Entenda tudo sobre o Android Pie

Se você ainda não ouviu falar, precisa conhecer as novas funcionalidades oferecidas pelo Android 9 (Pie). A versão mais recente do sistema operacional do Google traz funções inovadoras para os usuários de celulares android.

Com a nova versão, a inteligência artificial está mais avançada, proporcionando recursos de bem-estar digital para seus usuários. Além disso, o Android 9 é totalmente adaptável para o para quem o utiliza, assim, o sistema vai aprendendo as preferências do usuário a partir da sua experiência no aparelho.

Dessa forma, o usuário pode ter acesso a um pacote de funcionalidades para gerenciamento do tempo de uso do celular, painel de controle para monitoramento do celular, como também, menos desperdício do uso da bateria. A proposta é que esses recursos facilitem o melhor manuseio do celular e que a qualidade de vida do usuário esteja em primeiro lugar.

Para quem está ansioso em ter o sistema em seu celular ou saber mais sobre ele, a plataforma está disponível há um ano. Com isso, muitos aparelhos já possuem o sistema.

Assim, é possível encontrar essa versão nos celulares Motorola One, Moto X4, Moto G6 Plus, Moto G6, Moto G6 Play e Moto Z3 Play. A empresa Samsung também não fica atrás, temos no Galaxy S9 e S9 Plus. Por fim, outras marcas que já possuem essa funcionalidade são a Xiaomi, Asus e Sony.

O Google também já liberou o Android 10, saiba mais sobre ele neste outro artigo do Compara Plano.

Funcionalidades do Android Pie que vão facilitar a sua vida

Agora que o software completa um ano de uso está na hora de você conhecer as funcionalidades do Android Pie que podem facilitar a sua vida. Por isso, neste artigo, você fica por dentro das principais inovações do Android 9 (Pie). Confira abaixo, algumas delas!

1 – Otimização o uso da bateria do seu celular

Mais importante que ter um bom celular é ter a garantia de duração de bateria. Uma das principais funcionalidades do Android 9 (Pie) é essa. Como falamos anteriormente, o sistema se adequa ao usuário para facilitar a sua vida. Pensando nisso, o sistema traz a opção de otimização da bateria do seu celular sendo gerenciada por inteligência artificial. Isso quer dizer que os aplicativos e serviços que os usuários não utilizam no celular são reduzidos seu consumo de energia de forma automática. Assim, a energia é redistribuída para os aplicativos que são usados com mais frequência.

Outra possibilidade é que você pode fazer restrições em segundo plano. Agora, com o Android Pie, você pode ver recomendações em Configurações para restringir certos aplicativos que usam muito a bateria do seu celular. Assim, você tem mais controle do uso de nível de bateria.

Além do mais, com a inteligência artificial o celular se adapta totalmente ao comportamento do usuário, diminuindo o consumo de energia do aparelho. Isso é percebido na função automática Brilho adaptativo, além da bateria adaptativa que explicamos acima. Se você perceber que seu aparelho diminuiu o nível de iluminação de tela sem ser de forma manual, saiba que isso está acontecendo graças ao novo sistema.

Leia também: Saiba as diferenças entre as versões do android

2 – Ações de apps de forma inteligente

Em segunda inovação temos o app actions da nova interface. Ao avaliar a usabilidade do usuário, o sistema cria um tipo de critério de utilização dos aplicativos pelo quesito relevância. A compreensão do uso é tão grande que o Android Pie prevê ações (app actions) a serem feitas pelo usuário ao usar o aparelho. Por exemplo se o usuário conectar um fone de ouvido, rapidamente ele será levado a sugestão a continuar a ouvir uma playlist do Spotify.

Ainda, existe a função Slices. É uma forma de mostrar a usabilidade da nova interface de um aplicativo na busca do Google. Por exemplo, se você digitar algum tipo de aplicativo armazenado no smartphone, verá uma “fatia” (slice) da interface do aplicativo na pesquisa. Assim terá informações relevantes baseadas nas suas atividades no celular.

3 – Bem-estar Digital

Ao prezar pelo bem-estar do usuário, o Android Pie vem com um pacote de Bem-estar Digital. O sistema habilita ferramentas que controlam o tempo de uso do celular, como também dos aplicativos.

Para isto, são habilitados no novo sistema:

Não perturbe: que define aprimoramentos para não incomodar o usuário, como: silenciar não apenas sons de notificação, mas também as possíveis interrupções visuais.

Painel de aplicativos: você pode obter uma visão diária do tempo que você gasta usando o celular. Nessa opção é analisada a frequência que você usa aplicativos diferentes e quantas notificações recebe deles.

Desacelerar: outra ação possível é a programação diária para configurar o celular para hora de dormir. Nela, a escala de cinza deixa mais leve a iluminação de sua tela para cinza. Com isso, a escola de cinza ajuda a perceber que a sua carga diária já foi utilizada. Enquanto o modo Não perturbe vai silenciar todas as notificações. Nesse, você configura para ativação automática seu horário de sono.

Temporizadores de aplicativos: por fim, com os temporizadores de aplicativos é possível definir limites de tempo diários para uso de seus aplicativos. Assim, quando você atingir o limite previsto por dia, o aplicativo entrará em pausa pelo resto do dia.

4 – Interface e pesquisa

Aliás o sistema também inova em beleza. O Android Pie traz uma interface mais bonita de ícones dos aplicativos, por eles serem mais arredondados. Também a barra de busca do Google é a padrão, com seleção de aplicativos recomendados na tela inicial. Na tela completa do celular o usuário pode ter a visão da ordem dos aplicativos pela frequência de uso. Tudo isso é feito por meio de inteligência artificial.

5 – Função Não Perturbe

Com o intuito de possibilitar menos distrações com o celular em modo pausa e para completar o que foi falado antes sobre a função “Não perturbe, o novo sistema inova.  É possível esconder as notificações que apareciam na tela do celular quando estiver apagado. Com a função o celular se mantém apagado e com a tela limpa de mensagens ou notificações. Para isso, basta que o usuário vá em configurações e ative  “Não Perturbe”, na opção “Som”.

6 – Gerenciar notificações

Falando em notificações, agora você pode gerenciar o que quer receber de notificações importantes. Você pode receber aquelas que são mais úteis para seu dia a dia. Além disso, é possível receber uma notificação inteligente se estiver perdendo algumas notificações, para retomar recebê-las. Para tanto, vá em “configurações” e depois em “aplicativos e notificações”. Pronto! Agora é só configurar a sua escolha.

7 – Aprimoramentos do sistema

Controles de volume: você pode controlar o volume de forma mais fácil e instantânea. Além de controlar o volume de chamadas e das demais notificações do aparelho.  Ao clicar no botão de diminuir o volume, como fazia antigamente, aparecerá um menu lateral (esquerdo) com ícones de volume simbolizando uma nota musical. Caso o usuário pretenda ajustar os sons de outras funções do celular, basta clicar no ícone de configurações que aparece no menu lateral.

Visão geral do Always-on-Display: na tela de bloqueio e no Always-Display você pode ver eventos do calendário e também conferir o clima.

Faça várias conexões Bluetooth: com o Android Pie é possível se conectar com até cinco dispositivos Bluetooth, além de alternar entre eles.

Tire prints de forma mais avançada: Para quem gosta de “printar” o que vê, agora, você pode fazer capturas de tela facilmente no menu de energia. Além disso, pode editá-las de forma fácil. Para realizar a ação, segure o botão “Ligar” e, em seguida, escolha a opção “Screenshot” no menu lateral.

8- Privacidade e segurança

Por último, precisamos falar sobre privacidade e segurança e o Android Pie arrasou nisso. Nele você encontra as opções:

Faz backups do Android: ele permite a criptografia de backups do Android com a utilização do PIN ou a senha do dispositiva. Assim possibilita uma maior segurança para o usuário.

Prompt biométrico do Android: Com o Android Pie você pode ter o recurso de prompt de autenticação biométrica padronizado.

Aprimoramentos de privacidade: Ao aplicativo se tornar ocioso ou ficar em segundo plano, o Android Pie irá restringir automaticamente o acesso ao microfone, à câmera ou a outros sensores do telefone. Assim, deixa o usuário com mais privacidade.

E aí, gostou do nosso artigo. Fique atento a tudo que publicamos em nosso blog. Sempre estamos trazendo novidades para você sobre o mundo da tecnologia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Contrate via chat