Como ativar o Google Assistente? Confira o passo a passo!

Sabe aquela história que o cachorro é o melhor amigo do homem?  Bem, depois que você conhecer o Google Assistente, corre o risco dos felpudos ocuparem o segundo lugar do ranking. Essa ferramenta com base em inteligência artificial permite que você realize diversas tarefas apenas com comando de voz em português. Desde realizar chamadas no celular e até contar piadas! Vamos ensinar como ativar o Google Assistente.

Para quem utiliza dispositivos da Apple, como iPhone e iPad, o Google Assistente tem a mesma função da “Siri”, que cada vez mais parece com um ser humano de verdade e ajuda a realizar procedimentos por meio da sua voz nos dispositivos. É um serviço que utiliza a inteligência artificial para decifrar a sua voz e traduzir em comandos.

Para você ter uma ideia, ao ativar o Google Assistente, você pode realizar chamadas, enviar mensagens de texto e e-mails, criar lembretes, pedir uma tradução em língua estrangeira, fazer conversão de moedas e medidas, fazer cálculos. Além de consultar a previsão do tempo, pesquisar qualquer coisa no Google ou simplesmente bater um papo cabeça com a máquina.

Legal, não? São muitos recursos disponíveis. Para tudo rodar perfeitamente, é sempre interessante estar conectado à internet e a um bom plano de dados. A Claro e a TIM tem muitas opções interessantes, basta conferir. Enfim, quer saber como ativar o Google Assistente, instalá-lo e o que ele pode fazer por você?

Confira nesse post!

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Muito prazer, Google Assistente!

Em resumo, o Google Assistente é uma ferramenta fantástica. Chega a ser surpreendente, pois a máquina tem a capacidade de aprender seus hábitos e procedimentos com o uso no dia a dia. Com isso, vai criando atalhos que facilitam o trabalho na hora da execução das tarefas, tudo por meio do reconhecimento da sua voz.

Na prática, o sistema é o sucessor do Google Now e funciona de forma muito similar com a “Siri”, a assistente virtual da Apple, e da Cortana, da Microsoft, por exemplo. No entanto, diferente da “Siri”, que não funciona em Android, o Google Assistente pode rodar o iPhone.

O uso desse recurso gratuito e em português torna muitas tarefas bastante práticas e também auxilia na questão da acessibilidade. Isso porque você tem acesso aos processos apenas por meio de comando de voz, sem precisar teclar ou apertar qualquer botão. Após a instalação da ferramenta, basta você dizer “Ok, Google” e perguntar qualquer coisa ao assistente.

Veja como instalar e usar no seu dispositivo

A instalação e ativar o Google Assistente é bastante simples. Obviamente, é necessário ter uma conta da Google. Há ainda outros requisitos básicos de compatibilidade para seu smartphone ou tablet:

  • Sistema operacional Android 5.0 ou superior;
  • Google App 6.13 ou superior;
  • Google Play Services;
  • Dispositivos a partir de 1,4 GB de memória RAM;
  • Resolução de tela de 720p

Em outras palavras, em aparelhos mais antigos, você pode encontrar alguma dificuldade para utilizar o Google Assistente.

Agora, para fazer a instalação, abra o Google App e, no menu principal, vá em “Configurações”. Nesse campo, clique em ativar “Google Assistente”. Tá feito, a partir de agora você fez uma nova amizade, legal, não?

Leia também: Robôs domésticos: conheça Ballie, o robô da Samsung

Como solicitar as tarefas

Para conversar e solicitar tarefas para o seu secretário virtual, há algumas maneiras:

Pressione o botão Home do aparelho por dois segundos: uma tela será aberta e você poderá dar o comando de voz para executar uma ação.

Por comando de voz “Ok, Google”: basta você falar “Ok, Google” perto do smartphone ou tablet para chamar o Google Assistente. Mas, antes, é preciso fazer com que a ferramenta reconheça a sua voz. Para isso, vá em “Configurações” e aperte em “Voz”. Selecione “Voice match” e ative “Acessar com o Voice Match”. Pronto.

Acessar via aplicativo: é possível baixar na Play Store um app do Google Assistente. Desse modo, um ícone será criado na sua área de trabalho e basta clicar sobre ele.

Via app de terceiros: uma última opção é usar o recurso por meio de aplicativos desenvolvidos por outras empresas, que criam atalhos no seu dispositivo. Um exemplo é o Button Mapper, também gratuito.

Conheça os principais recursos do Google Assistente

Vamos dedicar agora um espaço para você ficar por dentro das principais possibilidades de uso do Google Assistente!

Fazer chamadas

É uma das funções mais básicas. Basta falar “Ligar para fulano”, “Ligar para fulana” e pronto. Não esqueça que o nome e o número da pessoa a quem você quer ligar deve estar registrado na agenda do telefone. Depois de dar o comando, é só esperar o Google Assistente fazer a ligação.

Enviar SMS ou e-mails

Você consegue enviar SMS para os seus contatos, como por exemplo “Enviar SMS para ‘pessoa’ Estou a caminho” ou “Enviar mensagem de texto para ‘pessoa’ Estou a caminho”. Da mesma forma, você pode enviar um e-mail do seu Gmail para qualquer contato, basta dizer “Enviar um e-mail para fulano” e ditar a mensagem.

Lembretes e avisos

Uma função muito útil é criar lembretes e avisos, definindo data e horário de notificação. Imagine que você está dirigindo seu carro e lembrou que precisa comprar um produto no supermercado ao final do dia, sem chance para esquecimento. Basta falar “Me lembre de comprar produto no supermercado hoje às 19h”, por exemplo. O Google Assistente será pontual: vai te alertar nessa hora.

Inclusive, falando em supermercado, é possível montar uma lista de compras. Vá falando “Coloque pão na minha lista de compras”, “Retire biscoitos da minha lista de compras” e “O que tem na minha lista de compras?”.

Tradução

Não sabe o que significa uma palavra em inglês ou em qualquer outro idioma que vier à cabeça? O Google Assistente ajuda, basta dizer “Como se diz ‘quero comprar’ em italiano” ou “Bom dia em tailandês”. Ou ainda “Como se fala ‘vou dormir’ em espanhol”.

Calculadora

Você tem dificuldade com matemática? Calma, ao ativar o Google Assistente, está tudo – ou quase tudo – resolvido. Por exemplo, pergunte “quanto é 1.456 vezes 3″ ou quanto é ‘raiz quadrada’ de 9”. Essa ferramenta é muito inteligente.

Previsão do tempo

Outra função bem legal é saber se vai chover ou se vai dar sol. Pergunte “Como estará o tempo amanhã?” ou “Vai fazer sol em São Paulo no sábado?”.

Ative o Google Assistente e apenas divirta-se!

É possível também simplesmente bater um papo com o seu secretário virtual. De repente, ele pode até fazer previsões sobre a sua vida, tal como um vidente. Brincadeiras à parte, é que quanto mais você utiliza o Google Assistente, mais a ferramenta conhece seus hábitos e costumes. Tente puxar uma conversa qualquer e seja surpreendido. De repente, pergunte “Quer casar comigo?”.

Outros pedidos comuns:

  • Dicionário;
  • Ouvir música;
  • Programar alarmes e compromissos;
  • Função GPS;
  • Pesquisas no buscador do Google;
  • Saber das últimas notícias.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: A inteligência artificial está mudando o mercado de trabalho

Google Assistente, a seu dispor!

Agora que você já conhece as principais funcionalidades do Google Assistente e como fazer a instalação, que tal conferir um pouco mais sobre hiper automação na era digital e como virou uma tendência para os próximos anos?

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *