de que a bateria do seu celular está inchada. Primeiramente, se o seu celular não possibilitar a abertura da parte traseira, você deve fazer uma inspeção e observar se há alguma elevação no aparelho no local onde a bateria está inserida.

Se houver uma elevação nessa região é provável que a bateria do seu aparelho esteja inchada. Por outro lado, caso você não perceba nenhuma diferença estética no celular, pode identificar pelos problemas comuns que o inchaço da bateria traz.

Entre eles: manchas brancas na tela, por conta da pressão no visor, o superaquecimento, avisos constantes de bateria danificada e desligamentos repentinos.

Confira também: Smartphone barato: Descubra os 6 com melhor custo benefício

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

O perigo de estar com a bateria do celular inchada

Embora algumas pessoas acreditem que a bateria inchada afeta somente a estética do aparelho, esse problema pode ter consequências ainda mais sérias caso venha a estourar.

Em primeiro lugar, a bateria com defeito pode expor o dono do aparelho ao risco de um acidente grave, caso ocorra uma explosão. Como consequência, o usuário pode sofrer queimaduras graves ou até mesmo morrer.

Do mesmo modo acontece com o dispositivo, caso a bateria venha a estourar. É possível ter seus componentes danificados por conta do vazamento de componentes químicos da bateria, ou perder totalmente o celular.

Por que a bateria do celular incha?

Existem diversos motivos para que a bateria de um celular fique estufada. Confira algumas das possíveis causas:

  • Utilização do celular enquanto ele recebe a carga de energia;
  • Uso de carregadores paralelos;
  • Fonte de alimentação de baixa qualidade;
  • Exposição ao calor excessivo como no sol;
  • Defeito de fabricação.

Leia também: Como fazer o descarte de pilhas e baterias?

Como solucionar o problema no seu celular

Ao perceber que a bateria do seu celular está inchada, desligue o aparelho, coloque-o em um recipiente à prova de fogo e vá até uma assistência técnica. Não exponha o celular ao calor e nem force a sua carcaça.

Inclusive para realizar a remoção da bateria é fundamental que você conte com a ajuda de um profissional qualificado, que saberá isolar o componente antes de manipular ele.

Alguns celulares possuem um guia de substituição da bateria. Se esse for o caso do seu, siga as instruções do fabricante.

É importante destacar que todo o manuseio da bateria deverá ser feito com cuidado. Não tente forçar e nem furar ela, pois correrá o risco de explodir e te causar acidentes graves.

Lembre-se que o descate da bateria não pode ser feito em qualquer lugar. Inclusive, existem estabelecimentos que fazem campanhas de arrecadação de lixo eletrônico.

Bateria de celular inchada: veja como prevenir

Acima de tudo, se você quiser evitar esse tipo de situação com o seu celular, é importante tomar alguns cuidados no dia a dia.

Não use o celular enquanto ele carrega

Não utilize o aparelho enquanto ele está conectado a uma fonte de energia. Embora muitas pessoas tenham esse costume, essa é uma das principais causas de problemas na bateria. Dessa forma, você fará a sua bateria trabalhar muito mais para manter a tela do celular ativa e carregar ao mesmo tempo.

Não deixe o celular no sol

Também é importante evitar expor o aparelho a temperaturas muito altas, especialmente no sol. O mesmo problema pode acontecer se deixá-lo ao lado de outros aparelhos eletrônicos.

Use o carregador original

Além disso, use fontes de alimentação de energia recomendadas pelo fabricante, da Samsung, Apple, Asus, Xiaomi, por exemplo. Às vezes essa variação pode comprometer a vida útil da bateria e causar o seu estufamento.

Outra dica que pode prolongar o tempo de usabilidade da sua bateria é deixar que ela carregue 100%. Evite tirar da tomada antes dessa porcentagem.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Você também: Celular com tela quebrada: o que fazer nessa hora?

Para continuar lendo outras dicas de utilização do seu celular, tecnologia, os melhores planos do mercado, dicas e curiosidades, não deixe de acessar regularmente o blog Compara Plano.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.