Pular para o conteúdo

Android e iOS: qual o melhor sistema operacional?

android e ios

Sabe aquele clássico histórico do futebol, tipo um Brasil e Argentina, ou um Fla-Flu? É muita rivalidade envolvida, não? Guardadas as devidas proporções, quando falamos de Android e iOS o jogo é bem parecido. Isso porque entram em campo dois dos principais sistemas operacionais de smartphones, tablets e outros dispositivos essenciais no nosso dia a dia. Mas, então, qual é o melhor? Essa resposta é bem complexa. Vamos tentar equilibrar o placar para você.

Para você entender melhor, o sistema operacional é uma espécie de cérebro dos celulares, tablets, computadores, entre outros. Ele é o intermediário do acesso a diversos aplicativos e programas que você utiliza nesses dispositivos. Como por exemplo, WhatsApp, Instragram, app do banco digital, ou até funções nativas do aparelho, como alarme, calendário, SMS e fazer ligações.

Portanto, o próprio funcionamento do aparelho depende do sistema operacional, que quase sempre já vem instalado de fábrica. É aí que entra Android e iOS. Em suma, o Android é o sistema mais utilizado no mundo, presente em aparelhos de marcas de peso como Samsung, LG, Motorola, Sony, Xiaomi e por aí vai… menos uma. A Apple. Os gadjets da empresa da maça utilizam exclusivamente o sistema iOS.

Por conta disso, a própria compra de um novo aparelho é muito influenciada pela preferência por um ou outro sistema operacional. Para avaliar qual o melhor sistema operacional, um passo é verificar as vantagens e desvantagens de cada um. Como por exemplo, com base no desempenho do aparelho, no consumo de bateria, no design, nas ferramentas nativas, etc. Mas, no fim, é uma decisão bastante pessoal. Muita gente que utiliza o iOS diz que não volta ao Android, e vice-versa.

Para ajudar você a dirimir essa dúvida, vamos elencar alguns pontos importantes para diferenciar Android e iOS. Confira!

Leia também: Descubra o melhor plano de TV, internet de celular no Compara Plano

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS DA CLARO QUE MAIS DE ADAPTAM A VOCÊ!

Android e iOS: uma grande rivalidade

Outras soluções já quiseram entrar na briga dos sistemas operacionais, como a própria Google (que já é dona do Android), com o Chrome OS. Mas, no fim, acabam sendo ignorados e todos os usuários se voltam novamente a Android e iOS. Para você ter uma ideia, ultimamente, houve a atualização do sistema da Appe, o iOS 14, por exemplo, o que gerou grande ansiedade no mercado. Enquanto isso, o rival aguarda pelo Android 11.

Na verdade, os dois sistemas operacionais estão em constante evolução, com novas atualizações em um período cada vez menor de tempo. Isso ocorre para que sejam feitas instalação de novos recursos ou correção de erros. Em suma, Android e iOS tem muitas semelhanças e diferenças.

O primeiro, por exemplo, é popular pelas possibilidades de personalização e pela flexibilidade do sistema, o que traz muitos recursos extras. Já o segundo é reconhecido pela segurança, usabilidade e design. Abaixo, vamos fazer uma análise conjunta dos dois sistemas sob algumas características importantes para ajudar você a entender qual o melhor.

Disponibilidade e hardware

O primeiro de tudo é a disponibilidade dos dois sistemas. Como falamos anteriormente, o iOS está restrito aos aparelhos da Apple, apenas. Ou seja, é bastante fechado e exclusivo. Já o Android é utilizado de forma maciça por quase toda as demais empresas concorrentes, como Samsung e LG, para citar duas das principais. O Android é desenvolvido pela Google e tem até uma linha de celular própria, a Pixel.

Por ser um sistema exclusivo à aparelhos da Apple, o iOS tem uma comunicação mais eficiente entre hardware e software, o que melhora o desempenho. Além disso, a integração entre diferentes dispositivos também é favorecida. Já os aparelhos top de linha com Android tem um desempenho até superior ao iOS. No entanto, smartphones mais de entrada, por exemplo, podem sofrer um pouco mais.

Leia também: Como usar o Google Classroom? Veja o passo a passo da plataforma

Interface

Como falamos anteriormente, o Android é muito mais flexível que o iOS, pois pode ser mais customizado pelas fabricantes e também pelo usuário. Na prática, no Android você pode mudar a seu gosto toda a tela inicial, os ícones e atalhos, entre outros. Já o iOS é mais amarrado nesse aspecto, mas, por outro lado, isso também reflete em simplicidade.

Quanto dura a bateria

Claro que esse aspecto depende muito da capacidade de cada bateria do dispositivo. Portanto, não queira comparar um iOS com 3.000 mAh de bateria contra um Android de 6.000 mAh. Além disso, como o hardware é bem diferente, também é difícil fazer essa comparação do quanto o sistema influencia no consumo da bateria.

Podemos dizer que o Android oferece mais ferramentas para identificar como a bateria está sendo usada, quais apps estão pegando mais carga, entre outros indicadores. Além disso, o Android também tem a função de economia de bateria, que otimiza o uso.

Por outro lado, o sistema operacional iOS sempre tenta extrair o máximo da bateria, o que pode dar a impressão de um consumo mais alto. Inclusive, no iPhone 7 e 7 plus houve um aumento no tamanho da bateria para melhorar o desempenho.

Segurança

Um aspecto muito importante a ser analisado, uma vez que da segurança depende o resguardo dos seus dados pessoais dentro do aparelho. E isso passa pelas lojas de apps de cada um, por exemplo, e pela triagem que é feita em aplicativos de terceiros com permissão de instalação. No iOS, esse processo é um pouco mais rigoroso do que no Android, o que gera mais segurança.

A questão da flexibilidade do Android é um ponto favorável, mas aqui pode preocupar. Isso porque devido ao seu código ser aberto o sistema está mais vulnerável à ameaças externas.

Porém, o Android também tem recursos avançados, como compatibilidade com leitor de impressão digital e leitura de íris, por exemplo.

Atualizações

Aqui o iOS também sai um pouco na frente do Android. Como o Android está presente em aparelhos de muitas fabricantes diferentes, é comum as empresas demorarem para liberar as atualizações de sistemas. Além disso, há modelos mais básicos de celulares com Android que podem não ser compatíveis com todas as atualizações.

Já o iOS não tem muito mistério. As atualizações chegam a todos os aparelhos ao mesmo tempo.

Recursos diferenciados

O iOS ganha destaque frente ao rival Android quando falamos da integração dos dispositivos da marca Apple. Para você ter uma ideia, há uma perfeita sincronia entre um iPhone, o Apple Watch, o MacBook e um AirPod, por exemplo. É possível, por exemplo, copiar conteúdos de um para outro de forma muito fácil. No iOS você também pode gravar a tela por meio de uma ferramenta nativa, o que é um atrativo.

Já o Android tem um recurso que atrai muitos usuários: o espelhamento da tela do smartphone em uma SmartTV, por exemplo, sem precisar de qualquer outro dispositivo. Já no caso do iOS é preciso utilizar o AirPlay, adquirido à parte. Algumas Smart TVs mais top de linha está estão aceitando espelhamento de iOS.

Leia também: KaiOS: o sistema operacional que torna o aparelho celular simples

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Android e iOS: qual você escolhe?

Agora que você já conhece as principais diferenças entre Android e iOS, que tal conferir sete opções de navegador de internet para você escolher?

Ah, e não esqueça de manter sempre um bom plano de internet da Claro ou da TIM para ter todos os recursos à mão.

Se você gostou do nosso conteúdo e quer saber mais sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, acompanhe o Compara Plano. Estamos muito satisfeitos em te ver por aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *