8 aplicativos para ajudar na segurança das mulheres

aplicativo para mulheres

Em situações de risco ou em caso de agressões contra mulheres é essencial buscar apoio, realizar denúncias ou queixas nas delegacias de atendimento específico para mulheres. Para auxiliar esses processos é possível contar com algumas ferramentas digitais, com aplicativo para mulheres que geram pedidos de socorro, demarcam áreas de risco, além de permitir fazer denúncias anônimas.

Confira a seguir 8 aplicativos para facilitar a realização de denúncias, chamados de socorro e ampliar a segurança nos serviços de transporte.

Leia também: E-book como economizar: veja aplicativos e dicas para reduzir as despesas diárias

Aplicativo para mulheres: 8 ferramentas para ampliar a segurança, realizar denúncias e pedidos de socorro

1. Circle of 6

O Circle of 6 é um aplicativo que permite acionar amigos e familiares em situações de risco. Ele permite enviar mensagens automáticas para até 6 pessoas registradas pela usuária, solicitando socorro em situações de risco ou apoio em situações desconfortáveis.

O app pode encaminhar a localização em tempo real da mulher, para que alguém possa buscá-la. Outra opção é o encaminhamento de uma mensagem pré-programada para que alguém ligue, evitando situações constrangedoras. O Circle of 6 também permite acionar o som do telefone, simulando uma ligação e interrompendo situações embaraçosas.

Assim, o Circle of 6 pode ser acionado em casos em que é preciso sair de algum lugar ou situação de modo rápido e discreto.

Só está disponível para iOS.

2. Life360

No Life360 é possível criar “círculos de segurança” em que são registrados o contato de familiares, amigos, pessoas especiais, caronas, e irmãos, por exemplo. Esses círculos podem verificar a localização dos demais membros do grupo em tempo real, com a indicação das áreas de segurança.

Vale destacar que a localização só é ativada se o usuário desejar. Assim, as mulheres podem ativar a localização somente quando for necessário para garantir a chegada em determinado local, por exemplo.

O aplicativo permite registrar também contatos de segurança para acionar em situações de emergência.  Está disponível para aparelhos Android e iOS.

3. Malalai

Ferramenta de segurança que permite indicar os pontos de risco e as melhores rotas para deslocamento nas cidades. Na prática, funciona como um Waze exclusivo para mulheres.

Todos os pontos são marcados pelas mulheres que podem indicar como é o movimento na rua, se há iluminação, postos policiais, prédios com porteiros, e ainda se houve casos de assédio na região.

Com essas informações, o Malalai define os trajetos mais seguros para as usuárias. A ferramenta também permite compartilhar a localização e o trajeto em tempo real com outras pessoas, na opção “Quero companhia”.

Além disso, é possível encaminhar mensagens a partir do próprio aplicativo para avisar amigos e familiares se chegou ao destino em segurança.

O aplicativo permite cadastrar ainda três contatos de emergência para enviar SMS, com um texto pronto e a localização em tempo real. Também é possível ativar o envio de mensagens de emergência caso o tempo previsto de deslocamento seja ultrapassado.

O Malalai só está disponível para Android.

Leia também: Uber Comfort: conheça a nova categoria premium da Uber

4. Salve Maria (Piauí)

Aplicativo criado pelo Governo do Estado do Piauí que permite registrar denúncias anônimas nos casos de agressão contra mulheres. As denúncias são avaliadas e investigadas por autoridades locais, que dão o andamento e tomam as providências necessárias para cada caso.

Para registrar a denúncia, basta digitar a mensagem com as informações da mulher que está sendo agredida. A vantagem de utilizar o app é que não chama tanta atenção e nem causa constrangimentos como uma chamada telefônica que pode ser ouvida por outras pessoas.

Está disponível para aparelhos Android e iOS.

5. Salve Maria (Uberlândia)

Em Uberlândia, Minas Gerais, foi lançado em março de 2019 um aplicativo também chamado de Salve Maria, que permite realizar denúncias anônimas e chamados de emergência. Entre março e maio de 2019, foram registradas mais de 300 denúncias de casos de violência.

Os números demonstram como os aplicativos podem ser mais eficientes do que os serviços tradicionais nos casos de violência contra mulher.

Está disponível apenas para aparelhos Android.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Aplicativo para mulheres: transporte exclusivo para o público feminino

6. FemiTaxi

Aplicativo de transporte particular e de táxi, exclusivo para mulheres e crianças desacompanhadas. O principal objetivo da ferramenta é evitar situações de risco e assédio para as passageiras e as motoristas da plataforma.

Um dos recursos interessantes é o de transporte e acompanhamento de crianças desacompanhadas, em que é possível ver o trajeto realizado em tempo real pelo Youtube.

Até 2019, o FemiTaxi estava disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia e em Campinas. Está disponível em Android e iOS.

7. Lady Driver

Na mesma lógica do FemiTaxi, o Lady Drive também é uma ferramenta de transporte exclusivo para mulheres, que conecta clientes e motoristas na cidade de São Paulo. O app busca ampliar a segurança e o conforto para o deslocamento de mulheres e incentivar o aumento de motoristas mulheres na plataforma.

De acordo com os idealizadores do Lady Drive, no Brasil a maioria dos passageiros de aplicativos móveis são mulheres, enquanto que a maioria dos motoristas são homens.

Entre as razões para esse desequilíbrio, está o próprio medo de sofrer situações de abuso ao trabalhar como motoristas dos aplicativos de transporte mais populares.

Funciona em Android e iOS.

8. Woman’s Driver Motorista

Aplicativo de transporte exclusivo para mulheres em Santa Catarina. Assim como o FemiTaxi, o Woman’s Driver Motorista permite o transporte de filhos e crianças de 7 a 16 anos.

A ferramenta busca conectar motoristas e mulheres de todas as idades, proporcionando um atendimento de qualidade e seguro para jovens, gestantes, idosas e todos os tipos de mulheres.

Funciona em Android e iOS.

Cuidados importantes

Embora já existam alguns aplicativos de transporte para mulheres como o FemiTaxi e Lady Driver, nem todas as cidades brasileiras contam com esses serviços. Ou então, se há algumas iniciativas, por vezes faltam motoristas e o tempo de espera pode ser muito maior.

Por isso, ao utilizar algum outro aplicativo de transporte mais popular como o Uber, 99Taxi, BlaBlaCar ou Cabify é importante tomar alguns cuidados, como:

  • compartilhe a sua localização com um(a) amigo(a) ou parente. Ou então, ao entrar no carro ligue para outra pessoa e informe os dados do motorista e o tempo estimado de viagem;
  • sempre verifique as avaliações e informações do motorista;
  • cheque se a placa e o modelo do carro são os mesmos apresentados no app;
  • acompanhe o trajeto definido pelo aplicativo e veja se o motorista está seguindo a rota estabelecida – cuidado com justificativas do tipo “é o GPS”, “é um atalho” ou “é só uma parada rápida”. Busque conhecer o trajeto antes da viagem;
  • não dê informações pessoais e caso se sinta incomodada, peça para descer em algum local seguro e chame outro carro;
  • em viagens de longa distância, procure falar antes com o motorista e verifique se outras pessoas irão acompanhar a viagem.

Por fim, é importante denunciar qualquer tipo de problema e fazer a avaliação negativa do motorista caso se sinta incomodada com perguntas pessoais ou outras ações durante o trajeto. As avaliações positivas também são essenciais.

Elas ampliam a rede de segurança para que outras mulheres possam utilizar as ferramentas de transporte e analisar se desejam ou não utilizar o serviço.

Lembre-se:

Mantenha o recurso de localização do celular ativo. Nunca viaje sem ou com pouca bateria e sempre verifique a identidade do motorista. Ainda que esteja com pressa, o mais importante é a sua segurança. Por isso, não hesite em descer do carro e solicitar um novo serviço.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Qualquer suspeita ou incômodo, comunique imediatamente a alguém de sua confiança. Acione o serviço de segurança do aplicativo utilizado ou então de algumas das ferramentas apresentadas ao longo deste artigo.

Essas são apenas algumas dicas e ferramentas para ajudar na segurança das mulheres no dia a dia. Você conhece outros aplicativos ou plataformas que tratam da proteção e segurança das mulheres?

Compartilhe conosco nos comentários. Acompanhe também as nossas publicações para saber mais sobre tecnologias e outras novidades para celulares.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.