Pular para o conteúdo

6 apps para encontrar pessoas e buscar relacionamentos

  • por

Nem só de Tinder vivem ou surgem os relacionamentos da internet. O aplicativo é um dos mais utilizados nos últimos anos para paquera e encontros, com mais de 3 milhões de downloads e 30 bilhões de matches. Mas além dele existem outros apps para encontrar pessoas, como o Badoo, o MeetMe, o Tagged, o LOVOO e o Happn.

Quer saber como eles funcionam e os diferenciais de cada plataforma? Então, continue a leitura.

Apps para encontrar pessoas e buscar relacionamentos

Nos últimos anos, o número de casais que se conheceram por redes sociais e aplicativos de relacionamento tem aumentado bruscamente. De acordo com uma pesquisa divulgada pelos sociólogos Michael Rosenfeld e Sonia Hausen da Universidade de Stanford e Reuben Thomas da Universidade do Novo México, desde 2009 esse número praticamente dobrou nos EUA.

Cerca de 39% dos casais heterossexuais que se uniram no país em 2017, se conheceram online. No caso dos casais do mesmo sexo, a porcentagem foi de 60% também em 2017. Ou seja, os aplicativos e redes sociais são cada vez mais aceitos como meio para conhecer novas pessoas e estabelecer relacionamentos amorosos.

Leia também: Sites de relacionamento: os 6 principais sites brasileiros de encontros

Aumento no número de relacionamentos digitais

O estudo “How Online Dating in the United States displaces other ways of meeting” (Como o namoro online nos Estados Unidos substitui outras formas de encontro), indica que a proporção de pessoas que se conheceram online e que eram desconhecidas até então, aumentou de 81% em 2009, para 90% em 2017.

A publicação também indica que não há uma tendência maior de separação entre os casais que se conheceram online do que daqueles que se conheceram pelos meios tradicionais.

Outras pesquisas indicam que os novos relacionamentos online geraram mais casamentos interraciais, entre pessoas de diferentes religiões, níveis de educação e idades.

Essas mudanças de comportamentos e a aceitação cultural dos relacionamentos digitais também têm impulsionado o surgimento de novos aplicativos e plataformas específicas para encontros.

Embora algumas ferramentas tenham mais sucesso no Brasil, como o caso do Tinder e Badoo, existem outros aplicativos de localização de pessoas que permitem fazer novas amizades e relacionamentos.

Apps para encontrar pessoas

A seguir, listamos 6 apps para encontrar pessoas. Confira!

1. Badoo

O Badoo é uma das plataformas digitais mais antigas para conhecer pessoas e buscar novos relacionamentos. Funciona de modo semelhante às redes sociais, porém o objetivo é exatamente conhecer pessoas que vivem na mesma região, mas que ainda não se encontraram por acaso.

A partir das informações fornecidas pelo usuário, são indicados contatos com gostos e ideias semelhantes, nas áreas mais próximas – aumentando as chances de iniciar uma nova conversa.

O bate-papo acontece apenas se as duas pessoas aceitaram trocar mensagens, tal como no Facebook. Assim, se ao analisar o perfil da pessoa interessada, uma das partes identificar informações que não são do seu interesse, poderá rejeitar o contato.

Vale destacar que apesar de ter alguns recursos pagos, o Badoo trabalha com vários recursos gratuitos que permitem identificar e conhecer novas pessoas.

Ao todo a ferramenta possui mais 400 milhões de usuários no mundo, com várias histórias de sucesso e depoimentos de usuários que conquistaram novas amizades e relacionamentos amorosos.

2. MeetMe

O MeetMe é um aplicativo que também permite localizar e conhecer pessoas da mesma região que o usuário. Ele realiza a busca por GPS e permite fazer o login com a conta do Facebook.

No Brasil, o app para encontrar pessoas é bastante utilizado em São Paulo, mas também permite o cadastro de pessoas de qualquer cidade do país. Ao todo, são mais de 100 milhões de usuários no mundo. 

A interface do MeetMe é simples e intuitiva. Entre os destaques da ferramenta está a possibilidade de enviar mensagens gratuitamente para outros usuários (uma vez que alguns apps de relacionamento cobram pelo envio). Após realizar o login inicial, basta iniciar a busca por novos contatos.

Ao identificar alguém de interesse, é só clicar sobre o perfil, e iniciar a troca de mensagens. O app também permite realizar conversas de vídeo com outros usuários.

3. Tagged


O Tagged é um aplicativo para localizar amigos e fazer novas amizades e relacionamentos. O app permite buscar pessoas por região, idade e gênero. Um dos recursos mais bacanas é o jogo Pets, que funciona atrelado ao Tagged, e permite interagir com outros usuários.

Funciona como uma competição onde é possível comprar, vender ou possuir outros membros por meio de uma representação com animais. Assim, ao comprar, vender ou conquistar novos animais, o usuário passa a interagir com outros donos de pets.

A ferramenta tem mais de 300 milhões de usuários em todo o mundo, com elementos gratuitos e pagos.

4. LOVOO

Assim como os demais aplicativos, o LOVOO é uma ferramenta que permite conversar com novos contatos, e buscar pessoas pela região, idade e gênero. O termo LOVOO vem das palavras em inglês love e live (amor e vida). O aplicativo é bastante prático e pode ser integrado ao Facebook.

A plataforma permite enviar fotos e transmitir vídeos, tal como os stories do Instagram e Facebook. Assim, o usuário pode receber presentes virtuais e criar uma comunidade de seguidores e fãs. Ao todo, a plataforma registra mais 35 milhões de matches e 250 milhões de mensagens por mês.

5. Happn

Um outro aplicativo que tem feito sucesso é o Happn, que permite identificar quem são as pessoas que passam por você ou que estão mais próximas.

O aplicativo funciona em tempo real e facilita o contato com as pessoas que você se sente atraído na rua, no metrô ou outro qualquer lugar, mas que não tem coragem de falar. Com o aplicativo basta verificar se a pessoa também faz parte do Happn e enviar o primeiro “oi”.

A partir daí, se a outra pessoa responder com um “oi”, é estabelecida a primeira relação com o crush. Vale destacar que o aplicativo é gratuito com recursos pagos, como o “oi”.

6. Tinder

Por fim, um dos aplicativos de relacionamentos mais populares dos últimos tempos, é o Tinder, responsável por mais de 30 bilhões de Matches no mundo todo. Estima-se que por dia ocorram mais de 26 milhões de matches na rede.

De modo geral, o aplicativo é gratuito, mas conta com recursos premium que permitem ampliar as chances de conhecer e encontrar alguém interessante na plataforma.

Na prática, no Tinder o usuário vai visualizando a foto de perfil de outras pessoas, e se gostar dá um match. Se a outra pessoa também dar o match, então é possível iniciar uma conversa. Veja mais como utilizar o Tinder neste link.

Em resumo…

Todos os aplicativos para conhecer novas pessoas indicados anteriormente estão disponíveis para smartphones Android. Para realizar o download basta acessar a Google Play, baixar os apps para encontrar pessoas e dar início a busca por novas amizades e relacionamentos.

Você sabia que já existe um protótipo de um aplicativo inspirado no Tinder, mas voltado a pessoas com posicionamento político voltado para a esquerda? Saiba mais sobre o PTinder neste link.

Quer conhecer outros aplicativos e as principais novidades da internet? Então, acompanhe nossas publicações e fique por dentro das principais tendências e tecnologias do setor.   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *