Como fazer backup do celular para o PC

Os celulares guardam cada vez mais informações pessoais e profissionais dos seus usuários. Com capacidades de armazenamento maiores, os aparelhos comportam uma infinidade de fotos, vídeos, músicas, documentos, entre outros arquivos importantes que devemos ter o cuidado de preservar. Neste artigo vamos mostrar como fazer backup do celular para o PC e manter os seus dados seguros. Confira!

Leia maisSaiba qual é o melhor plano de celular para redes sociais

Por que é importante fazer um backup do celular para o PC

Ninguém quer ter o inconveniente de ficar sem todas as suas informações pessoais no caso de ter o smartphone roubado, perdido ou quebrado. Este argumento já é forte o suficiente para justificar a necessidade de fazer um backup do seu celular.

Porém, manter uma cópia de segurança dos seus arquivos em um computador também tem outras vantagens como, por exemplo, poder liberar espaço na memória do seu aparelho. Os smartphones costumam ficar mais lentos e menos eficientes quando a memória está cheia.

O que é um backup?

Antes de tudo, vamos entender o que é e como funciona o backup.

Em tradução livre, a palavra original do inglês significa cópia de segurança em português. Esse tipo de ação sempre foi muito utilizada para proteger dados de computadores, e passou a fazer parte das práticas úteis também para dispositivos móveis. Afinal, hoje em dia os celulares e tablets são até mais usados do que os PCs.

A principal função do backup é evitar que você perca seus arquivos e informações por problemas técnicos com o aparelho ou por apagar algo acidentalmente. Todos os dados salvos em uma cópia de segurança podem ser facilmente recuperados e movidos de um dispositivo para outro.

Backup do celular para o PC pode ser feito de forma manual ou automática

O backup pode ser colocado na sua rotina e feito manualmente a cada período de tempo. Há também a opção de configurar o aparelho para que a tarefa seja executada automaticamente de tempos em tempos conforme as suas necessidade e escolha.

Em geral, a forma mais indicada de fazer a cópia de segurança é de maneira automática. Além de ser mais rápido e mais prático, evita que você tenha que estar lembrando de efetuar a ação e ainda garante que o seu backup esteja sempre atualizado.

Como fazer backup do celular automaticamente na nuvem

Desde que o armazenamento na nuvem ganhou popularidade através de serviços como o Google Drive, DropBox e iCloud, ficou mais simples automatizar e manter uma cópia de segurança dos dados de um aparelho.

Tanto no sistema operacional Android quanto no iOS é possível configurar a ação facilmente e garantir que seus arquivos estejam protegidos.

Cópia de segurança de aparelhos Android

Não há desculpas para não manter um backup de aparelhos Android. A automatização para que seus arquivos sejam salvos é bastante simples.

  1. Primeiro vá até o menu Configurações do seu aparelho e procure pela opção Fazer backup e redefinir. 
  2. Em seguida faça a ativação do Backup dos Dados. 
  3. Após ativar você deverá informar um e-mail para o qual as informações salvas serão enviadas e pronto.

Cópia de segurança de iPhone

Em celulares da Apple também é fácil configurar a cópia de segurança automática. Basta entrar no menu Ajustes e selecionar a pasta iCloud, que é o serviço de armazenamento em nuvem da marca.

Dentro do menu do iCloud você deve selecionar quais tipos de arquivos devem ser salvos periodicamente por backup e, na sequência, clicar em Backup do iCloud > Fazer Backup agora. 

Como fazer backup do celular para o PC

Ainda que você mantenha cópias automáticas dos seus arquivos em serviços de nuvem e e-mail, é importante fazer de tempos em tempos um backup do celular para o PC. Isso irá garantir que você tenha uma versão original de todos os seus arquivos mais importantes e não corra o risco de perdê-los definitivamente.

Para realizar essa ação, vamos explicar aqui como funcionam duas ferramentas gratuitas que servem para fazer backup de aparelhos com sistema operacional Android em computadores com Windows.

EaseUS MobiSaver para Android

O EaseUS MobiSaver é uma ferramenta que pode ser baixada gratuitamente no seu PC e vai ajudar a fazer um backup completo do seu celular. Ele também serve para recuperar dados em casos de problemas técnicos com o aparelho. A plataforma é compatível com todas as versões do Windows e também com Android.

  1. Primeiro você precisa baixar e instalar o programa no seu computador.
  2. Em seguida conecte o seu celular com um cabo à entrada USB do computador e libere o acesso na tela do smartphone.
  3. Abra o programa no PC e clique no botão Iniciar para que a ferramenta identifique o seu aparelho. Os dados disponíveis para cópia irão aparecer automaticamente e serão mostrados por categoria.
  4. Você deverá selecionar os arquivos que deseja fazer backup e clicar em Recuperar. 
  5. Depois é só esperar o download ser concluído e seguir os passos que aparecerão na tela para concluir.

ApowerManager

Outro programa gratuito utilizado em backup do celular para o PC é o ApowerManager. Ele é uma plataforma específica para gerenciar seus arquivos importante desde um dispositivo até outro com praticidade.

Depois de baixar o programa e instalar no computador você deve conectar seu celular Android ao PC. Nesta plataforma a conexão pode ser feita por USB ou WiFi. Em seguida você deve seguir os menus Ferramentas>Backup e Restauração. 

Na próxima tela escolha a opção Backup completo e selecione o local no computador onde deseja salvar os arquivos que serão copiados pelo programa. Clique novamente em Backup para começar o procedimento.

Além da cópia de segurança completa, o programa também oferece a opção de exportar para o PC arquivos avulsos que você selecionar. Para isso é preciso entrar em Gerenciar no menu superior da tela e selecionar os arquivos desejados nas categorias exibidas. Então, clique em Exportar para baixá-los no computador.

Backup do celular para o PC com aparelhos iPhone

Embora a Apple tenha plataformas próprias e formas muito particulares de gerenciamento de arquivos, a tarefa de fazer uma cópia de segurança dos arquivos do seu iPhone não será complicada.

O primeiro passo é baixar e instalar o iTunes no seu computador com Windows ou MacOS, recentemente lançado o MacOS Catalina. Conecte o seu aparelho ao PC com o cabo USB e abra o programa.

Se for solicitado, na tela do iPhone, então, você deve digitar o código de acesso e autorizar o compartilhamento entre os dois dispositivos. Na sequência localize o seu dispositivo no computador e clique em Fazer Backup Agora. 

Quando a cópia dos dados estiver concluída, o iTunes exibirá uma mensagem de que o processo foi finalizado com sucesso e exibirá a data e hora do último backup realizado.

Veja porque é importante proteger os seus dados digitais e fique por dentro de todas as novidades do mundo da tecnologia através dos conteúdos exclusivos do blog do Compara Plano. Se gostou, então acompanhe-nos.

One response to “Como fazer backup do celular para o PC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat