Aplicativos contra roubo para recuperar o seu celular

O estudo Roubo de celulares no Brasil de 2018, realizado pelo site de notícias Mobile Time em parceria com a empresa de soluções de pesquisas Opinion Box, revelou que 49% dos brasileiros já tiveram pelo menos um aparelho de celular roubado. Com o aumento de casos nos últimos anos, é preciso estar cada vez mais atento. Para ampliar a segurança e as chances de recuperar o aparelho em caso de assaltos ou perdas, os usuários podem utilizar ferramentas e aplicativos contra roubo.

Estas ferramentas possuem funções como rastreamento, bloqueio de dados e outros recursos. Alguns destes serviços também oferecem opções para recuperação de contatos, informações e arquivos do aparelho caso alguma destas situações aconteça. 

Além disso, possibilitam que você delete informações importantes registradas no seu aparelho de forma remota. Por isso, é importante se cadastrar em algum, principalmente para quem usa o telefone para trabalho. 

O aplicativo adequado é uma forma de garantir segurança dos dados e acesso a informações importantes mesmo na ausência do aparelho. O uso do smartphone é algo tão prático e automático que é comum usuários esquecerem de repassar informações e documentos importantes para um arquivo em nuvem ou para o computador. 

Leia também: O que são crimes cibernéticos

Qual a primeira medida a fazer em caso de perda ou roubo do celular?

Ao ter o celular roubado, furtado ou perdido, primeiramente você deve bloquear o IMEI do aparelho com a sua operadora de telefonia móvel e registrar um boletim de ocorrência. O IMEI (International Mobile Equipment Identity ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português) é o código de identificação do celular, que permite o uso de chips de diferentes operadoras. 

Ao bloquear o número, o aparelho telefônico não poderá ser utilizado por outros usuários. Assim perde valor para venda e impede que outras pessoas o utilizem.

Para que seja possível realizar esse bloqueio, é fundamental ter o número do IMEI, que fica disponível na caixa do aparelho. Assim, ao adquirir um aparelho, é interessante ter este número salvo junto com seus arquivos importantes. Uma boa dica é fotografá-lo e guardar a imagem em uma pasta na nuvem, no seu computador ou no seu e-mail. 

Caso você tenha a jogado fora ou perdido este número você pode consultá-lo ao ligar para o número *#06#. Mas existem também aplicativos que podem auxiliar na localização do aparelho. Eles também ajudam no bloqueio das informações de contato, imagens e outros aplicativos como de contas bancárias. 

A seguir, vamos listar os principais aplicativos contra roubo e para recuperação de celulares. Confira!

Leia também: Como bloquear celular roubado pelo IMEI

5 aplicativos contra roubo de celular

Prey Anti-Theft

Aplicativo de segurança gratuito, que permite rastrear, bloquear e receber relatórios de até três aparelhos monitorados. Os dados sobre o aparelho podem ser acessados no painel de controle no site do Prey Anti-Theft, que também possui versão em português. 

A plataforma exibe os gadgets e opções de segurança do celular, permitindo definir senhas de bloqueio e ativação de alarme no aparelho. O sistema tem a opção de rastrear o aparelho, a partir do GPS e Wi-Fi, e ainda envia fotos da câmera, screenshot e outras informações solicitadas pelo usuário.

Outra vantagem do Prey Anti-Theft é a facilidade de uso e instalação. A interface é amigável e proporciona uma boa experiência aos usuários. O aplicativo tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados.

Android Lost:

Este é um dos aplicativos contra roubo mais completos. A ferramenta permite:

– bloquear o celular;
– rastrear a localização do aparelho;
– excluir mensagens e imagens pessoais;
– controlar a câmera;
– ler as últimas mensagens de texto trocadas;
– acionar o alarme à distância (ainda que esteja no modo silencioso);
– enviar mensagem de pop-up para o celular (em casos de perda pode ser bastante eficiente);
– verificação de dados (bateria, IMEI, identificação do chip);
– controle da câmera traseira, entre outras ações.

Todos esses recursos podem ser acessados com rapidez e segurança, a partir do site do aplicativo em português. 

Wheres My Droid

Assim como os demais aplicativos contra roubo, o Wheres My Droid permite rastrear o celular a partir da localização de GPS do aparelho. Um diferencial interessante é o alerta de localização enviado quando a bateria está terminando e nos casos de alteração de cartão SIM ou número de telefone.

O sistema também permite realizar o controle remoto de diversas funções, como volume do toque e vibração do celular. Outros recursos da versão paga, permitem:

– acionar um alerta de defesa contra roubos;
– realizar o download remoto dos contatos e arquivos do celular;
– definir uma área de segurança para deslocamento (caso o celular deixe os limites da área definida, é possível tomar ações remotamente);
– bloquear a exclusão do aplicativo, e outros.

O sistema está presente em 136 países, e já ajudou a recuperar mais de 5 milhões de aparelhos. 

Lookout Mobile Security

A Lookout é uma empresa de segurança digital para empresas e usuários de aparelhos móveis que possui um aplicativo específico contra roubos.
Além dos recursos mais comuns de localização de aparelhos, com o envio de imagens, alertas e mapas, o sistema possui várias ferramentas avançadas para proteção contra ataques cibernéticos, roubo de identidade e outros riscos de segurança. A ferramenta também permite realizar o armazenamento das fotos e históricos de ligações do celular.

McAfee Segurança Móvel

O aplicativo de segurança da empresa McAffe bloqueia o aparelho roubado. Além disso, após tentativas incorretas de acesso com a senha e tira uma foto automática de quem está com o celular. O sistema também bloqueia o acesso às informações pessoais e permite limpar os dados do aparelho à distância.

Com o McAffe também é possível localizar o celular no mapa, acionar o alarme remoto e obter auxílio no rastreamento, além de oferecer opções avançadas de segurança antivírus, privacidade e outros recursos.

Dicas e outros recursos de segurança para celulares

Embora cada vez mais pessoas tenham desconfianças em relação aos sistemas de rastreamento e localização dos dispositivos móveis, é importante lembrar que é a partir dos sistemas de GPS que se torna possível encontrar os aparelhos em caso de roubos, perdas ou furtos. 

Por isso, logo ao adquirir um aparelho é recomendável instalar alguma ferramenta de segurança. Procure uma opção que facilite o rastreamento do celular, o bloqueio das informações pessoais, imagens e outros dados.

Outra dica importante é anotar o código IMEI para bloquear o aparelho e impedir a comercialização ilegal. Para recuperar o código do celular roubado, o usuário pode: Buscar o número na caixa do produto ou ligar para o número *#06#.

Você também pode acessar as informações do aparelho no site da empresa:

  • iPhone: basta acessar o site da Apple e realizar o login de usuário. No sistema, o cliente deve clicar em Dispositivos e selecionar o seu iPhone. A opção irá apresentar as principais informações do aparelho, com o modelo, versão, número de série e o IMEI.
  •  Android: o usuário deve acessar o site Encontre meu dispositivo e realizar o login com a conta do Google conectada ao celular. Em poucos segundos, a página irá indicar a localização do celular, assim como as informações do aparelho e o número do IMEI. O sistema também permite bloquear o celular, acionar o alarme e limpar os dados do dispositivo. 
  • Galaxy: para recuperar o IMEI do Galaxy, o usuário deve acessar o site Buscar telefone e realizar o login com a conta Samsung conectada ao celular. Na opção de Informações o sistema irá apresentar o código do aparelho, além de outros dados do dispositivo. 

Como bloquear um celular roubado sem o IMEI?

Basta entrar em contato com a operadora e solicitar o bloqueio do aparelho roubado. Nesse caso, será necessário informar o número do telefone, dados pessoais e o registro do boletim de ocorrência. O usuário pode fazer isso tanto presencialmente quanto pelos números de contato:

  • Claro: 1052
  • Oi: 1057 ou *144
  • TIM: 1056 ou *144
  • Vivo: 1058 ou *8486
  • Nextel: 1050 ou (11) 4004–6611
  • Porto Seguro Conecta: 10544 ou *333

Agora que você conhece os principais recursos contra roubos e para recuperar o seu celular, faça o download das soluções. Depois, ative as ferramentas para ampliar a sua segurança.

Quer saber mais sobre serviços de telefonia e segurança? Acompanhe o blog Compara Plano e fique por dentro de todas as novidades!

aplicativos contra roubo