Pular para o conteúdo

Aplicativo de videochamada: 6 apps para reuniões de trabalho

aplicativo de videochamada

Com o crescimento do trabalho em home office, aumentou também a necessidade das reuniões feitas por videoconferência. Dessa forma, conhecer e utilizar um bom aplicativo de videochamada pode ajudar bastante nesse processo. Isso porque você conseguirá fazer uma reunião ou encontro sem precisar estar presencialmente em uma sala com todos os participantes, por exemplo.

Desde que a pandemia da Covid 19 se instalou no Brasil, vem aumentando a necessidade da utilização de videochamadas, seja para reuniões de trabalho ou para poder manter contato com os amigos e a família por conta do isolamento social, tão necessário.

Com isso também cresceu a disseminação dos diversos aplicativos que já existiam no mercado para a utilização de conversas por vídeo. Se você ainda não conhece nenhum aplicativo de videochamada, vamos apresentar seis ótimas opções nesse post.

Vale a pena também manter sempre um bom plano de internet da Claro ou da TIM para ter todos os recursos à mão.

Leia também: O isolamento social da pandemia conectou o mundo

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Aplicativo de videochamada: conheça 6 opções para sua reunião de trabalho

1. Skype

Provavelmente o mais conhecido dos aplicativos para videochamada, o Skype já existe desde 2003. Ele tem versão para PC, Mac, Android e iOS. Com ele é possível fazer chamadas em grupos de até 50 pessoas, além de mandar as tradicionais mensagens de texto ou imagem.

Com o SMS Connect, que será lançado gradualmente, também será possível ler e responder às mensagens SMS do seu telefone diretamente do computador.

Além disso, é possível fazer ligações tanto para telefones fixos, como para celulares do mundo todos. No entanto para essa função, é necessário comprar créditos disponíveis no aplicativo.

Existe uma versão chamada Skype for Business, utilizada em reuniões corporativas, ela está sendo descontinuada e deixará de funcionar em julho de 2021. Essa versão foi substituída pelo próximo app que vamos falar: Microsoft Teams.

2. Microsoft Teams

Criado em 2017, o Microsoft Teams é uma plataforma unificada da Microsoft para trabalhos em equipe. Nele é possível reunir grupos de até 10.000 pessoas para conversarem ou para fazerem uma videoconferência.

Nesse aplicativo de videochamada é possível acessar, editar e compartilhar arquivos do Microsoft 365, como Word, Excel e PowerPoint. Além disso, eles podem ser editados em tempo real, enquanto estão sendo transmitidos. É possível guardar 10 GB de arquivo por equipe e mais 2 GB por usuário.

Está disponível tanto para o sistema operacional Android quanto para o iOS. No entanto, os recursos comerciais do aplicativo exigem uma assinatura comercial paga do Microsoft 365 ou uma assinatura de avaliação do Microsoft Teams for work.

Outras funções pessoais também estão disponíveis no app, como fazer lista de compras, gerenciar a vida pessoal, compartilhar tarefas, entre outros.

Leia também: Como funciona o Discord? Veja como aproveitar o app!

3. Zoom Meetings

Considerado o número um na satisfação do cliente e na melhor experiência de comunicação unificada, o aplicativo Zoom Meetings, ou Zoom Reuniões, é uma ferramenta voltada para ambientes corporativos.

Ela suporta reuniões com até 500 participantes, além de webinários com até 10 mil pessoas. Não é necessário ter conta no site, basta clicar no link enviado pela pessoa que criou a reunião e o usuário tem acesso à ela.

Também é possível enviar arquivos, fazer compartilhamento de tela e utilizar o quadro de anotações. Para apresentações, o recurso de quadro branco, auxilia quem está participando.

No entanto, no modo gratuito, as reuniões tem duração máxima de 40 minutos e limite de 100 participantes. Quando as reuniões são somente entre duas pessoas, não existem restrições. O aplicativo está disponível para Android e também para iOS.

4. Hangouts

Com videochamadas de até 150 pessoas, o Hangouts é o aplicativo oficial da Google, praticamente o mais usado para reuniões.

Gratuitamente, você pode fazer videochamadas com até 10 pessoas. Além disso, tem possibilidade de fazer ligações para o mundo todo, sendo que as chamadas para outros usuários do app são gratuitas.

Está disponível não apenas para o sistema operacional Android, como também para iOS. O Hangouts é integrado ao Gmail, dessa forma dentro da própria caixa de entrada do e-mail é possível se conectar a outros usuários.

Assim como o Zoom Meetings, é possível acessar o Hangout através de um convite em forma de link de acesso que pode ser enviado por e-mail ou celular, não sendo necessário ter cadastro no site.

É possível compartilhar documentos do Google Docs, como apresentações e planilhas, em tempo real. Os usuários também podem pesquisar membros da sala, conversas antigas e arquivos que foram compartilhados. 

5. JusTalk – Chamadas de vídeo

Diferente dos demais, o JustTalk – Chamadas de vídeo, tem diversos recursos, como por exemplo, poder desenhar durante uma chamada ou ainda, jogar online com os amigos.

As chamadas de vídeo permitem até 16 pessoas e você pode encontrar amigos e familiares através do Facebook. Além disso, é possível enviar fotos, sons, vídeos, adesivos e alterar o plano de fundo.

Pode ser utilizado para fazer ligações internacionais de baixo custo através do recurso “Chamar chamadas”. Tem visão noturna para chamadas feitas em ambientes escuros.

Tanto no sistema operacional Android quanto iOS você tem acesso a esses recursos.

Leia também: Idosos e tecnologia: a pandemia acelerou a inclusão digital

6. ezTalks

Assim como os demais, o ezTalks também está disponível para Android e iOS. Esta é uma plataforma projetada para videoconferências corporativas e webinários. Ela é amplamente utilizada pelos setores de empresas, governo, educação, treinamento, saúde, jurídico, financeiro, militar e comunitário.

Permite compartilhamento de vídeos, documentos, tela e áudio, além de reuniões com quadro branco. Comporta conexão com até 100 participantes de uma vez, no entanto é necessário baixar o aplicativo no dispositivo que será utilizado.

A função controle Meeting permite visualizar os participantes da reunião e silenciar ruídos de fundo, além de parar a câmera ou sair da reunião. É possível fazer login pela conta do Google ou do Facebook.

Também é possível sincronizar o aplicativo com calendários e organizar ou agendar reuniões. Dessa maneira, os usuários podem enviar lembretes sobre horários e tópicos das próximas reuniões com antecedência.

A empresa já existe desde 2009 e mantém um suporte 24 horas para os usuários desse aplicativo para videochamada.

Dicas de segurança para quem usa aplicativo de videochamada

Muitos acidentes já aconteceram desde que a pandemia começou e pessoas que nunca haviam feito uma videochamada acabaram cometendo algumas gafes.

Para que você não corra esse risco, o ideal é seguir algumas orientações que vão te ajudar a manter a segurança de quem usa aplicativo de videochamada:

  • Não divulgue seus dados pessoais: não repasse para estranhos seu endereço e cuidado com informações que podem ficar visíveis quando a câmera estiver ligada, como lembretes, recados, documentos e até mesmo a imagem de algum familiar seu;
  • Proteja as videochamadas: a maioria dos aplicativos permite o uso de senhas para proteger a chamada. É a melhor maneira de fazê-las já que existe muito risco de pessoas estranhas terem acesso à reunião. Dessa maneira, faça videochamadas sempre em redes seguras e evite redes públicas;
  • Observe o que você está permitindo quando baixa um app: muitas vezes clicamos em permissões que não percebemos sem saber que podem ser invasivas. Dessa forma, limite-se à permissão de uso de câmera e microfone do seu celular;
  • Não publique o convite da videochamada em locais públicos: prefira enviar o link por e-mail ou WhatsApp. Se você divulgar o endereço da videochamada em uma rede social, por exemplo, outras pessoas que não foram convidadas, podem ter acesso;
  • Diferencie as autorizações: quando um membro é convidado para uma videochamada, o dono da reunião pode conceder autorizações distintas para cada um, como compartilhamento de tela ou gravação de chamada. Se você for conversar com pessoas estranhas, desative essas autorizações.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Leia também: Qual a melhor operadora para trabalhar em casa? Saiba como escolher

E aí, qual seu aplicativo de videochamada preferido?

Após conhecer todas essas opções, você já sabe qual se adequa mais ao seu trabalho? Conta pra gente!

Enfim, se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre outros assuntos, como tecnologia, planos e pacotesdicas e curiosidades, continue acompanhando o Compara Plano.

Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *