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AdBlock: o que é, para que serve e qual o seu futuro

adblock

O AdBlock é capaz de tirar do campo de visão todas as propagandas, anúncios e pop-ups que você não quer ver na internet. O problema, é que esse milagroso plugin, acabou se tornando um problema para empresas e publicitários.

Quem nunca foi surpreendido por anúncios no meio da tela ou pop-ups animados enquanto navegava na internet? Com certeza isso já tirou você do sério. Isso começou a acontecer quando as empresas viram oportunidade de promover seus produtos através de anúncios que aumentariam o alcance do seu público-alvo e também sua receita.

No entanto, ver anúncios que acabam com a experiência online, além de colocar em risco a segurança dos dados e privacidade, virou uma opção. Saiba o que é e para que serve o AdBlock, a extensão que bloqueia os anúncios indesejados no seu navegador. Também vamos mostrar como usar este recurso da melhor maneira.

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O que é AdBlock

O AdBlock, ou bloqueador de anúncios, foi originalmente criado em 2002 para bloquear anúncios e propagandas indesejadas nas páginas da internet. Eles são extensões que você instala no seu navegador. Estão disponíveis nos navegadores de internet mais conhecidos, como Google Chrome, Safari, Firefox, Microsoft Edge e Internet Explorer.

Este plugin realiza bloqueio de anúncios como banners, propagandas em vídeos do YouTube, propagandas no Facebook, pop-ups em sites e blogs e qualquer outro tipo de anúncio que seja invasivo.

A PageFair, autoridade global e líder do setor em soluções AdBlock, publicou em 2017, o Relatório Global de AdBlock onde apresenta os seguintes dados:

  • Atualmente 615 milhões de dispositivos usam AdBlock;
  • 11% da população global da internet está bloqueando anúncios na web;
  • Uso de AdBlock cresceu 30% em todo o mundo em 2016 (contra 41% em 2015);
  • Uso de AdBlock em dispositivos móveis cresceu 108 milhões e já atingiu 380 milhões de dispositivos no total;
  • Atualmente, o uso do Adblock é bastante popular em todas as idades;

Por que as pessoas usam AdBlock

Normalmente, as pessoas não querem  prestar atenção nos anúncios e sim na página que estão navegando. Isso só é exceção quando as propagandas têm relação com o assunto que estão envolvidas. Apesar das compras por impulso ainda serem comuns, hoje as pessoas costumam pesquisar na internet até encontrarem o produto perfeito. Os usuários buscam uma boa experiência de navegação no site e segurança na hora de adquirir um produto, ao invés de clicar diretamente em anúncios que o surpreendem dentro de outro contexto.

Isso porque usuários buscam informações que resolvam seu problema naquele momento e, na maioria das vezes, não é o que um anúncio faz.

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Segundo uma pesquisa publicada pela Eye/O, empresa que está por trás do Adblock Plus, no Relatório Oficial de AdBlocking 2018, as pessoas escolhem usar um AdBlock pelos seguintes motivos:

  • Experiência: estar lendo um artigo interessante e ser bombardeado de anúncios, um pop-up, um vídeo rápido ou tudo ao mesmo tempo. Isso acaba com a experiência de consumo de conteúdo;
  • Segurança: anúncios na internet não são regulamentados e podem ser usados para distribuir malware (um programa nocivo que pode causar danos nos seus dispositivos e usar suas informações);
  • Economia: anúncios podem custar caro se você é o tipo de pessoa que gosta de adquirir coisas pela internet.

Como usar o AdBlock

Os bloqueadores de anúncio mais conhecidos são o AdBlock e o AdBlock Plus e podem ser facilmente instalados nos navegadores mais comuns por meio de download no site.

Assim que instalado, um ícone ficará disponível na barra de endereços do navegador, onde você encontra as extensões. Nesse local é possível acessar todas as configurações para personalizar os bloqueios. Faça isso da forma que achar mais conveniente para o seu uso.

Para instalar o AdBlock no Google Chrome, acesse a Play Store para instalar a extensão clicando em Usar no Chrome, em seguida confirme clicando em Adicionar extensão.

Com a extensão AdBlock instalada, é só clicar no ícone na barra de endereços, em seguida na engrenagem para configurar as suas preferências. Em um janela nova, você encontra um menu com 3 opções para configuração: Geral, Lista de Filtros e Personalização. Assim é possível personalizar o bloqueio de anúncios mais comuns ou propagandas de endereços específicos.

Como desativar o AdBlock

Se você quiser desativar o AdBlock para apenas uma página, acesse a página desejada, clique no ícone da extensão e selecione Pausar nesse site. Para desativar em todos os sites, é só selecionar Pausar em todos os sites.

O Adblock é uma extensão gratuita e incentiva doações voluntárias para apoiar a equipe que mantém o plugin.

AdBlock Plus

Reinventado em 2006 por Wladimir Palant, o AdBlock Plus ficou conhecido a partir de 2011. Ele é um dos bloqueadores de anúncio mais usados no mundo. Para usá-lo no Google Chrome, acesse a Play Store e siga o mesmo passo a passo do AdBlock.

Para configurar suas preferências de bloqueio de anúncios e propaganda, é só clicar no ícone, depois na engrenagem. Assim, você terá acesso a um menu de personalização com as opções Geral, Sites na lista branca e Avançado. Em sites na lista branca você desativa o bloqueio para ver anúncios dos seu sites preferidos.

Para desativar o AdBlock Plus em uma página específica, acesse a página que deseja, clique no ícone e desative o botão em Bloqueio de anúncios ativo.

Depois de instalar a extensão de sua preferência no seu navegador, você não se preocupará mais em fechar propagandas. A configuração padrão já bloqueia os principais anúncios, incluindo Facebook e YouTube.

Ponto negativo

Um contraponto dos AdBlockers é que eles podem bloquear conteúdos que não são propagandas equivocadamente. Isso prejudica a experiência em determinados sites.

O futuro do AdBlock

O AdBlock é capaz de resolver uma insatisfação de um lado da moeda, o usuário. Mas e a empresa do outro lado que investiu nesse anúncio ou propaganda acreditando que teria algum retorno? Como ficam aqueles sites e blogs que distribuem conteúdo gratuito e usam anúncios para aumentar o alcance?

A popularização dos AdBlockers tem gerado prejuízo nas empresas, podendo impactar significativamente na perda de receita. Os e-commerces são bastante impactados, pois o bloqueadores de anúncio atuam justamente nos banners em sites tanto na web como nos dispositivos móveis. Com isso, impedem possíveis vendas. Além disso, os sites e blogs que distribuem conteúdo gratuito para nutrir e sanar suas dúvidas sobre determinado assunto são prejudicados. Isso porque eles utilizam os anúncios para auxiliar a audiência a aprender ainda mais.

É por isso que os anunciantes estão se sentindo assombrados. Anunciar nos sites tem um custo alto de publicidade. No entanto, os usuários não são atingidos conforme esperado, o que reduz a Taxa de Cliques.. E essa é uma das métricas utilizadas para saber a efetividade da divulgação.

Mercado terá de se adaptar

O mercado vai precisar se adaptar a essas ferramentas e entender como elas podem atuar em favor dos anunciantes. Tudo indica que na hora em que as promoções são divulgadas, será preciso muito mais do que esclarecer dúvidas. Será necessário atender necessidades dos usuários, com isso o uso dos anúncios passará a ser muito mais estratégico. Além disso, eles poderão ter um alcance muito mais satisfatório, podendo fazer com que os AdBlockers percam sua real função.

Como você pode ajudar

Mesmo que você use os bloqueadores de anúncios porque deseja uma experiência melhor ao usar a internet, você também pode usar o AdBlock para permitir a exibição de propagandas e pop-ups naqueles sites, blogs ou canais do YouTube que são seus favoritos e você acompanha com frequência. Assim você ajuda, de alguma forma, as marcas que admira e acaba tendo mais conteúdo útil nas suas mãos.

Se você já usa AdBlock, que tal dar uma revisada nas configurações e liberar os anúncios dos seus canais favoritos?

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