Veja quais são os melhores aplicativos para empreendedores

Fazer seu próprio horário, ser seu próprio chefe, decidir sozinho que rumos a empresa vai tomar. Esses são alguns desejos de quem vai ou de quem quer empreender. A gente sabe que esse caminho é difícil, por isso separamos alguns aplicativos para empreendedores para ajudar nessa tarefa.

Segundo pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil chegou a 38% na Taxa de Empreendedorismo Total (TTE).

O número indicado pela pesquisa significa que em torno de 52 milhões de brasileiros possuem um negócio próprio. E esse número só tende a aumentar.

Além de ser um desejo por mais autonomia, empreender também virou a única saída num Brasil que não consegue reduzir a taxa de desemprego, que beira os 14%.

Por isso, os brasileiros estão tendo que aprender na prática como é abrir seu próprio negócio, uma tarefa geralmente árdua. Segundo estudo do Sebrae, um terço das novas empresas não passa dos dois anos de existência.

Para não fazer parte da porcentagem que precisou desistir do seu sonho, separamos algumas dicas de aplicativos para empreendedores que irão facilitar seu negócio, mas antes precisamos que você se atenha a algumas questões importantes, com as quais todo empreendedor irá se deparar.

É importante ficar por dentro também das adversidades que serão encontradas no caminho e já poder se preparar para saber como enfrentá-las.

Leia mais: E-book grátis ensina como ganhar dinheiro com as redes sociais

As dificuldades do próprio negócio

Se autonomia e independência são palavras que podem caracterizar o empreendedor, por outro lado burocracia, tributos e organização são barreiras que precisam ser transpostas.

Uma das principais dificuldades de se ter o próprio negócio está na gestão de pessoas. Capacitar funcionários e formar lideranças para equipe é uma tarefa árdua e requer paciência. Mas, é preciso entender que esse é um processo fundamental para quem deseja triunfar em qualquer área.

Outro ponto fundamental ao qual estar sempre atento é a gestão financeira. É recomendável ter noções e conhecimentos sobre administração e contabilidade. Fazer o equilíbrio entre receita e despesa é um tópico que será cobrado todos os dias.

Agora, pare e respire. É preciso ficar calmo e ter paciência. A burocracia é um grande entrave para quem quer entrar e percorrer esse caminho. Mas, para jogar esse jogo, é preciso seguir as regras. Contratos, impostos, alvarás, permissões e outras tantas tarefas serão constantemente presentes. Então, é preciso sentar e mergulhar fundo no assunto, para que nenhuma surpresa indesejada apareça.

Não fique parado. Pense sempre em como inovar. As empresas e seus produtos necessitam de oxigenação. Por isso, pensar à frente e ser vanguardista pode ser bom para os seus negócios. Porém, não se esqueça de que essa é uma medida que deve ser trabalhada com os canais de marketing e de venda.

 

Conheça os aplicativos para empreendedores

Depois de passarmos por algumas habilidades necessárias para ter o próprio negócio, vamos apresentar alguns aplicativos para quem quer empreender.

Os aplicativos para empreendedores são úteis como ferramentas de auxílio para o aventureiro que ainda possui dúvidas sobre a modalidade de negócio.

 

Trello

O Trello é um organizador de tarefas e eventos bastante funcional. O app permite que você organize suas tarefas por colunas, em que são criados os cartões – que seriam as tarefas.

Esses cartões podem ser movidos de uma coluna para outra. Você pode também especificar o dono de cada tarefa, além de comentar e carregar arquivos.

 

Skype

Comunicar-se de forma barata e com qualidade é fundamental para quem empreende. Por isso, lembramos que o Skype é uma boa ferramenta para esse fim.

Ele permite mensagens instantâneas, comunicação por voz e videoconferência, além de SMS. As ligações pelo Skype são muito populares por serem gratuitas e possuírem um custo bem baixo para ligações telefônicas para outros países.

 

Evernote

O Evernote é um aplicativo famoso de lembretes. Ele é perfeito para você fazer as suas anotações sem correr o risco de perder os papeizinhos por aí.

Você pode criar notas, fotografar, digitalizar anotações em papel e ainda colecionar recortes da web. Na versão gratuita, o app guarda as suas informações na nuvem, mas também existe a versão paga, que permite a você acessar o conteúdo mesmo estando offline.

 

Dicas de aplicativos para empreendedores

Agora, vamos mostrar alguns aplicativos que não são tão conhecidos do grande público ou muitas vezes não são utilizados por empreendedores com esse fim.

 

Canva

O app chamado Canva é um software de design gráfico gratuito, fácil de usar e completamente online. Com ele você pode criar logotipos, cartões de visita e panfletos, além de editar fotos de forma profissional. Criado há menos de 5 anos, já conta com 11,4 milhões de usuários em 179 países.

 

Google Drive

Um pouco mais conhecido, o Google Drive é um serviço de armazenamento na web que dá 15GB de espaço gratuito por usuário. Nele, você pode armazenar fotos, documentos, arquivos de vídeo, entre outros.

Ele permite também que você edite esses documentos no seu smartphone ou tablet e sincronize uma cópia na nuvem em tempo real. Além disso você pode sinalizar documentos para conseguir acessar em modo offline nesses mesmos dispositivos.

 

CamScanner

O CamScanner é um aplicativo muito útil e prático, bastante famoso entre estudantes universitários. Trata-se de um app de digitalização e compartilhamento de documentos.

Para utilizá-lo, basta você tirar uma foto do documento com o seu smartphone, selecionar a área a ser escaneada e salvar em uma das opções de formato que ele permite. É possível, por exemplo, salvar arquivos em PDF com múltiplas páginas.

 

Sugestões de aplicativos

Além dos aplicativos mostrados acima, outros apps também podem ajudar o empreendedor na organização e na facilitação de serviços.

 

CamCard!

O CamCard! é um aplicativo perfeito para quem possui muitos contatos e necessita de diversos serviços. O aplicativo permite salvar, adicionar, gerenciar e compartilhar os cartões, mantendo seu networking sempre em mãos e de forma organizada.

 

Prezi

Já o aplicativo Prezi funciona como um um editor de apresentações de slides.

Ele cria uma imagem inicial que já contém os demais slides em miniatura nessa imagem. Assim, no momento de apresentar, ele navega pelas imagens usando efeitos de deslocamento e zoom. As apresentações ficam armazenadas na web e você também pode salvá-las.

 

HootSuite

Agora vem aquela dica para a área de marketing e comunicação. O HootSuite é um aplicativo que permite que você controle suas redes sociais a partir de um só lugar.

Ele pode ser usado para divulgar a sua empresa nas redes sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn e Instagram). Nele você pode agendar publicações, analisar seu desempenho, encurtar a URL dos seus links e rastrear palavras-chave.

 

Google Analytics

Por fim, mais uma dica para área da comunicação e marketing. O Google Analytics é uma ferramenta que mede a audiência em tempo real ou em período especificado do tráfego da sua página na Internet.

O app permite que você tenha acesso de forma intuitiva a todas as informações. Indispensável para quem tem website e precisa ter conhecimento de como está o desempenho de suas campanhas.

 

Fique atento

Como vimos, os aplicativos para empreendedores, com suas diversas funções, facilitam o nosso dia a dia e ajudam a tornar a missão de quem quer empreender um pouco mais fácil. Contudo, é importante ficar atento e não esperar, porque sempre haverá um aplicativo para resolver alguma tarefa.

A missão de quem vai empreender é árdua e longa, por isso tomar conhecimento de diversas frentes e saber gerir um negócio é fundamental para que sua empresa possa ser saudável e próspera.

Todas essas barreiras que mostramos acima podem ser transpostas com conhecimento e preparo. Empreender significa iniciar uma jornada de muito trabalho, comprometimento e aprendizado diário.

E, não se esqueça, a competitividade será grande. Os brasileiros estão cada vez mais voltados e propensos a abrir um negócio próprio.

De acordo com pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor), quando considerado os países do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o Brasil se encontra com a maior taxa empreendedorismo. A China, segunda colocada, se encontra com 26,7%. Já a Rússia, última colocada, aparece com 8,6%.

e celular para empresas: descubra os melhores 

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologiaplanos e pacotesdicas e curiosidades, então acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat