Banda larga ou internet móvel: o que é melhor para a minha casa?

O consumidor brasileiro tem hoje uma infinidade de opções de planos de internet a sua disposição, tanto para celular como banda larga. No entanto, você percebeu que, especialmente, os planos de internet móvel tem aumentado cada vez mais a quantidade do pacote de dados? Sendo assim, qual é a melhor modalidade para sua casa. Neste post, vamos detalhar os tipos de internet para você escolher.

Em resumo, a escolha por banda larga ou internet móvel depende bastante do seu perfil de uso. Para você ter uma ideia, a maioria dos pacotes de banda larga, ou fixa, tem internet quase que ilimitada, você não precisa se preocupar. Por outro lado, as operadoras de telefonia já oferecem planos de internet para celular que ultrapassam facilmente 10 GB mensais, incluindo bônus e benefícios. E, até mesmo, ilimitados.

Por esse motivo, quando falamos internet residencial, você pode considerar também contratar somente internet móvel. Como falamos: tudo depende do seu hábito diário de uso. Para isso, nossa primeira dica é comparar preços e condições das operadoras pela plata no Compara Plano.

Depois, é importante você conhecer os tipos de internet disponíveis, desde a banda larga até o 4G. Assim, a decisão fica mais fácil. Esse é o objetivo desse post.

Boa leitura!

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Banda larga x internet móvel: qual a diferença?

O primeiro ponto a abordarmos são as diferenças entre a internet banda larga e a móvel (3G, 4G, ou em um futuro próximo a 5G, no Brasil). Quando falamos em ter internet em casa, logo pensamos no tipo mais usado: a banda larga. Mas é preciso saber também que há internet via rádio, via satélite, e até a discada, lembra?.

Dessas, a internet banda larga é a mais utilizada pois tem uma navegação mais estável e veloz. Além disso, é bastante comum utilizar o mesmo cabeamento da TV por assinatura. Esse tipo de conexão também permite o acesso de vários dispositivos à mesma rede.

Além disso, é perfeita para downloads de conteúdos diversos como vídeos, músicas, fotos. Além disso, também é um tipo de internet confiável para acessar plataformas de streaming de vídeo e música, como Netflix e Spotfy. Ou seja, com a banda larga, na hora da contratação do plano, você não se preocupa muito com o consumo de dados, mas sim com a velocidade.

Leia tambémInternet para casa: veja qual o melhor pacote!

Se a internet é móvel, fique de olho na franquia

No caso da internet móvel, como a 3G ou a 4G utilizadas em smartphones, a internet utiliza tecnologia sem fio. A grande vantagem, nesse caso, é a mobilidade, Ou seja, você carrega a sua internet para qualquer lugar e pode acessá-la a qualquer hora pelo celular ou tablet.

No entanto, uma das desvantagens é a questão da qualidade do sinal. Em outras palavras, é bastante comum a perda de conexão por alguns momentos, a qualquer hora, ou dependendo do local de acesso. De fato, com a utilização do 4G, essa questão já melhorou muito. A TIM, por exemplo, já tem a maior cobertura 4G em municípios brasileiros.

E, em termos de velocidade, a 4G também não decepciona. Para você ter uma ideia, a internet móvel 4G de São Paulo é a mais rápida da América Latina.

Mesmo assim, se você depende desse tipo de internet, sabe que pode haver instabilidade. Além disso, outra desvantagem é que o acesso à web é interrompido quando termina o seu pacote de dados contratado. Ou, ao invés de ficar sem internet, a velocidade cai drasticamente, até que a franquia seja renovada.

Leia também: Qual a internet mais barata para a sua residência?

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Smartphone pode ser modem e ponto de acesso à internet

A grande jogada de utilizar a internet móvel como residencial é a possibilidade de transformar o seu smartphone em um modem ou ponto de acesso à web. Sim, você consegue abrir um sinal Wi-Fi do 4G do seu celular, por exemplo, para ser utilizado em um notebook, tablet e até em Smart TVs. Tecnicamente, essa prática é chamada de tethering.

Se for parar para pensar, essa funcionalidade ajuda também em deslocamentos a trabalho, por exemplo. Em outras palavras, com um smartphone, você pode dar acesso à internet ao seu notebook. Sem precisar sair correndo atrás de uma rede pública sem fio disponível. Ou, ainda, para utilizar em casa, pode conectar seu próprio computador desktop à rede.

Você consegue acionar essa função tanto em dispositivos Android como em iOS. No entanto, caso você abra mão da banda larga para utilizar somente esse recurso na sua casa, fique atento. Em primeiro lugar, recomendamos ter um generoso pacote de dados 4G. Principalmente, caso você acesse conteúdo em plataformas de streaming ou faça muitos downloads.

Em segundo lugar, mesmo em pacotes com esse perfil, é preciso conferir se no contrato com a operadora há alguma limitação do compartilhamento de dados para tethering. Há pacotes de 4G, por exemplo, que já ofertam internet ilimitada.

Qual a melhor opção para mim? Banda larga ou internet móvel?

Para tomar a decisão sobre qual a melhor internet para a sua casa, seja banda larga ou 4G, nada melhor do que pedir ajuda aos universitários, quer dizer, aos comparadores. E um dos melhores é o Compara Plano.

Isso porque lá no Compara Plano você conseguirá ter uma noção dos serviços oferecidos pelas operadoras na sua região (internet fixa, internet móvel, TV por assinatura e telefone). A decisão pela banda larga ou pelo 4G vai depender do quanto você pretende investir, além da quantidade de internet que você utiliza no dia a dia, do número de dispositivos que serão ligados à rede, entre outros fatores.

Em suma, caso fosse para decidir, o melhor cenário é poder contar com uma banda larga residencial dentro de um pacote com TV por assinatura, telefone e internet móvel para compartilhar por tethering quando necessário. A Claro, por exemplo, tem excelentes opções no formato combo quádruplo. E, às vezes, o valor pode surpreender você.

Agora, se você optou por contratar apenas o 4G para alimentar seu celular e notebook em casa, por exemplo, precisa contar com um plano pós-pago. Claro que isso depende muito do perfil de uso. Atualmente, as operadoras ofertam planos Controle que ultrapassam os 10 GB, contanto bônus e outros benefícios.

Em suma: pesquise, compare, e estude o seu perfil de uso antes de decidir e contratar.

Escolheu por banda larga ou internet móvel?

Agora que você já conhece os tipos de internet mais indicados para sua casa, como a banda larga e a móvel, que tal conferir qual a operadora é melhor para assistir séries e vídeos pelo celular?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat