Pular para o conteúdo

Play Store: 8 Aplicativos para programadores

Trabalhar com programação é estar sujeito a emergências em determinados projetos que podem aparecer quando você não está perto de um computador. Alguns aplicativos para programadores são essenciais para garantir que você resolva esses problemas com facilidade através de um tablet ou smartphone. 

Desde editores multilinguagem de código-fonte até teclados adaptados e clientes FTP/SSH: são muitos os softwares que prometem facilitar a vida de quem trabalha com desenvolvimento web. Neste artigo, você confere uma seleção com 8 aplicativos para programadores que estão disponíveis gratuitamente na Play Store. Confira:

AIDE

AIDE é a sigla para Android Integrated Development Enviroment (ambiente de desenvolvimento integrado no Android). Com o AIDE, é possível criar e editar códigos diretamente do smartphone, e o aplicativo possui duas versões: AIDE for Android e AIDE Web

Com o AIDE for Android você desenvolve códigos para aplicativos por meio da plataforma. Nele você cria os apps com linguagem Java, C, C++, CSS, JavaScript ou HTML5. Além disso, a interface visual pode ser feita sem a necessidade do código XML.

Já o AIDE Web, por outro lado, permite que você desenvolva websites com HTML, CSS ou JavaScript. 

O app possui etapas de edição, compilação e execução do seu código. Ademais, nele você escreve os códigos com editor que possui funções de conclusão automática, corretor, navegação inteligente, identificador de bugs, refatoração, entre outros.

Vale ressaltar, ainda, que a plataforma tem aulas interativas de códigos bem como tutoriais passo a passo e um curso de Javascript. 

Leia também: E-book como economizar: veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias

DroidEdit

O DroidEdit também é um dos aplicativos para programadores que funciona como editor de texto e código-fonte. Possui suporte multilinguagem, entre elas C, C++, C#, Java, HTML, CSS, Javascript, Python, Ruby, Lua, LaTeX e SQL. O app possui uma versão gratuita e uma versão premium, ao custo de R$8.

Em sua versão básica, estão disponíveis funções como: níveis infinitos de fazer e refazer; temas multicores; importação de ficheiros do dropbox ou de outras bibliotecas; abertura de documentos HTML direto no browser; navegação através dos números de identificação das linhas; pesquisar e substituir termos; atalhos de teclado; e suporte para várias codificações de caracteres.

A versão premium conta com algumas vantagens extras, entre elas: ligações SFTP/FTP; temas personalizados; execução de comandos externos através de SSH; além de abertura de ficheiros como root. 

Segundo os desenvolvedores, o DroidEdit é útil, sobretudo, para a nova geração de tablets Android, que possuem teclados externos. Uma opção alternativa, caso seja necessário, é utilizar o aplicativo em conjunto com o Hacker’s Keyboard, teclado virtual otimizado especialmente para programadores.

Hacker’s Keyboard

O Hacker’s Keyboard (apesar do nome) é um teclado desenvolvido especialmente para quem trabalha com desenvolvimento web. Ainda que no Android você tenha mais de uma opção nativa de teclado para escolher, nenhuma é adequada para programadores. 

O aplicativo é bem avaliado entre os usuários na Play Store, com 4,5 estrelas, e oferece uma série de funções para quem quer editar códigos por meio de tablet ou smartphone. Podemos apontar como vantagens as cinco fileiras de teclas, as configurações de layout do teclado e o suporte para vários idiomas entre eles o português.

Lembrando que o Hacker’s Keyboard não é um editor de texto em si, mas um aplicativo que fornece um teclado adequado para utilizar em conjunto com algum app de edição de código-fonte.

Leia também: Quais são os melhores planos de celular? Escolha já o seu

Quoda

Reconhecido como um dos melhores editores multilinguagem gratuitos e disponíveis para Android, o Quoda é um dos aplicativos para programadores que não podem faltar no smartphone de quem trabalha na área.

As linguagens de programação suportadas pelo Quoda são: ActionScript, C, C ++, C #, CSS, Haskell, HTML, Java, JavaScript, Lisp, Lua, Markdown, Objective-C, Perl, PHP, Python, Ruby, SQL, Visual Basic e XML.

A interface intuitiva e simples combinada com recursos básicos e funções avançadas faz do Quoda uma das alternativas mais populares para quem é da área. Entre os recursos do app está a possibilidade de favoritar linhas, sugestão de texto, detecção automática, correspondência de chaves, destaque de sintaxe por tema, entre outros.

De acordo com os desenvolvedores, “apesar de sua grande variedade de recursos, o Quoda é feito da maneira mais intuitiva possível, para que você possa desenvolver o mais produtivamente e se concentrar no código-fonte”. O app promete ainda lançar funções no futuro, como temas personalizados, importação de dados do servidor FTP do FileZilla e conclusão de código disponível para todas as linguagens. 

VT View Source

Identificar o código-fonte é uma medida importante para quem trabalha com desenvolvimento web. É dessa forma que você encontra e corrige os problemas de uma página, por exemplo.

Ainda que a visualização não seja possível em navegadores de dispositivos móveis, uma solução entre os aplicativos para programadores pode te ajudar: o VT View Source.

Por meio do software, o HTML de qualquer página da internet pode ser acessado também no smartphone Android. Não apenas HTML, mas fontes CSS, JavaScript ou XML dos sites também podem ser encontradas.

Além disso, o app possui outras funcionalidades como marcação em cores das partes do código, visualização do HTML em mobile ou desktop, marcação de linhas e salvamento de arquivo para uso posterior.

O VT View Source é gratuito e sem publicidade, portanto uma excelente opção.

AndFTP

O AndFTP é um cliente FTP para dispositivos móveis que rodam com Android. Com ele, é possível gerenciar arquivos de um servidor da web diretamente do seu celular.

Além disso, o aplicativo também tem suporte para FTPS, SFTP, SCP e chaves privadas RSA/DSA.

Através da plataforma, é possível configurar um acesso rápido a mais de um servidor, navegar por ficheiros e diretórios, copiar, colar, renomear e excluir arquivos, criar e deletar pastas, além de ajustar permissões.

ConnectBot

Se for necessária uma conexão Secure Shell, o ConnectBot é um alternativa que oferece um cliente SSH de código aberto. Por meio dele, você realiza transferência de arquivos e configura comandos no host remoto.  

O aplicativo consegue gerenciar mais de uma sessão simultaneamente, copiar e colar entre aplicações, criar tunelamentos seguros, entre outras funções.

Com o cliente fornecido pelo ConnectBot, você pode se conectar aos servidores SSH que rodam em servidores normalmente baseados em UNIX.

Jota Text Editor

Finalizamos as dicas desse artigo com mais uma alternativa entre os editores de código-fonte. O Jota Text Editor está entre os editores de texto mais completos entre os aplicativos para Android. Além disso, é gratuito e livre de anúncios.

O programa tem uma interface amigável e funções que facilitam o trabalho, como salvamento automático, indicação de abas, atalhos personalizáveis e quebra de linha visual.

O Jota é uma ótima excelente para quem precisa lidar com códigos extensos, uma vez que possui suporte para até 1 milhão de caracteres – um dos maiores entre os editores mobile. 

É programador? Já conhecia algum dos aplicativos? Aqui no Compara Plano você confere listas com as melhores dicas de aplicativos disponíveis nas lojas digitais. Veja também o nosso post com 8 sites para aprender programação de graça.

Fique de olho no nosso blog para conferir artigos diários sobre internet, tecnologia, direito do consumidor, notícias e novidades sobre planos e pacotes de operadoras, tendências do mercado de celulares, e muito mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *