Pular para o conteúdo

Backup do celular: por que você deve fazer agora mesmo

backup do celular

Hoje em dia é bastante comum que a “vida das pessoas” esteja armazenada dentro de um aparelho celular. Afinal de contas, salvamos fotos, contatos, e-mails, senhas, aplicativos, bloco de notas, entre outros, dentro do dispositivo. Há quem não consiga trabalhar ou viver sem as informações armazenadas no aparelho móvel.

Sabemos que o risco do celular estragar, quebrar ou até ser roubado, está presente em nosso dias. Vários dados de instituições de pesquisa apontam aumento significativo no roubo de aparelhos celular, como no Rio de Janeiro e Ribeirão Preto (SP).

E é por conta dos riscos que corremos que o backup do celular se torna importante e imprescindível para não perdermos nada que armazenamos no celular.

Você não sabe o que é backup ou nem como fazer? Abaixo você vai aprender o que é e como fazer com segurança o backup do celular Android ou iOS e salvar tudo na nuvem usando apenas um e-mail.

O que é e por que fazer backup do celular

Backup é um termo em inglês, usado para denominar cópia de segurança. Isso quer dizer que você pode prevenir a perda de arquivos e informações originais do seu celular,  seja por dano ao aparelho ou roubo, simplesmente fazendo um backup. Ao realizar uma cópia de segurança, você conseguirá recuperar suas informações e arquivos muito facilmente.

Fazer backups com frequência manterá seus arquivos atualizados e você não vai precisar se preocupar, caso aconteça algo com seu aparelho. Além disso, é interessante salvar seu backup do celular em lugares diferentes. Com a facilidade de armazenar na nuvem, isso ficou muito mais fácil, pois é possível realizar uma cópia dos seus dados usando o Wi-fi, sem se preocupar em transferir os arquivos para um lugar físico, como um computador ou HD. Além disso, você pode acessar o backup de qualquer outro aparelho, que eles estarão salvos com segurança.

Leia também: 9 formas de limpar a memória do celular

Como fazer um Backup

O passo a passo para a realização do backup pode ser diferente de um aparelho para o outro e também difere de Android para iOS (sistema operacional do iPhone). Mas, não se preocupe, neste artigo você vai aprender como fazer o seu backup nos dois sistemas operacionais e assim ficará mais rápido e fácil transferir tudo para um celular novo.

O armazenamento de arquivos na nuvem pode ser feito em serviços gratuitos conhecidos como, Google Drive ou Dropbox, disponíveis para Android e iOS, ambos podem ser acessados via aplicativo ou online do seu computador. O backup do celular com iOS também pode ser realizado no iCloud ou iTunes.

Confira o passo a passo para configurar backup no Android pelo Google Drive e Google Fotos e, pelo iCloud no iOS.

Android

Para quem usa Android, a melhor opção é realizar o backup do celular utilizando os serviços do Google. É possível configurar no Google Drive o backup automático dos arquivos do seu celular e acessá-los posteriormente de um computador ou restaurar as informações salvas, em um novo aparelho usando o seu e-mail do Google.

Para o backup exclusivo de fotos e vídeos, o ideal é utilizar o Google Fotos.  É possível navegar no próprio aplicativo e encontrar suas mídias. Além disso, ele conta com inteligência artificial na busca de qualquer conteúdo.

O backup das configurações e informações do celular é realizado a partir da sua conta. Nela ficam registrados os seus  aplicativos, histórico, configurações como Wi-fi, brilho, idioma, data e hora, informações de contatos e agenda, SMS configurações Google Agenda e Gmail. Ao logar na sua conta Google em um novo aparelho você pode recuperar todas essas informações de maneira automática.

Leia também: Celular lento: dicas para resolver o problema

Configurar backup do Android no Google Drive

Para configurar o backup do celular no Google Drive do seu Android, siga as instruções:

  1. Acesse Configurações;
  2. Selecione Contas e Backup;
  3. Clique em Fazer backup e restaurar;
  4. Na seção Conta Google, ative a opção Fazer backup dos meus dados;
  5. Toque em Conta do Google;
  6. Ative a opção Fazer backup no Google Drive;
  7. Cadastre seu e-mail em Conta e personalize os Backups que quer deixar ativo;
  8. Clique em Fazer Backup agora para começar;
  9. Com o backup ativado, os dados configurados serão enviados para a nuvem.

Durante o upload o celular pode ser usado normalmente sem ser necessário esperar a finalização do processo. Ao terminar o upload, suas cópias ficarão disponíveis na sua conta do Google Drive.

É recomendado deixar a opção Restaurar automaticamente, dentro do menu Fazer backup e restaurar ativada. Dessa forma, você terá suas informações sempre atualizadas.

Para acessar o backup do celular online:
  1. Acesse seu Google Drive;
  2. No menu da esquerda, clique em Backup;
Acesso ao Backup no Google Drive

Quando você tem seu backup do celular vinculado a um e-mail, para restaurar estas informações em um aparelho, basta utilizar este mesmo e-mail. A seguir siga as orientações que aparecem na tela (elas podem variar de aparelho para aparelho). Saiba que não é possível restaurar um backup de uma versão posterior do Android para um aparelho celular que tenha uma versão anterior. Sendo assim, não é possível restaurar os dados do seu Android 9.0 para um aparelho com o Android 7.0.

Mas cuidado, de acordo com o próprio Google o seu backup pode expirar em 60 dias e só ficará ativo se você usar o aparelho celular. O Google não notifica sobre a expiração. Esta informação fica disponível apenas dentro do Google Drive abaixo da pasta de backup.

Configurar backup do Android no Google Fotos

O Google Fotos é o serviço de armazenamento de fotos e vídeos do Google, lançado em 2015 que oferece espaço ilimitado para quem usa fotos em alta resolução e é grátis. O backup de todas as fotos e vídeos armazenadas no Google Fotos ficam disponíveis pelo aplicativo no celular e no site. Além das fotos que você tira com o celular, é possível configurar as fotos que você recebe e que gostaria de salvar.

Uma dúvida que sempre fica é, se as alterações que forem feitas nos arquivos refletem no armazenamento. A resposta é sim, por exemplo, qualquer edição feita em uma foto no celular, será salva no mesmo arquivo do Google Fotos, basta configurar as pastas que você quer que sejam sincronizadas com o aplicativo.

Com o Google Fotos dá para excluir as cópias das fotos e vídeos no celular para ter mais espaço em memória, pois permanecerão salvas na biblioteca do Google Fotos.

Para configurar o backup do celular no Google Fotos no seu Android, siga as instruções:
  1. Baixe o aplicativo Google Fotos;
  2. Abra o aplicativo;
  3. Faça login na sua Conta do Google;
  4. Na parte superior da tela, toque em Menu;
  5. Selecione Configurações depois Backup e sincronização;
  6. Toque em Backup e sincronização para ativar ou desativar.

Outro detalhe importante para fazer o backup do celular, é deixar configurado o uso do Wi-fi para que o upload dos arquivos seja feito sem consumir a franquia do seu plano de dados. Para configurar o Wi-fi, ainda em Backup e sincronização, desmarque a opção Backup com os dados da rede celular.

iOS

No iPhone, além do iCloud, você também pode usar o Google Drive ou o Google Fotos para fazer  backup. A configuração é pelo aplicativo do Google Drive, saiba como, acessando esse link, ou pelo aplicativo do Google Fotos.

O iCloud é um recurso exclusivo da Apple que salva seus arquivos na nuvem e tem espaço gratuito limitado de 5GB, no entanto possui planos anuais que devem ser considerados  na hora de fazer o backup do celular.

Configurar backup do iOS no iCloud

O backup do iCloud funciona apenas quando você estiver conectado no Wi-fi. Assim, uma cópia de segurança das suas fotos e videos, contas, documentos, configurações e ajustes será criada na nuvem.

Para configurar o backup do celular no iCloud no seu iOS, siga as instruções:
  1. Primeiramente certifique-se de que seu aparelho está conectado a uma rede Wi-fi;
  2. Então acesse Ajustes;
  3. Toque no seu [nome];
  4.  Configure os aplicativos da Apple que deseja salvar na nuvem;
  5. Em seguida procure e selecione Backup do iCloud
  6. Toque em Backup do iCloud para ativar;
  7. Clique em “Fazer Backup Agora” para começar.

Configurar backup do celular iOS no iCloud

Essa configuração mantém o backup automático ativado e você pode conferir a data e hora do último backup neste mesmo lugar. Se você não tem a intenção de pagar por um pacote maior de armazenamento, deixe o backup do iCloud ativo de qualquer forma. A dica é: desative as fotos, pois ocupam mais espaço, e utilize o iCloud para os outros arquivos.

Quando você desejar restaurar o último backup feito no seu iOS, você vai precisar restaurar o seu atual aparelho. Navegue normalmente e ao chegar à a tela Apps e Dados, selecione Restaurar de um backup do iCloud. Após, logue na sua conta. Em um novo aparelho, basta logar na sua conta do iCloud e seguir as instruções. Não perca as suas informações de login e senha do iCloud.

Verifique seus arquivos após fazer o backup

Para que você não seja surpreendido ao precisa usar um backup do celular, realize testes ou abra as cópias. Isso serve para que você se certifique que os backups estejam sendo feitos regularmente.

Acesse suas fotos e confirme o último período de upload, acesse pelo computador e busque pelas fotos e arquivos que desejar.

Isso com certeza vai evitar insatisfações ou problemas mais graves quando você precisar das suas informações.

Gostou do artigo? Confira nossas postagens!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *