Pular para o conteúdo

Aplicativos para designers que facilitam o trabalho

aplicativos para designers

Um profissional que precisa explorar diariamente a criatividade necessita de fontes de inspiração e referências, além de estar bem informado sobre as principais tendências do mercado. Seja em busca de novas paletas de cores, novidades em tecnologia de imagem ou ferramentas de edição e desenho, os aplicativos para designers facilitam o trabalho e podem ajudar a aumentar a produtividade.

Felizmente hoje em dia com os dispositivos móveis e as ferramentas adequadas é possível criar peças gráficas com qualidade de forma mais prática e eficiente. Tudo isso, é claro, sempre planejado e executado pelo talento de um bom designer.

10 melhores aplicativos para designers

Ferramentas que auxiliam no planejamento e na produção de projetos gráficos são sempre uma mão na roda para qualquer profissional criativo. Trabalhar por produtividade requer uma rotina dinâmica, organizada e eficiente. Esses são elementos fundamentais para conseguir melhores rendimentos e maior valorização do trabalho. Pensando nisso, listamos dez aplicativos para designers que vão facilitar o seu trabalho, desde controle e organização dos projetos até produção e execução de peças gráficas com ferramentas especializadas. Confira!

Flipboard

A grande sacada deste app é inspiração. Porém, ele não se limita a mostrar apenas trabalhos de referência em design, mas também notícias e tendências que prometem manter o usuário bem informado.

O Flipboard é como uma revista online personalizável que trata de diversos temas. Você escolhe os assuntos do seu interesse, monta revistas a partir destes assuntos e também pode compartilhar suas histórias e projetos.

A plataforma é gratuita e está disponível para Windows Phone, Android e iOS. Há ainda uma versão para desktop acessível em PCs com sistema operacional Windows.

Leia também: O que é GitHub e para o que é usado?

Trello

Este é um daqueles aplicativos versáteis que se adaptam a qualquer área de atuação. Para profissionais que trabalham com projetos, prazos e produtividade, no entanto, ele é do tipo indispensável.

O Trello ajuda você a organizar cada um dos seus trabalhos com etapas a serem cumpridas, datas de entrega e referências.

Você ainda pode compartilhar os seus projetos e acompanhar todas as ações de cada participante coordenando ideias e andamentos. Ele tem uma interface adaptável que você monta como preferir. Além disso, é possível configurar a emissão de notificações de prazos para manter sua agenda organizada e em dia.

O app é gratuito e está disponível para iOS e Android, e também é facilmente acessado por qualquer navegador.

Design Hunt

Selecionar os melhores conteúdos e imagens para profissionais criativos é a especialidade do Design Hunt. A plataforma reúne diariamente os melhores itens encontrados em diversas fontes especializadas. A curadoria apurada do app faz dele um dos favoritos entre os aplicativos para designers.

Com o Design Hunt também é possível montar uma galeria com seus conteúdos favoritos e compartilhá-los diretamente nas redes sociais. O acesso à ferramenta é gratuito, mas ela ainda não está disponível para Android, somente para iOS e em forma de extensão para o Google Chrome.

Leia também: Crowdsourcing, entenda o que é e como funciona 

Canva

O Canva é desses aplicativos perfeitos para designers quando o assunto é atender à demanda de criação de peças gráficas para as redes sociais. Os modelos são produzidos nos mais diferentes formatos web, com ferramentas de edição rápida de foto e texto. Você pode escolher entre layouts prontos editáveis ou páginas em branco com recursos para explorar a sua criatividade.

A plataforma é intuitiva e muito simples, com a finalidade de criar artes diretamente no celular. Ela está disponível de forma gratuita para os sistemas iOS e Android, além de ser compatível com qualquer navegador. Há ainda recursos pagos, com maior variedade de modelos, ícones, imagens, fontes e ferramentas. Esta é uma boa opção se você quiser deixar seus trabalhos ainda mais profissionais, pois conta com versatilidade de itens e atualizações constantes.

No entanto, a versão sem custos tem boa avaliação quanto a atender demandas básicas de rotina.

Adobe Photoshop Lightroom CC

Se você trabalha com design, possivelmente já conhece o Lightroom e sabe da importância de suas facilidades na edição de fotos e imagens.

Na versão mobile ele dá acesso adaptado para a tela do smartphone a todas as funções básicas, como ajustes de nitidez, brilho, exposição, contraste e iluminação, além de recursos avançados. Com o app é possível acessar e sincronizar as suas fotos em diferentes dispositivos móveis e no computador. O aplicativo é gratuito, e, para utilizá-lo, basta você acessar o seu perfil na plataforma da Adobe ou fazer um novo cadastro, se ainda não possui um.

Splice

Se o Lightroom é o app indicado para fotos, Splice vai atender à sua demanda de vídeos. O formato é visto cada vez com mais importância em projetos de marketing digital, e a demanda por trabalhos em vídeo não para de crescer.

Este é um dos aplicativos para designers que permite editar de forma prática e rápida com ferramentas como inserir transições e música, cortar, acelerar e aplicar filtros. O app é gratuito, mas por enquanto está disponível somente para o sistema operacional iOS.

Coolors

Se tem uma coisa que requer dedicação especial na criação de qualquer arte gráfica é a escolha das cores. Este aplicativo para designers irá facilitar a escolha da paleta dos seus projetos com sugestões de combinações e dicas de tendências. Com ele também é possível exportar diversos tons para testá-los.

O Coolors é um app todo em inglês e não está disponível para Android. Para iOS, na Apple Store ele sai por R$7,90.

Flickr

O Flickr é um clássico, então não poderia deixar de entrar nesta lista, afinal todo designer precisa de um bom banco de imagens. Com a versão mobile da plataforma você pode ter acesso a todas as galerias, com milhares de imagens, diretamente no seu dispositivo móvel.

Através do app você pode compartilhar e trocar imagens, buscar referências e ainda fazer edições simples.

Pinterest

O aplicativo da rede social mais usada por designers de todo o mundo é essencial para inspirar qualquer trabalho. Com ele você pode criar murais com imagens suas e de qualquer outro usuário, classificá-los por categoria e usar como referência para ativar a sua criatividade sempre que precisar.

Para ter acesso a esses recursos você precisa apenas fazer uma conta que pode ser sincronizada com seu perfil do Facebook ou Google. Dentro da plataforma é possível encontrar amigos, seguir murais e publicações e criar as suas próprias pastas com postagens destacadas que servirão como referência.

O app gratuito tem milhões de downloads nas lojas de aplicativos e está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android.

Sphere

Com o formato de imagens em 360 graus ganhando suporte em redes sociais como Youtube e Facebook, a realidade virtual e aumentada está chegando cada vez com mais força no mundo dos designers. Este app é uma ferramenta bacana para começar a entrar neste universo.

Com ele você poderá fazer fotos e imagens em diversos ângulos para gerar um efeito 360 graus com resultado imersivo ou dar vida a algum projeto gráfico diferentão. Mesmo que você ainda não esteja pensando em trabalhar com esse formato de projeto, vale a pena baixar o aplicativo gratuito para experimentar.

Gosta de ler dicas e novidades sobre o mundo da tecnologia? Acompanhe o nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *