Pular para o conteúdo

App para fazer memes: confira a nossa lista com os 5 melhores

Procurando um app para fazer memes? Separamos uma lista com 5 exemplos para você baixar no seu celular ou tablet e encontrar imagens prontas ou produzir as suas. São softwares leves e simples com galerias de imagens e áudios dos principais virais da internet para você compartilhar nas suas redes sociais e aplicativos de mensagem.

Ao final do artigo você confere também de onde surgiram os memes, como eles são usados atualmente e também os cuidados ao se reproduzir um, afinal aquilo que parece uma brincadeira pode ter uma natureza ofensiva.

Aviary Photo Editor

O Aviary é um editor de fotos completo disponível para colocar efeitos, realizar ajustes, redimensionar e personalizar as imagens da sua galeria. Entre as ferramentas que o software oferece estão: filtros e efeitos prontos, aperfeiçoamento inteligente, recorte, correção de luminosidade, contraste, saturação e nitidez, desenho sobre as imagens, remoção de olhos vermelhos, eliminação de imperfeições, clareamento dos dentes e, claro, texto.

Com a função de adição de texto você pode inserir até duas frases, uma na parte superior e outra na parte inferior. Depois basta salvar o resultado e fazer o download para a galeria do seu smartphone ou compartilhar nas suas redes sociais. Com o Aviary você tem não apenas um criador de memes, mas também uma ferramenta de edição para dar um upgrade nas suas fotografias.

Leia tambémSaiba como criar filtros Instagram

Meme Generator Free

O Meme Generator Free é um app para fazer memes que dispõe de um banco de conteúdo com mais de 700 imagens gratuitas. Você pode escolher entre os memes prontos e trabalhar em cima deles ou fazer o upload de imagens da sua galeria e criar o seu. 

O software é um dos mais conhecidos da lista e também um dos mais bem avaliados entre os usuários. Seu principal diferencial é a opção de colagem de fotos, mas também possui funções como stickers, personalização das fontes e da posição das frases, criação de listas, filtros clássicos na criação de memes, entre outras. 

O aplicativo ainda possui uma função “exemplo”, que dá o contexto de como usar o meme àqueles usuários que não estão familiarizados com as imagens. Sem dúvida, é a opção da lista mais completa e ao mesmo tempo com uma interface amigável e simples de utilizar.

Best Meme Generator by Memeful

O Best Meme Generator by Memeful também é um dos mais conhecidos apps para fazer meme. A biblioteca de imagens do programa é extensa, com um vasto banco de opções para você exercitar a sua criatividade e divertir seu grupo de amigos.

O gerador de memes da Memeful conta ainda com uma galeria de conteúdo criado por outros usuários do aplicativo, na qual você pode pesquisar pelos registros e encontrar memes prontos. Aqui também é possível fazer upload das suas próprias fotos e criar memes sobre elas.

O ponto fraco é que, apesar de gratuito, o app está disponível apenas para iOS, na App Store, e não mais para Android.

Meme Creator – Gentoozero

O app para fazer memes da Gentoozero é uma opção similar aos concorrentes. A interface é um pouco menos intuitiva, e o excesso de publicidade pode atrapalhar, mas o software possui as mesmas funções de edição, como customização do texto e do contorno, e uma galeria com mais de 600 imagens sem marca d’água.

O diferencial da ferramenta está na função de combinar as peças na horizontal ou na vertical, abrindo espaço para a possibilidade de memes mais complexos. Concluindo a sua edição, você faz o download da imagem diretamente para sua galeria. Ainda, é possível compartilhá-la diretamente do editor para Facebook, conversas do WhatsApp, Instagram e outros aplicativos. 

Botão de Memes

Outra opção divertida e sonora é o app “Botão de Memes”. A plataforma é assinada na Google Play Store por Deodoro Júnior e já possui mais de 1 milhão de downloads. Trata-se de uma biblioteca de sons que viraram meme nos últimos anos. 

Da risada famosa do Carlos Alberto de Nóbrega ao “Olá, Marilene”, você toca nos botões e ouve os momentos icônicos que viralizaram na internet. Ao segurar o botão, é possível fazer o download do arquivo de áudio para uma pasta do smartphone. Além disso, segurando cada sticker você também pode compartilhar o som por WhatsApp, por exemplo, e ainda assistir ao vídeo original do qual o meme surgiu. 

Leia mais: Google Assistente: 10 funções e dicas para usar

De onde veio o meme?

A palavra “meme” foi utilizada pela primeira vez no livro “o Gene Egoísta”, do biólogo e escritor Richard Dawkins. O livro foi publicado em 1976, e o termo era parte do seu argumento sobre um tipo de molécula replicadora. Dawkins criou o termo com o objetivo de instigar a reflexão sobre a aplicação de alguns princípios darwinianos sobre a evolução.

Assim como o gene é entendido como uma unidade de informação genética, o meme seria uma unidade de informação cultural. O biólogo buscou inspiração no termo grego mimesis, que significa imitação. Essa unidade pode ser considerada uma replicadora de uma ideia específica ou de um conjunto mais complexo de ideias.  

Uma maneira de utilizar alguma vestimenta que se espalha entre alunos de uma escola e uma piada contada entre amigos que adquire um significado próprio entre aquele grupo de pessoas são exemplos do que seria a unidade de Dawkins. Com o desenvolvimento da internet, e principalmente das redes sociais, o termo acabou sendo adotado e amplamente difundido no meio digital.

Hoje o meme diz respeito a piadas, situações e acontecimentos que, por sua vez, fazem alusão a algo engraçado que viralizou na internet. Pode surgir de programas de televisão, vídeos amadores, jogos, entrevistas, dentre outras inúmeras origens possíveis. 

O outro lado dos memes

Débora, de 15 anos, em 2012, virou meme após postar uma selfie em seu Facebook com o óculos do seu primo durante uma confraternização da família. Em 2019, em entrevista à BBC Brasil, a jovem relatou que saiu da escola e chegou a tentar suicídio devido ao assédio e ao racismo que sofreu desde a viralização da sua foto.

Assuntos, acontecimentos, vídeos e imagens viralizam na internet por várias razões, na maioria das vezes em uma velocidade que foge completamente do controle de quem os publicou originalmente. Por essa e outras razões, certos memes apresentam um lado nocivo e perigoso, que passa despercebido por alguns usuários na internet, os quais, pelo distanciamento da origem da piada, compartilham as fotos e os vídeos sem refletir sobre eles.

Por outro lado, tendências virais como a dança do “Harlem Shake”, em 2013, possuem um caráter mais inofensivo. A coreografia improvisada foi replicada milhares de vezes ao redor do mundo, e das formas mais criativas. Ainda assim, o fenômeno custou o emprego de algumas pessoas que tiveram a não tão brilhante ideia de praticar o Harlem Shake em seus locais de trabalho.

Outra aplicação muito comum dos memes está na publicidade. O apelo de alguns virais não passou despercebido por quem trabalha com marketing. A Telecine, por exemplo, aproveitou o simples vídeo de uma câmera de segurança que flagrou uma mulher sendo “engolida” por um portão eletrônico. O vídeo fez tanto sucesso que a empresa contatou a “vítima” e produziu um comercial:

Entretanto, a linha do humor na internet é tênue, e um resultado pedante pode saturar o assunto e desagradar aos usuários. É um risco e um tiro que pode sair pela culatra. Visões múltiplas e diversificadas podem ajudar a evitar problemas na produção de peças publicitárias inspiradas em memes.

Fique de olho

Assim como essa seleção de app para fazer memes, aqui no blog do Compara Plano você encontra artigos sobre os mais diversos assuntos relacionados à internet. São conteúdos diários sobre as novidades e tendências de tecnologia, direito do consumidor, pacotes e planos das operadoras, dicas sobre smartphones e outros aparelhos, listas de recomendações, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *