Não é de hoje que as lives são uma promissora ferramenta de comunicação e ganham cada vez mais espaço nas redes sociais. Com as restrições sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19, esse tipo de transmissão ao vivo continuou ganhando espaço com os shows de artistas feitos de casa, atingindo um público ainda maior.
As lives são utilizadas em apresentações artísticas, como uma estratégia de venda para empresas, para se conectar com amigos, com seu público, e para vários outros fins. Além disso, mais de uma plataforma já adotou esse formato de vídeo. YouTube, Facebook, Instagram e a Twitch — ferramenta específica de transmissões ao vivo para gamers — são alguns dos exemplos.
Neste artigo, você vai conferir algumas dicas de como realizar uma transmissão de sucesso, especialmente para fins profissionais aliados à estratégia de comunicação do seu negócio.
Ainda assim, são recomendações que vão além desse propósito e podem melhorar a qualidade das suas lives independente da finalidade. Uma delas – e muito importante – é ter uma boa conexão com a internet. Isso os planos da Claro e da TIM podem ajudar!
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Conheça o seu público
Não importa o objetivo das suas lives, uma regra sempre será de extrema importância. Trata-se uma estratégia que você provavelmente utiliza até sem pensar em diferentes grupos de amigos, por exemplo. Saber com quem você está falando.
Identificar o público do seu discurso e as características mais marcantes que são comuns a maior parte desse grupo de pessoas vai deixar tudo mais fácil.
Uma alternativa interessante é pensar naquilo que a publicidade chama de “persona”. A persona é uma espécie de um único personagem inventado a partir da análise dos atributos de um grupo de pessoas. É como se você pegasse aquele grupo e tirasse uma média, extraindo um único indivíduo.
A partir de um, dois ou três desses sujeitos fictícios, aos quais você deve dar um nome e mentalizar que são reais, será mais fácil estabelecer estratégias para um diálogo direto que aproxime você de cada uma das pessoas que irá assistir às suas lives.
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Estimule o engajamento
Se existe uma palavra-chave para quem quer fazer sucesso nas redes sociais, esse termo é “engajamento”. Isso porque quase que a totalidade dessas plataformas funcionam através de algoritmos que personalizam o conteúdo que chega para cada usuário.
Logo, quanto mais likes (e deslikes também), compartilhamentos, comentários e qualquer tipo de interação que determinada rede permite, melhor para o alcance daquele conteúdo.
Dessa forma, tenha em mente que estimular o engajamento do público das suas lives pode ser uma estratégia interessante para aumentar seu alcance. Com certeza você já se deparou na internet, principalmente por meio de vídeos, com conteúdos onde o produtor encoraja o usuário a participar comentando, curtindo, se inscrevendo, ativando notificações e por aí vai.
Esse comportamento pode parecer até cansativo, mas muito provavelmente fará diferença nos seus resultados.
Esse estímulo à participação também pode ser feito antes da sua transmissão. Além de, claro, divulgar as suas lives com antecedência e detalhes como assunto, horários e locais, experimente também pedir a participação do seu público através de dúvidas ou sugestões prévias.
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Escolha bem o seu assunto
Na primeira dica no início do artigo você já viu que é importante saber com quem você está falando. Entretanto, tão importante quanto conhecer o seu público é ter certeza sobre o que você está falando.
Dominar o assunto que vai ser abordado, seja ele qual for, terá um impacto direto na sua audiência ao longo das lives. Além de refletir também no sucesso de transmissões futuras.
Dominar um assunto e transmitir propriedade para o seu público lhe dará um status de autoridade sobre aquele tema. E isso é fundamental para que as lives sirvam como uma ferramenta aliada da sua estratégia de comunicação.
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Amarre tudo isso em um roteiro
Conhecer o seu público, dominar o assunto e estimular a participação e o engajamento são apenas três dicas de inúmeros aspectos que você pode pensar antes e durante a realização das lives. No entanto, pensar sobre esses aspectos é uma coisa.
Outra, bem diferente, é ligar a câmera e colocar tudo isso em prática ao mesmo tempo que crescem os números de espectadores e também a sua adrenalina.
Para evitar que as coisas fujam do seu controle, junte todas essas informações em um roteiro. Por mais que você esteja extremamente confiante sobre seu domínio em relação ao tema, o roteiro será uma garantia de que as coisas saíram minimamente como planejadas e nenhum aspecto importante será esquecido.
Um roteiro para lives pode ser muito detalhado com linhas e linhas de texto planejado, ou muito livre, como uma lista de tópicos e palavras-chave, por exemplo. Porém, nenhum desses extremos faz parte do cenário ideal. Roteiros não devem ser “muletas” e planejamentos inflexíveis podem acabar com a espontaneidade da sua transmissão, dando um aspecto mecânico e artificial e afastando o seu público.
Por outro lado, um roteiro muito simples pode deixar você perdido e atrapalhar mais do que contribuir para o discurso.
Para saber se o seu roteiro está tomando proporções perigosas e se você domina o assunto que pretende abordar, um exercício interessante é ensaiar e tentar ensaiar sem o planejamento logo após estudá-lo. Se o script for indispensável, aí mora um problema!
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E o tempo de transmissão das lives?
Na busca por esse meio termo de planejamento, um aspecto interessante de abordar no seu roteiro é o tempo das suas lives. Como regra geral, tenha em mente que lives muito longas nunca são uma boa ideia. Ainda assim, para lives mais duradouras, dividir o tempo da transmissão em blocos com subtemas pode ser uma boa alternativa.
Separe também alguns minutos iniciais para receber as pessoas que estão acessando a transmissão. Nesse período, não compartilhe nenhuma informação importante e essencial para o entendimento da live que deixaria um espectador perdido caso não tivesse entrado a tempo. nesse tempo. para que as pessoas entrem na sua transmissão.
Destine também algum tempo ao final das suas lives para dúvidas, críticas, sugestões e esclarecimentos.
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