Aplicativo de exercícios físicos: qual escolher?

Falta de tempo para ir à academia ou de dinheiro para pagar a mensalidade não são mais desculpas para manter uma vida sedentária. Com uma busca rápida na Apple Store ou na Play Store do seu smartphone, é possível encontrar uma dezena de aplicativos com diferentes tipos de atividades físicas e praticar por conta própria, como e quando você quiser. E o melhor, sem gastar nada. Há opções que vão desde alongamentos e treinos curtos de alguns minutos a competição de corrida com times virtuais. Alguns planos mais completos e personalizados são pagos, mas a maioria dos apps oferecem boas opções gratuitas. Dentro desse contexto surge uma dúvida, qual será o melhor aplicativo de exercícios físicos?

A resposta não é tão simples. Assim como você precisa avaliar alguns pontos para escolher uma academia, optar por um app de treinamento também requer uma boa dose de pesquisa e busca por informações. Afinal, será necessário encontrar um método que gere resultados e motive você a seguir treinando.

Como escolher o melhor aplicativo de exercícios físicos

Antes de começar a procurar um aplicativo para sair do sedentarismo ou dar seguimento aos seus treinos, entenda qual é o seu objetivo. Se você não tiver isso claro e simplesmente começar a pesquisar na loja de apps, possivelmente ficará perdido com a quantidade de ofertas e poderá terminar desistindo. Isso porque há realmente muitas opções que variam desde o tipo de treino, passando por distintas modalidades e até cadeias musculares a serem trabalhadas. Sim, existe aplicativo para treinar especificamente o abdômen, por exemplo.

Estabeleça uma meta possível

Sendo assim, comece observando o que você precisa melhorar e o que espera de benefícios com a atividade física. Pretende emagrecer? Quer ganhar preparo e melhorar a respiração? Espera conseguir correr? Necessita de mais força muscular para as atividades do dia a dia? Depois disso, coloque uma meta possível e estabeleça o tempo que irá dedicar à realização dessa meta, de acordo com seu objetivo. O próximo passo é escolher o aplicativo que será o seu treinador particular e partir para a prática.

Busque a atividade adequada para você

Colocar o corpo em movimento é uma questão de saúde, e quanto a isso ninguém tem dúvidas. No entanto, assim como a atividade física é importante para melhorar o condicionamento e o preparo, também é essencial ter alguns cuidados antes de começar a fazer qualquer exercício por conta própria.

Se você nunca praticou atividades físicas regularmente, o primeiro passo é buscar um profissional da área de educação física para realizar uma avaliação. Esse mesmo especialista irá orientar você quanto ao melhor tipo de exercício para o seu caso e como adaptar os treinos ao seu dia a dia. Procurar um médico também pode ser uma opção, se você apresenta algum problema de saúde ou se prefere prevenir imprevistos.

Os 5 melhores aplicativos de exercícios físicos

Treinos diários, desafios semanais, corrida, yoga, dança, funcional ou pilates. Tudo isso faz parte da lista de alternativas para praticar exercícios físicos com aplicativos de celular. Escolher o que melhor se encaixa no seu perfil vai depender muito do tempo que você tem disponível, do seu nível de prática em cada modalidade e dos seus objetivos com a atividade. Para auxiliar nessa escolha, listamos cinco dos aplicativos mais utilizados e melhor avaliados no país. Confira!

Nike Training Club

Não é por acaso que esse aplicativo de exercícios físicos está em primeiro na lista. A plataforma oficial da Nike é uma das mais utilizadas no mundo inteiro e promete ser o seu melhor treinador de bolso.

Com ela você tem acesso a treinos adaptáveis a partir de 15 minutos. As rotinas são feitas por atletas e treinadores da própria marca que orientam as sequências por meio de áudios e vídeos.

Uma das vantagens do app é que ele permite inserir manualmente os treinos extras feitos sem a orientação da ferramenta. Isso permite maior controle e geração de dados completos do seu desempenho.

Com espírito de ser uma comunidade, a interação entre os usuários é estimulada através do compartilhamento dos treinos e recordes. Os desempenhos podem ser usados como inspiração.

A plataforma também é totalmente compatível com os apps de saúde Google Fit e Apple Health, propiciando um cruzamento de dados dos treinos com outras informações sobre a sua saúde.

Apesar de oferecer planos personalizados e recursos avançados com valores mensais, o aplicativo possui versão gratuita que tem excelente avaliação dos usuários por responder bem a demandas do dia a dia.

Workout Trainer

Esta é uma opção de aplicativo de exercícios físicos com uma proposta mais simples que o anterior, mas bastante completo. Primeiro você realiza um cadastro em que informa seus dados básicos, como nome, e-mail, peso, altura e nível de atividade física. Em seguida você pode escolher os treinos por modalidade, como baixo impacto, desafios fitness, cardio, entre outros.

O Workout Trainer tem uma ótima ferramenta de programação. Todos os vídeos mostram o tempo do treino, assim você pode montar uma agenda semanal e sincronizá-la com a agenda do seu aparelho. Com isso, fica mais fácil encaixar os exercícios no dia a dia e seguir o cronograma. Além das rotinas isoladas, há também opções de desafios completos com maior tempo de duração.

Um detalhe importante deste aplicativo é que ele está todo em inglês, mas a interface é intuitiva e simples de seguir. O acesso é gratuito com a opção de desbloquear ferramentas completas e contratar um serviço personalizado com pagamento adicional.

3. Pocket Yoga

Com mais de 150 posturas divididas em 27 aulas diferentes, o Pocket Yoga é o guia ideal para quem quer adaptar de forma prática e simples um treino da modalidade na rotina. Após escolher o nível da prática e a sequência, você deve posicionar o seu tapete no local onde se sentir mais confortável e seguir as orientações em áudio que são ilustradas na tela do celular.

Uma das ferramentas que faz deste app um dos favoritos entre os praticantes do yoga é que, durante as posturas, ele também orienta você quanto à respiração adequada. A desvantagem é que a plataforma ainda não possui nem versão gratuita nem uma em português, estando todo em inglês. Na Apple Store ele sai por R$10,90, enquanto, na Play Store, por R$11,99.

4. 7 Minute Workout Seven

Se você procura treinos de alta intensidade ou tem pouco tempo para treinar diariamente, este é o aplicativo perfeito. Ele é focado nesse público e apresenta 12 tipos de exercícios que devem ser feitos por 30 segundos cada, com 10 segundos de intervalo.

Segundo dados científicos apresentados por seus criadores, as sequências equivalem a treinos de baixa intensidade com uma hora de duração. O objetivo é acelerar o metabolismo e tirar o corpo da inércia.

Uma das grandes vantagens é que todas as rotinas foram criadas para que você não necessite de nenhuma outra orientação nem de equipamentos.

5. BTFit

Ter um personal trainer em casa e transformar o seu ambiente em uma academia é a meta do BTFit. O aplicativo oficial da Bodytech Company, uma das redes mais famosas do país, oferece opções diversas de modalidades.

A aposta desse aplicativo de exercícios físicos é em treinos profissionais e em alguns montados por personalidades do mundo fitness, para você não deixar de movimentar o corpo.

Entre os diferenciais deste app está a possibilidade de praticar atividades inusitadas, como cardio dance e ballet fitness. Além dos exercícios tradicionais focados em objetivos específicos como treino de grupos musculares, funcional e cardio.

Todas as aulas têm duração de aproximadamente 20 minutos e podem ser realizadas ao vivo, com grupos, ou por vídeos disponíveis na plataforma. O material é gratuito, mas também é possível liberar recursos avançados e até contratar um personal para orientar seus treinos.

Leia também sobre o Google Fit, aplicativo de saúde do Google.

Está sempre buscando novidades e dicas sobre tecnologia? Acompanhe o nosso blog e fique bem informado!