App Nubank: veja os cuidados que você deve ter ao usar o banco virtual

Os bancos digitais estão mudando a forma de gerir o dinheiro. Para isso utilizam aplicativos que tornam a vida dos clientes mais simples e oferecem vantagens exclusivas, como o cartão de crédito sem anuidade. No Brasil uma das referências no segmento é o app Nubank, que possui mais de 15 milhões de clientes.

Esses bancos, no entanto, também possuem regras e códigos de conduta que garantem a segurança financeira das operações e do próprio cliente. Neste artigo vamos falar sobre os cuidados que você deve ter com sua conta e seu app Nubank. Confira!

Leia mais: Saiba o que são as fintechs e por que ganham mercado

Nubank é pioneira em serviços financeiros online no Brasil

A Nubank é uma startup fundada em 2013 em São Paulo, pioneira em serviços financeiros online no país. O seu primeiro produto chegou ao mercado em 2014 e em apenas alguns meses se tornou um grande sucesso.

O cartão internacional Nubank com bandeira Mastercard não cobra anuidade nem taxas e é gerenciado totalmente online por meio do aplicativo da empresa. O app Nubank está disponível gratuitamente para sistemas operacionais Android e iOS.

A marca cresceu tão rapidamente que, em 2017, lançou mais novidades. Primeiro foi um serviço de pontos, o Nubank Rewards, com o qual o cliente acumula benefícios e pode realizar trocas por produtos e serviços.

Em seguida chegou ao mercado a Nuconta, uma conta totalmente digital com cartão de débito e rendimento superior ao da poupança. Em menos de dois anos, o serviço já é usado por mais de 12 milhões de brasileiros.

Expansão internacional

Finalmente, em 2019, começaram a ser liberados empréstimos para alguns clientes selecionados. Nesse ano a empresa também anunciou a expansão e começou a montar novas sedes em outros dois países. Em 2020 o app Nubank deve estar disponível com todos os seus benefícios para clientes de México e Argentina.

Cuidados importantes ao usar o app Nubank

Todo esses crescimento e expansão dos serviços Nubank são consequência de uma credibilidade construída desde o seu lançamento há pouco mais de cinco anos.

O serviço financeiro digital conquistou os brasileiros por oferecer simplicidade e liberdade. Entretanto, também tem uma série de regras que você deve seguir como cliente. E essas exigências garantem que todo o sistema funcione com segurança, tanto para seus usuários, quanto para a empresa.

Confira alguns dos cuidados que você deve ter ao usar o app Nubank para usufruir tranquilo de todos os seus benefícios.

O que você não pode fazer com o app Nubank

Alguns detalhes básicos, mas importantes, garantem que a sua relação como cliente do banco digital funcione. Vamos começar falando de alguns requisitos para poder usar os serviços online.

Não ter um celular com configurações atualizadas para rodar o aplicativo

Essa exigência parece apenas um detalhe simples, mas é imprescindível. Afinal, se todo o banco está no aplicativo, o seu acesso à plataforma precisa estar garantido. Tanto que esta regra está descrita no contrato de uso que é proposto ao cliente assim que ele começa a usar o app.

No documento está explícito que a empresa se compromete em garantir o funcionamento de todos os serviços desde que o usuário esteja sempre com a versão mais recente instalada. Para isso, é necessário que o seu aparelho celular tenha uma configuração mínima que permita essa atualização de versões e acompanhe as novidades que a Nubank tem a oferecer.

Usar o app Nubank para realizar operações proibidas por lei

Um exemplo claro dessa regra do app Nubank é o uso do cartão para fazer apostas em casas e sites de jogos de azar, prática proibida por lei no Brasil.

Essa exigência segue a legislação brasileira e também atende a uma regulamentação da Mastercard. A rede tem critérios internacionais para proteger o crédito e o câmbio.

Se o cliente tentar realizar uma transação desse tipo, a operação poderá ser negada e o cartão e a conta poderão ser cancelados pela Nubank.

Veja também quais são as vantagens e desvantagens dos serviços Nubank.

Pagar fatura com carteira virtual

O uso de carteiras virtuais externas não é permitido para o pagamento da sua fatura Nubank. Isso acontece porque a prática acaba adiando a quitação do valor e, muitas vezes, aumentando a dívida do cliente.

Carteiras virtuais são indicadas pela empresa apenas para guardar dinheiro ou realizar trocas em parceiros do programa Rewards.

Não considerar as normas do mercado de câmbio em compras internacionais

Uma das grandes vantagens do cartão de crédito Nubank é que ele pode ser usado sem limites especiais em compras no exterior. É um cartão Mastercard internacional completo que ainda oferece o benefício de fixar o valor do dólar conforme valor do dia da compra, evitando surpresas na fatura final.

Para ter acesso a todas essas facilidades, porém, o cliente precisa estar atento aos detalhes do mercado de câmbio. Normas que devem ser cumpridas e não dependem da empresa de serviços financeiros.

O respeito às normas do Banco Central do Brasil quanto à realização de compras no exterior, sejam em viagem ou pela internet, é de total responsabilidade do usuário.

O que você deve cuidar ao usar o app Nubank

Além de regras que devem ser cumpridas, a Nubank também expõe alguns cuidados que devem ser tomados pelo cliente para garantir a sua segurança. Veja duas das mais importantes.

Proteja os dados do seu cartão e senhas

Na era da informação, em que dados são diariamente expostos em páginas e redes sociais, é importante tomar alguns cuidados para não colocar em risco o seu dinheiro.

No contrato de uso dos serviços Nubank, a empresa deixa claro que é obrigação do cliente manter o seu cartão físico em local seguro. Além de não expôr as suas informações em sites não confiáveis, assim como não divulgar nenhum tipo de foto com dados relacionados a sua conta.

As senhas de acesso ao app Nubank e o PIN de quatro dígitos são pessoais, intransferíveis e não estão autorizados para uso de terceiros. A empresa aconselha que esses dados sejam memorizados pelo cliente ou, se forem anotados, que sejam guardados em local realmente seguro.

Somente pague boletos se tiver certeza que verificou a origem do documento

Um dos golpes mais comuns na internet é o envio de boletos falsos por email. Isso ocorre com bancos, lojas e qualquer serviço digital. A fraude é muito eficiente e costuma gerar inúmeros prejuízos financeiros.

Por isso, é fundamental verificar a origem do boleto antes de realizar qualquer pagamento. Para ajudar o cliente, a Nubank oferece a verificação de autenticidade do documento através dos seus canais de atendimento.

Sendo assim, se você receber um boleto emitido por terceiros ou outras empresas e tiver dúvidas, entre em contato com esses canais e solicite a verificação.

Se você ainda não usa bancos digitais mas quer entender melhor como eles funcionam, sobretudo para escolher o melhor, leia este artigo, pois falamos tudo sobre eles.

E, se você gostou do nosso conteúdo, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *