8 Aplicativos para médicos que todo profissional de saúde precisa conhecer

O uso de ferramentas digitais na saúde torna-se cada vez mais comum e importante, sendo um forte aliado no controle de dados, acompanhamento de pacientes, redução de erros e otimização de processos. De fato, os softwares e os sistemas digitais ampliam a produtividade, auxiliando os profissionais e aumentando a segurança das atividades realizadas. A seguir, listamos 8 aplicativos para médicos que podem ser utilizados em dispositivos móveis.

8 aplicativos para médicos 

A história da medicina é acompanhada por evoluções nos exames, por desenvolvimento de novos equipamentos e por processos de segurança. Com o surgimento de aplicativos para médicos, os profissionais ganharam novas ferramentas para agilizar processos, ampliar a qualidade e a proteção dos pacientes, além de ter acesso a informações atualizadas e avançadas da área.  

Dessa forma, mais do que um dispositivo para conversação, hoje, com os celulares, os médicos podem utilizar inúmeras ferramentas para auxiliar seu trabalho com total segurança e eficiência.

Conheça alguns desses aplicativos a seguir:

Medscape

O Medscape é uma ferramenta global que fornece informações para médicos e profissionais de saúde. Além de notícias atualizadas, o aplicativo disponibiliza dados sobre medicamentos, doenças, materiais com avaliações e perspectivas de especialistas. Os usuários recebem alertas de instituições de saúde, centros de pesquisas e eventos.

Ademais, o aplicativo disponibiliza informações seguras e atualizadas para apoiar a prescrição de medicamentos, suplementos e procedimentos médicos. Outro recurso interessante é o verificador de interação medicamentosa dos pacientes. Ao todo, a plataforma conta com mais de 6200 artigos de referência e 8500 tipos de prescrição.

O app é aprovado pela Food and Drugs Administration (FDA), órgãos de referência no controle de alimentos e medicamentos.

O Medscape está disponível apenas em Inglês, e pode ser instalado em aparelhos Android e iOS.

Leia também: Google Fit, saiba como é o aplicativo de saúde do Google

MedSUS

De acordo com o Código de Ética de Medicina, os médicos de unidades públicas e privadas sempre devem prescrever os medicamentos que mais se adequam ao tratamento do paciente, indicando o princípio ativo, e não a marca do remédio. O aplicativo MedSUS, do Ministério da Saúde, auxilia os médicos nesse processo.

A ferramenta apresenta as informações dos medicamentos como princípio ativo, nome comercial, apresentação e indicação do medicamento. No mesmo sentido, informações técnicas sobre prescrição e dispensação que também podem ser encaminhadas para os pacientes.

Com o MedSUS é possível promover o uso racional de medicamentos e evitar gastos desnecessários para os pacientes com a prescrição de remédios de marca.

Além de consultar as informações sobre os medicamentos, os profissionais podem favoritar os remédios mais acessados, utilizar filtros de busca e enviar estudos e monografias sobre os medicamentos da plataforma.

Leia também: Aplicativo de exercícios físicos, qual escolher?

Diário de Cefaléia

Existem mais de 150 tipos de cefaléia, as quais podem ocorrer por diferentes motivos, devendo ser acompanhadas por médicos e pacientes para dar o diagnóstico correto. Com o aplicativo Diário de Cefaléia, o paciente pode relatar diversas informações para monitorar as dores.

É possível enviar os sintomas, possíveis fatores, intensidade, região da dor, horário, e até mesmo alimentos ingeridos e outros dados.  

A ferramenta facilita o controle e auxilia tanto o médico quanto o paciente a entender as causas que podem desencadear a dor. A partir do próprio aplicativo, é possível gerar um relatório e enviar por email para o médico, sem ter que imprimir ou se deslocar até o consultório médico.   

O aplicativo está disponível para Android e iOS.

Corticóide Conversor

Um aplicativo aparentemente simples, mas muito útil para médicos e profissionais de saúde. O Corticóide Conversor faz o cálculo automático para conversão da dosagem de outras substâncias. Ex: 5 mg de Prednisolona equivale a 25 mg de Cortisona e 0.75 mg de Dexametasona.

Prático, rápido e eficiente. Com certeza a economia de alguns minutos ou a pesquisa na internet sobre conversão de corticóide, compensa o download do app. Está disponível apenas para Android.

Figure 1: aplicativos para médicos em qualquer lugar

A troca de experiências e avaliações médicas é uma prática comum, que torna-se cada vez mais facilitada pelas ferramentas e plataformas digitais. Com o aplicativo Figure 1, os profissionais de saúde podem explorar e discutir casos clínicos com outros médicos, de modo seguro e ágil.

A ferramenta protege os dados e a privacidade dos pacientes, tendo como maior objetivo o compartilhamento de aprendizados e opiniões de especialistas sobre casos clínicos. O aplicativo permite editar manualmente as imagens, para evitar o reconhecimento dos pacientes. Ademais, há um sistema de moderação de exames ativo 24 horas. 

Na prática, os profissionais podem contar com o apoio de outros médicos e uma comunidade internacional de especialistas para apoiar decisões clínicas. Além, permite identificar condições raras em pacientes e compartilhar casos educativos com os demais membros da comunidade. 

O Figure 1 é utilizado por instituições renomadas no mundo todo, como Médicos Sem Fronteiras, BMJ, American Cancer Society e outros. O app auxilia médicos em situações de emergência, mesmo em área remotas e com pouco acesso a sistemas avançados para pesquisa. 

O Figure 1 tem versões em português e inglês e está disponível para Android e iOS.

Whitebook

A consulta de livros e manuais médicos para o apoio no diagnóstico clínico é uma prática que exige tempo e investimento constante em materiais atualizados. Afinal, o conhecimento médico está em pleno desenvolvimento, não sendo possível restringir a busca por informações aos materiais impressos ou da década passada. 

Para auxiliar os profissionais, o aplicativo Whitebook reúne mais de 5000 tópicos registrados de todas as especialidades, 300 guias de prescrição, 2500 medicamentos cadastrados, além de calculadoras, guias e outras opções de suporte clínico. Tudo isso auxilia os médicos na tomada de decisões estratégicas com maior segurança e agilidade. 

O Whitebook é gratuito, funciona offline e pode ser baixado nos aparelhos Android e iOS.

e-Anatomy: aplicativos para médicos radiologistas

Assim como no tópico anterior, a consulta manual de imagens anatômicas para análise de alterações, manchas, nódulos ou estruturas específicas não é mais possível no cotidiano dos profissionais de saúde. Médicos radiologistas, por exemplo, têm uma rotina acelerada e precisam do máximo de produtividade, eficiência e segurança para avaliar os exames e fornecer o laudo correto. Para isso, é essencial contar com uma biblioteca atualizada de imagens.

Com o aplicativo e-Anatomy, os usuários podem visualizar mais de 8500 imagens médicas e anatômicas do corpo humano, com boa resolução para realizar comparações com os exames e análises avançadas.

De fato, o e-Anatomy é um verdadeiro atlas digital, que conta com recursos avançados para visualização de imagens em 3D, bem como dos diferentes planos anatômicos. Com o app é possível criar marcadores por categorias, exibir etiquetas de anatomia, localizar estrutura, rotacionar a tela, ampliar e reduzir as imagens.

O software conta com imagens gratuitas, embora boa parte seja premium. Está disponível para Android e iOS, e pode ser utilizado também no computador, em uma tela paralela para apoiar o trabalho no dia a dia dos profissionais.

Touch Surgery: Surgical Videos

Novos médicos e até mesmo profissionais que têm anos de experiência podem ter dúvidas sobre procedimentos e cirurgias específicas. O aplicativo Touch Surgery é a ferramenta ideal para esses casos.

Com um gráfico avançado e recursos bastante desenvolvidos, o sistema permite que os profissionais visualizem animações em 3D de cirurgias e outros procedimentos médicos.

A ferramenta é utilizada nos programas de residência médica de várias universidades fora do Brasil, e já foi premiada e recomendada por grandes instituições de saúde e revistas especializadas. Com o Touch Surgery é possível acompanhar simulações dos processos cirúrgicos, aprender novas técnicas e acessar uma biblioteca de imagens.

O app é gratuito, e funciona em inglês tanto para aparelho Android quanto iOS

E aí, gostou do artigo? Essas são apenas algumas ferramentas que podem ser utilizadas por médicos. Além dessas, há outros sistemas para controle de medicamentos, gestão de atividades, organização de horários, envio de lembretes e etc. 

Acompanhe os nossos artigos e conheça outras tecnologias para ampliar a produtividade, otimizar processos e aperfeiçoar a comunicação nas redes sociais. Fique por dentro também das principais inovações tecnológicas e serviços para telefone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *