Pular para o conteúdo

5 cursos online gratuitos para aprender a usar o Excel

notebook com curso para aprender excel

Mais de 30 anos depois de Bill Gates anunciar pela primeira vez o lançamento do seu editor de planilhas Microsoft Excel, talvez algumas pessoas se perguntem se ainda é necessário dominar a ferramenta. E a verdade é que ele continua sendo o aplicativo de planilhas eletrônicas mais famoso no mundo. O sucesso está relacionado à capacidade de expansão e adaptação do programa. Ele acompanhou o desenvolvimento dos dispositivos tecnológicos e é utilizado em grande escala, principalmente por empresas. Isso faz com que aprender Excel ainda seja uma exigência do mercado de trabalho.

Ainda assim está na dúvida se vale a pena investir tempo para aprender a dominar os recursos do editor de planilhas? Vamos te mostrar alguns motivos para se tornar um especialista nas funções básicas e listamos cinco cursos online que vão te ajudar a aprender Excel sem gastar nada com isso. Confira!

Leia também: E-book como economizar: veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias

Como aprender Excel de forma rápida

Claro que procurar um curso presencial para aprender Excel é uma boa opção se você tem tempo e dinheiro para investir em um professor.

No entanto, a maneira mais rápida, prática e barata de começar a dominar o fantástico mundo das planilhas é fazer um curso online.

São inúmeras opções no mercado, muitas são gratuitas e têm excelente avaliação de resultados. Listamos aqui cinco alternativas para você não perder mais tempo e começar logo a estudar.

Leia também: 8 sites para aprender programação de graça

5 maneiras de aprender Excel grátis

Projeto Meu Brasil

O curso de Excel da iniciativa Projeto Meu Brasil é ministrado em vídeo aulas que totalizam 28 minutos. Voltado para iniciantes são abordados aspectos básicos da ferramenta e ao final o aluno é submetido a um teste de aptidão. Se aprovado, recebe um certificado de conclusão. A qualificação é gratuita, para acessar as aulas basta fazer um cadastro no site.

Unieducar

A universidade corporativa online Unieducar é especializada em micro cursos gratuitos com certificação e possui diversas alternativas na área de informática. Os treinamentos para aprender Excel são de nível básico, intermediário e avançado e cada módulo possui quatro horas de aulas. Na página, há ainda opções pagas com carga horária mais longa e outras opções de material.

Fundação Bradesco

A escola virtual da Fundação Bradesco oferece de graça cursos de Excel nos níveis básico, intermediário e avançado.

Atualmente estão disponíveis Excel 2007 nos três níveis, Excel 2010 básico ou avançado e, recentemente, foi lançado o Excel 2016 básico. A idade mínima para ingressar no curso, que tem duração de 15 horas, é de 14 anos. Fora isso, não há nenhum pré-requisito.

Para matricular-se basta fazer um cadastro simples no site. A partir da matrícula você terá 30 dias para concluir e estudo e receber o seu certificado.

Cursos iPed

Nesta escola online você poderá aprender Excel em um curso gratuito de introdução à ferramenta com carga horária de 10 horas.

Nas aulas são ensinadas as funções básicas e também algumas mais avançadas do editor. Você pode optar também por fazer versões pagas do curso, com diferença no nível de ensino e aprofundamento dos conceitos e práticas.

Videoaulas da Microsoft para aprender Excel

Nossa última sugestão para você aprender Excel vai diretamente na fonte da ferramenta. A Microsoft, desenvolvedora do programa, possui em sua página oficial uma área de suporte com treinamentos de Excel.

As aulas estão divididas por funções  das planilhas e na página e estão disponíveis tutorias em passo a passo e vídeos.

Além disso, você pode baixar modelos dos recursos aprendidos para visualizá-los e colocá-los em prática. Há muito material em português e alguns vídeos estão em inglês. Ainda assim, mesmo o material em inglês é bastante didático.

Leia também: Saiba qual o melhor plano de celular com redes sociais ilimitadas

Como surgiu o Microsoft Excel?

O editor de planilhas Excel faz parte do pacote Office da Microsoft que surgiu com ferramentas para atender demandas de empresas, como editor de documentos, apresentação gráfica e gerenciador de e-mail. Seu lançamento aconteceu em 1988 por Bill Gates durante um evento em Las Vegas.

Desde então muitas atualização foram lançadas até chegar ao Office 365 ProPlus, versão conectada à nuvem, e ao último Office 2019, que mantém o padrão de versão local. Nestes últimos as planilhas do Excel ganharam aprimoramento das fórmulas e gráficos e recursos mais avançados de análise de dados.

Ao longo do tempo, os programas que eram exclusivos do sistema operacional Windows passaram a ser disponibilizados para computadores da Apple. E, com a popularização dos dispositivos móveis, também ganharam versões compatíveis com os sistemas operacionais de tablets e smartphones.

A última inovação passou pela versão na nuvem. Nela os aplicativos podem ser acessados diretamente pela internet, sem que estejam instalados no aparelho.  

5 motivos para aprender Excel

Seja por razões profissionais ou simplesmente para organizar melhor temas da sua vida pessoal, não faltam motivos para aprender Excel. Veja alguns deles.

Diferencial no currículo

Apesar de toda a popularidade do editor de planilhas da Microsoft, ainda é comum que as pessoas cheguem ao mercado do trabalho sem saber executar as suas funções.

Ao abrir o programa, aparentemente são apenas planilhas simples de mexer. Talvez por isso muita gente pense que não é necessário aprimorar o conhecimento.

No entanto, o Excel oferece recursos incríveis que nem podemos imaginar. A habilidade de dominar essas ferramentas mais avançadas é que fazem a diferença no currículo na hora de buscar uma vaga de trabalho.

Em uma análise realizada pelo site Guia do Excel, em um universo de 204 ofertas de emprego anunciadas na plataforma Linkedin, 123 pediam algum conhecimento no editor de planilhas.

A pesquisa foi abrangente em termos de áreas de trabalho e concluiu que dessas oportunidades de emprego 60% exigiam nível avançado no domínio do Excel.

Aumento de salário

Se você não está procurando emprego, mas busca alcançar cargos mais altos na empresa em que trabalha, vale a pena averiguar a importância de aprender Excel dentro da sua área de atuação.

Em geral, as planilhas de controle são necessárias em todos os setores de uma empresa. Isso faz com que um funcionário que domine a ferramenta seja valorizado por dar suporte no controle de todas as áreas.

Talvez você não tenha isso claro, mas dominar os recursos avançados do Excel irá permitir que você enxergue melhor as necessidades da companhia. Com isso será possível prever problemas e adiantar soluções, visualizar oportunidades, reduzir custos e fazer entregas com mais precisão e riqueza de dados.

Tratamento e análise de dados

Uma das características mais marcantes do Excel é a flexibilidade.

Com ele é possível criar controle e automação das mais variadas maneiras, conforme a sua necessidade.

Mas o editor vai muito além disso e permite que você importe dados provenientes de diferentes fontes e faça conexões e cruzamentos entre eles. Para isso basta que o arquivo esteja em uma das extensões CSV, TXT ou XLSX. Antes essa tarefa só era possível através de trabalhos realizados por profissionais da área de TI.

Economia de tempo

Todo mundo conhece o clichê que tempo é dinheiro. Se isso é verdade, aprender Excel vai permitir que você aumente a sua produtividade e rendimentos através da automatização, controle e projeção de dados.

Por meio de uma ferramenta, chamada em inglês de Visual Basic for Application, as planilhas de Excel permitem que você automatize ações de rotina que você costuma realizar manualmente de forma repetida. Com isso, naturalmente, você irá ganhar tempo.

O nível de funcionalidade da ferramenta é tão alto que você poderá transformar ações tediosas em tarefas que necessitam de apenas um clique.

Mais comodidade no dia a dia

Mesmo que você não encontre tanta utilidade para o Excel na rotina de trabalho, o editor pode ser um grande aliado na organização da sua vida pessoal.

Aprendendo a usar os recursos do programa você poderá desenvolver uma planilha para registrar as despesas da sua família e com ela organizar o orçamento doméstico.

Com organização dos números e gráficos detalhados de despesas e receitas, você poderá tornar viável, por exemplo, metas e sonhos individuais ou em família.

Gosta de ler dicas e novidades sobre o mundo da tecnologia? Fique ligado no nosso blog para estar sempre bem informado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *