Como atualizar Play Store para versão mais recente? Confira!

Usuários de smartphones com sistema operacional Android sabem bem que existe uma infinidade de aplicativos a serem baixados na Google Play Store. Você pode preferir um navegador X, um player de vídeos Y e o jogo Z, enquanto outro usuário terá uma combinação completamente diferente no seu celular. Mas para isso é sempre importa atualizar a Play Store para ficar por dentro das novidades.

A Play Store, a loja virtual do Google, é uma aplicação nativa dos dispositivos Android. Ou seja, não é preciso baixar ao comprar um celular ou tablet, por exemplo. Já vem instalada. É lá que você acessa apps incríveis. Outra aplicação muito comum nos Androids é a Google Play Services. Inclusive, é a mais baixada de todas.

Neste artigo você vai aprender como atualizar a Play Store e o Google Play Services para suas versões mais recentes, garantindo um funcionamento tranquilo do seu smartphone e dos apps que você utiliza nele.

Confira!

Leia também: Reembolso na Google Play Store: veja como solicitar

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

O que é a Play Store e o Google Play Services?

Você possivelmente já conhece e já fez uso da Play Store. A loja virtual do Google para aparelhos com sistema Android possui milhões de aplicativos para download com as mais diversas funções, além de conteúdos como músicas, filmes e livros.

A loja também permite a instalação remota de aplicativos e conteúdos, como o download no celular através de um computador, sincronizando na nuvem e disponibilizando tanto nos dispositivos Android como na web. Atualizar a Play Store vai manter sua loja com a navegabilidade e conteúdos em dia.

Já o Google Play Services é um componente fundamental para o funcionamento do sistema operacional em sincronia com a sua conta do Google. Ele roda no fundo do seu aparelho fornecendo infraestrutura digital para os aplicativos que você utiliza.

Além dessa integração entre Android e a conta do Google, o app também garante o funcionamento de outros recursos como mapas e ferramentas de segurança.

Leia também: Saiba por que é importante atualizar o iPhone

Atualizando a Play Store

Para atualizar a Play Store para a sua versão mais recente, siga os passos abaixo:

  1. Abra o aplicativo da Google Play Store;
  2. Toque no ícone com os três risquinhos no canto superior da tela;
  3. Toque em “Configurações”;
  4. Role o menu até a área “Sobre” e toque em “Versão da Play Store”;
  5. O app te dará o opção de atualizar o aplicativo ou então exibirá uma mensagem informando que a sua versão já é a mais recente disponível.

Atualizando o Google Play Services

Manter o aplicativo do Google Play Services atualizado é importante, já que ele funcional como uma ferramenta de suporte para os aplicativos e para a integração com a sua conta do Google.

Muitas vezes essa atualização é feita automática, dependendo do modelo do seu smartphone. No entanto, se os seus aplicativos estiverem apresentando algum problema ou você receber a mensagem “Google Play Services fechou” ao abrir um software, pode ser que o problema seja uma versão desatualizada do app.

A seguir você confere um breve tutorial de como atualizar o aplicativo para a sua versão mais recente. O caminho abaixo é referente a um smartphone com sistema operacional Android 10 e pode variar um pouco entre aparelhos.

  1. Acesse a área de configurações do seu aparelho;
  2. Toque na opção “Aplicativos”;
  3. Na lista de aplicativos instalados no seu celular, busque pelo Google Play Services e toque no ícone do programa;
  4. Procure pela opção de desinstalar as atualizações do aplicativo e toque em “Ok”;
  5. Em seguida, toque em “Armazenamento” e depois em “Limpar cache”;
  6. Agora, para baixar novamente a aplicação com uma versão mais recente, acesse a Play Store e busque pelo Google Play Services e faça o download. Se o app não estiver disponível na busca, acesse algum aplicativo da Google, como o Maps ou o Youtube por exemplo, e uma mensagem solicitando a atualização do Google Play Services irá aparecer na sua tela. Aceite e toque em “Atualizar”.

Leia também: Aprenda como atualizar o Android para a nova versão

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Play Services é o aplicativo mais baixado de todos os tempos

No dia 30 de julho de 2020, o Google Play Services se tornou o aplicativo mais popular da Google Play Store atingindo a impressionante marca de 10 bilhões de downloads. 

A popularidade do app não causa surpresa necessariamente, uma vez que grande parte dos aparelhos com Android já possuem o software previamente instalado. Porém, o número reforça o grande alcance do sistema operacional ao redor do mundo.

A Google explica que “esse componente fornece funcionalidades básicas, como autenticação para os serviços do Google, contatos sincronizados, acesso a todas as configurações mais recentes de privacidade do usuário e serviços baseados em local e de menor qualidade e com menor consumo de energia.

Os serviços do Google Play também aprimoram sua experiência com aplicativos. Ele acelera as pesquisas offline, fornece mapas mais imersivos e melhora as experiências de jogo. Os aplicativos podem não funcionar se você desinstalar os serviços do Google Play Services”.

Leia também:  Google Play Filmes e TV: o que é e como funciona

Atualizações podem corrigir o erro de “IU do sistema”

Atualizar a Play Store e o Google Play Services são formas de corrigir um erro comum em celulares Android. Se você está recebendo avisos como “IU do sistema parou” ou “Infelizmente o sistema IU parou” pode ser que as atualizações dos aplicativos já resolvam a questão.

A mensagem aparece quando há falhas na interface do aparelho (IU = Interface do Usuário). No entanto, se o problema persistir, existem outras formas de resolver a situação. Confira outras duas alternativas abaixo:

Limpar as preferências dos aplicativos

Quando existe mais de um aplicativo no seu celular que é capaz de realizar a mesma tarefa, como rodar um vídeo por exemplo, é comum que o smartphone pergunte ao usuário se ele deseja definir um software padrão para realizar aquela ação. Isso evita que toda vez você precise indicar para o celular qual app você deseja utilizar.

No entanto, essas preferências quando acumuladas podem ocasionar os bugs de interface do usuário. Para redefini-las, acesse as configurações do seu celular, toque em “Aplicativos”, no ícone dos três pontos e em seguida em “Redefinir preferências do app”.

Isso irá apagar também todas as preferências para notificações de aplicativos desativados e restrições de dados para aplicativos em segundo plano.

Remover os widgets da tela inicial

Os widgets funcionam como uma pequena amostra de algum aplicativo localizada na sua tela inicial para otimizar o acesso a determinadas funções. Pode ser um resumo dos seus alarmes, um calendário, uma previsão do tempo, uma barra de busca na internet ou um player de música, por exemplo.

Muito utilizados entre usuários Android, as opções de personalização da tela inicial vão chegar agora também aos aparelhos da Apple com o iOS 14.

Porém, limpar os widgets da sua tela pode ser uma forma de solucionar erros de interface. Cada smartphone faz isso de uma forma mas, em geral, basta arrastá-los para um ícone de lixeira ou um “X” no canto da tela após tocar e segurar sobre o widget.

Leia também: Instagram fechando sozinho? Saiba o que fazer

Atualizar Play Store: viu como é importante?

Como você pode ver, atualizar a Play Store é relativamente simples e importante de ser feito.

Para mais artigos com dicas, novidades e notícias sobre internet e tecnologia, acesse o blog do Compara Plano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *