Pular para o conteúdo

Banggood: como utilizar o site de compras chinês

banggood

Você já ouviu falar no Banggood? Competindo com sites como o Wish e o AliExpress, a plataforma de compras de produtos chineses tem ganhado popularidade no Brasil com preços baixos e alguns itens com frete gratuito.

Disponível também em versão mobile como um app para iPhone e Android, o Banggood possui ofertas com frequência e um sistema de pontuação para os usuários. O site aceita cartões nacionais, boletos e transferências bancárias como método de pagamento.

No entanto, por se tratar de um envio internacional, é preciso estar atento às taxas de importação e ao tempo de entrega.

Nesta publicação você encontra informações sobre produtos, pagamento, frete, sistema de pontos, garantias e tudo o que você precisa saber sobre o Banggood. Confira abaixo!

Leia mais: Melhores sites para compras online do Brasil

Como funciona o Banggood?

Fundada em 2006 como uma empresa do ramo de desenvolvimento e pesquisa de softwares, a Banggood passou a apostar no varejo online e mudou o negócio para uma empresa focada em comércio eletrônico internacional.

O serviço de compras funciona sem intermediários, e os itens são vendidos diretamente pelas empresas que se cadastram na plataforma. O Banggood oferece uma grande variedade de produtos, como acessórios de vestuário, brinquedos, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, artigos de esporte, produtos da área da saúde, entre outros.

Quanto tempo leva a entrega?

O tempo total para entrega de uma encomenda corresponde à soma do tempo processado e o tempo de envio. O tempo processado é aquele entre o pedido e o envio da encomenda e o tempo de entrega é o período entre o envio e a chegada do pedido.

A entrega pode levar a partir de 7 dias no caso dos postais mais rápidos (e geralmente mais caros). O Banggood oferece para os clientes brasileiros uma garantia de 120 dias para entrega da encomenda. Se o tempo total exceder esse limite, você terá direito a um reembolso após o site realizar uma investigação postal do pedido.

Para o Brasil, o site utiliza cinco possíveis métodos, dentre os quais você deve optar por um no momento da compra. São eles, e suas respectivas estimativas de entrega:

  • Envio aéreo registrado (20 a 50 dias úteis)
  • EMS (25 a 50 dias úteis),
  • Brasil Direct Mail (15 a 45 dias úteis)
  • Serviço de Entrega Acelerado ou Courier (7 a 25 dias úteis)
  • Envio do armazém US (7 a 10 dias úteis).

Quanto custa o frete?

Não existe um valor fixo para envio no Banggood porque a plataforma opera com diversos armazéns localizados ao redor do mundo. O preço de cada frete varia, então, de acordo com o tipo de produto encomendado, o método de envio escolhido, o endereço do usuário e a localização do armazém.

A simulação do frete pode ser feita preenchendo os dados na hora da compra, e o valor final aparece no momento da finalização do pedido. Também é possível rastrear o seu pedido.

No momento do envio você recebe um email do Banggood com um código de acompanhamento e um link para acessar a área de rastreio. O status de todas as suas encomendas também pode ser verificado efetuando o seu login na plataforma e acessando a seção “Meus pedidos”.

Banggood é seguro?

Uma das principais preocupações dos usuários de comércio online é quanto à segurança de receber o pedido em boas condições. Encomendas com defeito ou de alguma forma danificadas podem ser devolvidas em até sete dias, de acordo com a política de garantia da plataforma. Você poderá solicitar uma substituição ou um reembolso da sua compra, sendo necessário entrar em contato com a plataforma e enviar comprovações em foto ou vídeo do problema.

Se você estiver insatisfeito com a sua aquisição, mesmo que ela esteja em boas condições, é possível solicitar um reembolso parcial. Nesse caso, é excluído do reembolso a quantia referente ao frete para entrega do produto.

Também é possível acionar a garantia para substituição ou reembolso em caso de produtos que apresentem problemas de qualidade em até 180 dias após a entrega. Não estão inclusas nessa garantia algumas categorias como roupas, sapatos, acessórios de aparelhos, decorações, entre outros itens similares que podem se desgastar com o uso contínuo.

Você também poderá cancelar o seu pedido caso mude de ideia. Nessas situações, o cancelamento da encomenda deve ser feito antes de o item ser enviado. O reembolso é garantido nos casos de cancelamento de pedidos que ainda estavam em fase de processamento.

Leia mais: Celulares Huawei – Liderança mundial em 2020

O Banggood cobra taxas alfandegárias?

O Banggood afirma que o cliente é responsável pelos impostos e taxas de importação que podem ser cobrados no momento de a encomenda atravessar a alfândega.

No caso do Brasil, a Receita Federal dispõe sobre a tributação para compras internacionais garantindo isenção para aquelas de até US$50 em duas normas: a Portaria MF nº 156/1999 e a Instrução Normativa RFB nº 1737/2017.

Porém, o Decreto-lei nº 1.804/1980, norma federal e superior na hierarquia à portaria e à instrução da Receita, prevê a isenção da taxa de importação dos bens decorrentes de remessas postais internacionais de até US$100. Se a taxação acontecer em uma compra inferior a esse valor, o destinatário pode alegar injustiça e apresentar um pedido de revisão sobre a cobrança em um formulário que é disponibilizado pelos Correios.

Para pedidos acima desse valor, a tributação é definida pela Receita Federal, com alíquota única do Imposto de Importação de 60% sob o valor aduaneiro (incluindo valor da mercadoria, frete e seguro, se houver). Ainda existem taxas extras, como o ICMS, que podem ser aplicadas conforme o endereço de entrega do destinatário e a natureza do frete contratado.

No entanto, a Banggood oferece o seguro tarifário como alternativa para alguns itens adquiridos no site.

A opção funciona como um reembolso total do valor cobrado por importação, bastando enviar os documentos comprovando a cobrança.

A informação sobre se um determinado produto possui ou não o seguro tarifário está disponível na página de compra de cada item. O site informa ainda que, se a Alfândega destruir, detiver ou devolver uma compra coberta por um seguro tarifário, você pode solicitar um reembolso total da compra.

Quais formas de pagamento são aceitas?

O Banggood aceita dezenas de métodos de pagamento. Você pode comprar através de um cartão de débito, de crédito, Google Wallet, PayPal, BGPay, OXXO, Dotpay, entre outros. Além de parcelar em até 12 vezes, de acordo com o valor da compra, também é possível pagar através de boleto ou transferência bancária.

Leia mais: 8 dicas para comprar online com segurança

Este artigo foi útil? Aqui no Compara Plano você vai encontrar novas publicações todos os dias sobre assuntos relacionados ao mundo da internet. São dicas, notícias, análises e curiosidades sobre diversos assuntos ligados às tendências tecnológicas. Então, fique atento e não perca!

Por fim, confira também nossa página de e-books, onde você vai encontrar uma série de materiais ricos e disponíveis para download sem custo algum.

Dê uma olhada, por exemplo, em nosso guia para transformar suas redes sociais em renda extra. Nele você aprende truques para aumentar sua audiência nas principais redes sociais e descobre como isso pode se transformar em uma maneira de ganhar dinheiro. Então, vai perder?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *