Apple Arcade: o serviço de jogos por assinatura

O primeiro serviço de games por assinatura da Apple foi anunciado no início de 2019 e finalmente está disponível para iPad, iPhone, Apple TV e computadores Mac. A plataforma Apple Arcade foi disponibilizada no mês de setembro junto ao lançamento do novo sistema operacional iOS 13 e oferece mais de 100 jogos ilimitados compatíveis com todos os aparelhos da marca.

O download do aplicativo pode ser feito gratuitamente pela Apple Store, e a assinatura mensal custa R$9,99. Por esse valor, você tem acesso a todos os games disponíveis na plataforma, além dos que forem adicionados futuramente.

Confira neste artigo mais detalhes sobre o Apple Arcade e como usá-lo.

Leia mais: Saiba como comprar jogos baratos na internet!

Tendência de mercado voltada para jogos

O investimento em games é cada vez maior, e constantemente surgem novidades no setor. O mercado de jogos eletrônicos é gigante e cheio de oportunidades. Ignorar essa tendência é ficar para trás, e grandes marcas da tecnologia estão cientes disso.

Tanto que, em 2019, além da Apple, a Google também lançou a sua própria plataforma de games. O serviço de assinatura Google Play Pass é exclusivo para sistema operacional Android e oferece um catálogo ilimitado com mais de 350 games.

 

O que é o Apple Arcade

A plataforma de games exclusiva para usuários Apple chegou ao mercado com grande expectativa e a promessa de atender a uma demanda latente.

O serviço disponibiliza jogos originais e novos de desenvolvedores independentes. Ademais disso, contempla títulos dos principais estúdios da categoria e de criadores consagrados no mercado.

Conforme anúncio da marca, os jogos presentes na plataforma foram selecionados para atender a todas as idades. As bases de avaliação foram diversão, originalidade, criatividade e qualidade.

Nomes de desenvolvedores conhecidos pelos gamers, como Ken Wong, Hironobu Sakaguchi e Will Wright, já são encontrados entre os games disponíveis.

O Apple Arcade é oferecido em 150 países, e seus jogos podem ser acessados facilmente pela Apple Store. Na loja da marca há uma aba voltada especialmente para o serviço.

 

Sem anúncios e compras adicionadas

Um ponto positivo do Apple Arcade é o cuidado com a privacidade e a experiência do usuário. Os jogos não possuem anúncios, publicidade rastreada ou compras adicionais.

Para que isso seja possível, a Apple informa que está ajudando com os custos de desenvolvimento dos jogos.

Com o objetivo de conseguir competir com a infinidade de jogos gratuitos disponíveis na Apple Store, a marca aposta em grandes nomes. Por isso, o serviço tem jogos de grandes estúdios como Bossa Studios, Cartoon Network, Annapurna Interactive, Finji, Giant Squid, LEGO, Konami, entre outros.

Para estimular a experimentação do serviço, a Apple oferece a possibilidade de dividir o perfil sem custo adicional. Por meio do compartilhamento familiar, a conta pode ser utilizada por até seis pessoas.

 

Jogos offline e com controle

Um dos recursos interessantes do Apple Arcade é a possibilidade de se descarregarem os jogos para jogar offline. Além disso, é possível começar um game em um aparelho, salvar ao sair e seguir jogando em outro dispositivo do ponto em que parou.

Como o serviço pretende atender também a usuários de computadores Mac e da Apple TV, muitos dos games têm suporte para controle sem fio, como os de Xbox One e PlayStation 4. Isso melhora a experiência do jogador.

 

Aparelhos compatíveis com o Apple Arcade

A plataforma de games da Apple é compatível com a maioria dos aparelhos. Então, basta ter instalada a última versão do sistema operacional referente ao dispositivos. Ou seja, iOS 13 para iPhone, iPadOS 13 para iPad, tvOS 13 para Apple TV e MacOS Catalina para computadores Mac.

Veja a lista completa de dispositivos compatíveis com o Apple Arcade:

 

Como assinar o Apple Arcade

Depois de baixar a instalar o aplicativo do serviços de games, você deve fazer login no seu perfil Apple. O pagamento da assinatura pode ser feito com o mesmo cartão de crédito cadastrado para pagamentos do iCloud e de outros apps.

O primeiro mês de uso da plataforma, entretanto, é gratuito. Você pode utilizá-la sem pagar por 30 dias e cancelar a assinatura, se não gostar. Se não houver cancelamento, porém, a cobrança será feita automaticamente através do método de pagamento informado.

Leia tambémJogos que não precisam de internet para o celular

 

Jogos baixados

É importante saber, antes de começar a usar o Apple Arcade, que os jogos da plataforma não rodam em streaming. Eles são baixados nos dispositivos, o que permite o acesso sem internet, por exemplo. Por isso, é essencial ter espaço livre na memória do aparelho para poder usufruir do serviço.

 

Navegação

A interface da plataforma é de simples compreensão e boa usabilidade. A navegação é facilitada pela organização em categorias. Através dos menus, você pode escolher com apenas alguns toques. Basta eleger entre as opções como Jogos para iniciantes, RPG, Aventura, etc.

Outro recurso de navegação interessante, principalmente para pais que desejam compartilhar o serviço com os filhos, é o controle parental. Com ele é possível limitar o acesso a determinados títulos e, ainda, configurar um limite de tempo de uso do aplicativo.

Leia maisNotebook gamer: vale a pena comprar um?

 

Novos jogos serão adicionados ao serviço

A empresa não confirmou datas de lançamentos nem quantidade de games que serão adicionados. No entanto, a promessa é de a plataforma seja atualizada constantemente com novos títulos.

Para isso, intensificou o trabalho colaborativo com diversas desenvolvedoras. No site oficial da plataforma, há uma nota chamando desenvolvedores que tenham games inéditos e inovadores.

A proposta da marca é conhecer projetos, estabelecer parcerias para a concretização dos jogos e acelerar os que considerar mais interessantes para o serviço.

Confira alguns jogos que estão disponíveis no serviço de assinatura:

  • Shinsekai Into the Depths – Capcom
  • Sonic Racing – SEGA®  e HARDlight
  • Sayonara Wild Hearts – Annapurna e Simogo
  • LEGO Brawls – LEGO e Red Games Co.
  • Where Cards Fall – Snowman e The Game Band
  • What The Golf? – Fun Plus e Triband
  • Kings of the Castle – Frosty Pop
  • Grindstone – Capybara Games

 

Se você ainda está avaliando opções para determinar qual o melhor serviço de games disponível, saiba que nós já preparamos alguns conteúdos nesse sentido.

Portanto, você pode conhecer um pouco mais sobre o Tim Games, serviço de assinatura de jogos da Tim, ou o Claro Gaming, serviço da Claro que ainda conta com planos de internet otimizada para gamers. Quer mais?

Se você deseja ficar por dentro do mundo da tecnologia, então não perca nenhum conteúdo do nosso blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat