Pular para o conteúdo

Saiba como funciona um app da Bíblia

  • por

A Bíblia Sagrada é a publicação mais lida e vendida em todo o mundo. Apesar de ter sido escrita há milhares de anos, a Bíblia já está presente nos celulares e tablets. Hoje já é possível estudar as escrituras por meio de dezenas de aplicativos gratuitos e pagos que estão disponíveis tanto para as plataformas Android quanto para iPhone (iOS). Um app da Bíblia pode facilitar os estudos bíblicos por conta de sua praticidade e facilidade de acesso, além de trazer funcionalidades que só são possíveis no mundo digital.

O livro é o mais importante para todos que seguem o cristianismo, independentemente de sua vertente. Por isso, para alguns, ler a Bíblia é um guia de valores, uma espécie de autoajuda para momentos de aflição. Muitos buscam nos textos bíblicos respostas para seus problemas ou motivação para seguir em frente. Pode ser uma oportunidade para repensar as atitudes cotidianas e o verdadeiro propósito da vida.

Leia mais: Conheça 6 aplicativos que vão te ajudar a relaxar

Quais as vantagens de um app da Bíblia

Um app da Bíblia pode trazer abordagens distintas, como a Bíblia infantil ou em áudio, atendendo a diferentes públicos e necessidades. Alguns trazem a possibilidade de fazer anotações e ainda compartilhar trechos com os amigos, entre outros recursos.

Outros facilitam os estudos bíblicos ao oferecer pequenos versículos ou passagens que podem ajudar na sua vida espiritual em determinado momento.

Por fim, ainda é possível testar seus conhecimentos das Escrituras por meio de quizzes e outros tipos de testes.

Ler a Bíblia Sagrada no smartphone ou tablet traz praticidade e a possibilidade de acessar os textos de qualquer lugar e a qualquer momento. Há diversos aplicativos grátis. Por exemplo, um app da Bíblia ainda pode trazer pode trazer diferentes versões do texto, seja na versão católica ou na protestante. Muitos deles disponibilizam os versículos para baixar, garantindo o funcionamento mesmo sem Internet.

“Nosso desejo é ajudar as pessoas a crescer em seu relacionamento com Deus, incentivando-as a ler a Bíblia e procurá-Lo todos os dias”, disse o fundador do app da Bíblia YouVersion, Bobby Gruenewald. “Somos encorajados a ver tantas pessoas se voltando para a Bíblia em resposta às suas preocupações, lembrando o que Deus fez em suas vidas e optando por confiar em Sua fidelidade”, acrescentou.

Leia mais: Polêmicas em redes sociais: saiba como evitá-las

Descubra o seu app da Bíblia

Seja você um novato na leitura da Bíblia ou um leitor assíduo das Sagradas Escrituras, não deixe de conferir as opções de aplicativos que selecionamos.

  1. Bible

Desenvolvido para as plataformas Android e iOS, o app Bible (Bíblia Sagrada) está disponível em mais de 30 idiomas, incluindo o português.

O aplicativo é gratuito e permite selecionar diferentes versões da Bíblia, algumas delas disponíveis offline. O usuário pode ouvir áudios, fazer anotações e compartilhar trechos com os amigos, entre outros recursos.

  1. Bíblia Sagrada

O app Bíblia Sagrada reúne os 73 livros bíblicos da tradução neovulgata. Ele também traz os detalhes que constam na versão distribuída pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, da Igreja Católica.

Inicialmente criado para iPhone, o aplicativo desenvolvido pela Netfilter ganhou uma versão Android, e as duas são gratuitas para baixar.

  1. Bíblia em Português Almeida

Bíblia em Português Almeida é um app da Bíblia disponível para smartphones Android. A tradução é de João Ferreira de Almeida, adotada especialmente pela Igreja Evangélica.

Ele tem versões grátis e paga, contando com diferentes planos de leitura e recursos. Depois de instalado, o aplicativo permite ler todo o conteúdo mesmo sem internet.

  1. Bíblia para Crianças

O Bíblia para Crianças conta as principais histórias bíblicas em linguagem infantil, como a criação do mundo, o jardim do Éden e a arca de Noé. As passagens trazem ilustrações acompanhando os textos, além de narração em áudio.

Criado pela LisbonLabs, a Bíblia para Crianças é gratuita e pode ser baixada no iPhone e em celulares Android, mas as histórias precisam ser compradas à parte (exceto a da Criação, que é grátis).

  1. App da Bíblia YouVersion

O YouVersion – lançado há 11 anos e instalado em 400 milhões de smartphones ao redor do mundo – é um app criado pela Life Church, uma das igrejas de maior presença nas mídias sociais entre os norte-americanos.

Surpreendentemente, das 400 milhões de vezes que o app da Bíblia YouVersion foi instalado em smartphones, a maioria se deu em aparelhos de usuários de fora dos Estados Unidos. A Polônia, por exemplo, teve um aumento de 75% nas instalações no ano de 2019. A Índia teve 51% mais engajamento em comparação com 2018.

O YouVersion oferece 2 mil versões da Bíblia em mais de 1.350 idiomas.

  1. Eu sei a Bíblia

Em formato de quiz, o app Eu Sei a Bíblia permite testar seus conhecimentos sobre as Escrituras Sagradas. Ele conta com várias perguntas sobre personagens, passagens e versículos bíblicos. As respostas corretas dão bônus que podem ser usados para desbloquear mais fases. O app é grátis e pode ser baixado no Android e no iPhone.

  1. Bíblia JFA Offline

O Bíblia JFA Offline é um aplicativo grátis com muitas funções. Sua característica mais marcante é que ele funciona como uma Bíblia falada, com áudio sincronizado com o versículo e compatibilidade com o Talkback, permitindo, dessa forma, o uso por deficientes visuais.

Com versões para iPhone e Android, o app também conta com mecanismo de busca, anotações e marcações em cores, compartilhamento de versículos, dicionário e mapa Bíblico, entre outros recursos.

  1. Bíblia.is

O Bíblia.is conta com as Sagradas Escrituras em mais de 1.200 idiomas, incluindo o português, permitindo localizar a versão tanto pela língua quanto pelo país. Todos os versículos estão disponíveis para download, possibilitando, dessa forma, a leitura offline.

Há ainda áudio em português para os livros do Novo Testamento, filme sobre Jesus e recursos de compartilhamento.

O app é gratuito e pode ser baixado no iPhone e no Android.

  1. Bible Gateway

Bible Gateway é outro aplicativo que traz uma interface moderna. Ele contém mais de 90 traduções diferentes da Bíblia e a capacidade de ouvir o áudio em vez de vez de lê-la. Você ainda pode fazer anotações pessoais e desenvolver um plano de leitura.

O aplicativo, que é gratuito, traz dicionários que ajudam a compreender as Sagradas Escrituras.

Versículos mais buscados em app da Bíblia

A ansiedade é uma marca dos tempos atuais, atingindo todos os setores e classes sociais. Dessa forma, não é surpresa que o versículo mais pesquisado no app de Bíblia YouVersion em 2019 tenha sido Filipenses 4:6. “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus”.

Todos os anos, o app aponta qual foi o versículo mais buscado pelos usuários. Em 2018, Isaías 41:10 ocupou o topo da lista: “Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa”. Em 2017, foi Josué 1:9: “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. Romanos 8:28 foi o versículo mais buscado pelos usuários do app em 2016.

Saiba mais sobre a Bíblia

A Bíblia é o maior best-seller de todos os tempos. A estimativa é que mais de 5 bilhões de cópias já tenham sido vendidas. Segundo a Sociedade Bíblica do Brasil, ela foi traduzida para quase 3 mil idiomas e ocupa o primeiro lugar do ranking há mais de 50 anos. Cada país possui uma Sociedade Bíblica, que garante que a tradução seja realizada com a verossimilhança necessária.

Para acompanhar uma leitura bíblica, quem sabe algum dos melhores aplicativos para ler livros não facilite a sua leitura?

Além disso, andam em alta os dispositivos móveis que facilitam o hábito de ler, sobretudo por conta do tamanho das telas, que podem chegar a 10 polegadas. Quer conhecer os melhores tablets do momento, então clique aqui!

Quer saber mais sobre as últimas novidades em tecnologia? Então, não deixe de conferir nosso blog. Dessa forma, você estará sempre por dentro das últimas tendências do mercado tecnológico, dos smartphones, dos games, da internet e muito mais. Além disso, fica bem-informado e toma sempre as melhores decisões! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *