Pular para o conteúdo

Quais os melhores apps de controle remoto

Acionar a televisão pelo celular é uma saída quando se perde o controle remoto. Ou ainda,  quando você vai se hospedar em um hotel e se depara com um controle sem pilhas, por exemplo. Para ganhar tempo e não se incomodar com situações como essa,  vale a pena conhecer os apps de controle remoto para televisão.

Neste post vamos explicar para quais aparelhos estes aplicativos são compatíveis, como utilizá-los e, claro, dar dicas de opções para controlar a TV pelo celular.

Leia também: Google Play Filmes e TV: o que é e como funciona

Quais aparelhos de televisão são compatíveis com apps de controle remoto?

Se o seu celular tiver um sensor infravermelho fica mais fácil utilizar o smartphone para controlar a televisão. Neste caso, o aparelho de TV que você vai controlar não precisa ter conexão à internet ou bluetooth para receber os comandos. Neste caso, basta escolher o aplicativo mais adequado.

Caso o seu celular não tenha um sensor infravermelho, continue lendo este post que nós também vamos mostrar opções para esta situação.

Sobre os aparelhos de TV que podem ser controlados por um aplicativo, é preciso ficar atento ao aplicativo a ser escolhido. Alguns apps emparelham com os modelos de televisão mais antigos e outros são compatíveis somente com as Smart TVs.

Aplicativos universais

Os aplicativos de controle remoto universais são aqueles que podem ser utilizados independentemente do modelo da TV. Confira algumas opções:

Sistema operacional Android

AnyMote Universal Remote +WiFi

Esse aplicativo está disponível para diversos modelos de televisão, já que aproveita o emissor infravermelho. Não é necessário que a televisão tenha conexão de rede. Sendo assim, ele funciona com vários modelos mais antigos, mas também oferece conexão sem fio para modelos mais modernos. É compatível com vários modelos da Samsung, LG, Philips e Sony.

Easy Universal TV Remote

Como o próprio nome sugere, este é considerado um dos apps mais simples da lista. A vantagem é que ele deixa você controlar TVs de mais de 100 marcas diferentes, que possuem modelos conectados à rede, seja via cabo ou sem fio. Este app de controle remoto pode ser usado caso o seu smartphone não possua sensor infravermelho.

Peel Universal Remote TV Guide

Além de ser uma opção em relação ao controle remoto (temporariamente) perdido, este app recomenda outros programas similares ao que você está assistindo. A desvantagem, porém, é que ele possui um suporte limitado, geralmente compatível com modelos conectados mais novos.

Leia também: Melhores planos de TV em 2019

Sistema operacional IOS

Ezzi TV

O app funciona com a maioria das marcas de Smart TV e AppleTV.

  Aplicativos de controle remoto específicos para IOS

Para transformar o seu iPhone em um controle remoto é necessário ter uma Smart TV ou então uma televisão conectada à internet.

Os smartfones da Apple não possuem um sensor infravermelho. Neste caso, você precisa avaliar qual o app ideal para cada equipamento de TV que pretende controlar. Vale procurar na App Store a marca e talvez o modelo do seu equipamento para ver se há um aplicativo compatível.

Listamos as marcas de TVs e, ao lado, os aplicativos para iOS:

  • Samsung: app Smart View. Se você tem alguma TV da Samsung pode usar o Smart View.  Ele é capaz de controlar a televisão e de espelhar o que está passando nela no seu celular.
  • Panasonic: app TV Remote 2. O aplicativo funciona com a maioria das TVs de tela plana da Panasonic, fabricadas a partir de 2011. Como o controle está no seu celular, você consegue arranjar as teclas de outra forma e digitar de um jeito mais fácil.
  • LG: app TV Remote. Um dos recursos mais interessantes deste aplicativo é o QuickMemo. Com ele você faz um screenshot da tela e compartilha nas redes sociais. O TV Remote permite controlar diversas televisões da marca, mas é compatível apenas com TVs fabricadas a partir de 2012.
  • Philips: app MyRemote. Com esse app, você também pode espelhar a tela da televisão no seu celular. Ainda, pode usar o controle do seu celular para digitar textos e acessar menus do que está disponível na programação.
  • Sony: app Video & TV SideView. O aplicativo de controle remoto da Sony é compatível com a maioria das Smart TVs da marca. Oferece vários layouts para você controlar vários menus da TV.

Como emparelhar um app de controle remoto com a TV

Vamos tomar como exemplo o aplicativo Peel Universal Smart TV Remote Control, do sistema operacional Android. Ele é uma versão mais avançada do que o Peel Universal Remote TV Guide.

Para emparelhar a sua televisão com este aplicativo, siga os seguintes passos:

  1. Conecte o smartphone e a smart TV na mesma rede Wi-Fi;
  2. No Android, baixe o aplicativo Peel Universal Smart TV Remote Control através da Google Play;
  3. Ligue a televisão e abra o aplicativo que acabou de baixar no Android;
  4. Clique em iniciar, digite o CEP de onde está e selecione a operadora de internet que utiliza;
  5. Toque no ícone amarelo representado por um “controle remoto” e clique no “botão de volume”;
  6. Entre com o código que aparece na TV no Android e toque em “Pair”.

Ao utilizar o celular como controle remoto, o alcance para enviar o comando é maior do que em um controle convencional. Só um detalhe: o aplicativo não consegue ligar a TV, apenas desligá-la.

Além disso, o Peel Universal Smart TV Remote Control traz um guia de programação de acordo com a operadora escolhida durante a configuração, sendo possível até definir lembretes para não perder um programa. Para que esta opção funcione corretamente é necessário que a TV esteja configurada para navegar diretamente nos canais da TV a cabo.

Conclusão

Apesar de termos focado nos aplicativos que podem ser usados como controle remoto de TV, é válido destacar que a maioria deles é projetado para controlar outros aparelhos, como o ar condicionado, ventiladores, acender e apagar as luzes.

Pelo sistema operacional Android é oferecida uma quantidade maior de aplicativos que podem ser considerados universais. Já para o sistema IOS, é necessário que os apps para controlar TVs sejam consultados conforme especificidades, como a marca e até modelo do aparelho televisivo.

Por isso, é importante investir um tempinho pesquisando alguns detalhes técnicos referentes à compatibilidade da sua TV e do seu celular ou tablet. Caso contrário, a tentativa de utilização destes apps, desenvolvidos para facilitar o seu dia a dia ou resolver algum problema temporário, poderá virar um estresse ainda maior do que não encontrar, na hora certa, o controle remoto original da televisão.

Confira outros conteúdos ligados à tecnologia e TVs no blog do Compara Plano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *